Luminárias e seus uso, saiba qual fica melhor em sua casa

Lara Berol Lara Berol
homify Cozinhas
Loading admin actions …

A iluminação do ambiente pode interferir em diversos aspectos. Sendo assim, que ela sirva para harmonizar o ambiente, deixa-lo mais aconchegante e confortável ao uso e que venha agregar objetos interessantes à decoração.

Nesse Livro de Ideias reunimos algumas sugestões de luminárias criativas, ousadas e clássicas para mostrar que a luminária pode ir bem em qualquer ambiente, independentemente de seu estilo.

Vale lembrar que, para cada cômodo um tipo de luminária é pedido, afinal, a iluminação dos ambientes difere conforme sua função. Nos quartos, o mais indicado é que seja usada uma iluminação indireta, para criar um clima romântico e aconchegante. Para a sala o ideal é utilizar lâmpadas com aparência de cor amarelada, que clareiam mais o ambiente, afinal, é ali o lugar onde serão recepcionadas as visitas, por isso é preciso que tudo esteja bastante iluminado, mas ao mesmo tempo, de modo confortável. A mesma regra sobre a quantidade de luz devem seguir a cozinha, sala jantar e espaço para a leitura.

O prazer que temos ao comer está intimamente ligado à aparência da comida. Por isso não é aconselhável cozinhar ou muito menos comer em ambientes que não estejam bem iluminados. Esse fator visão x paladar já está cientificamente comprovado.

O mesmo caso acontece com a leitura. Ler em um ambiente com luz fraca além de atrapalhar a concentração pode causar danos à visão em longo prazo. Melhor não arriscar.

Agora sabendo de tudo isso, ficou mais fácil escolher a luminária ideal para a sua casa.

Adaptadas

homify Cozinhas Iluminação

Com o objetivo de dar mais claridade ao ambiente, essas luminárias também foram pensadas de modo a brincar com seu conceito. Imitando garrafas de diferentes modelos, essas luminárias podiam muito bem terem sido adaptadas. É possível criar modelos bastante parecidos com garrafas usadas. Há até alguns tutoriais na internet que ensinam a fazer alguns tipos de luminárias, basta levar em consideração que você vai estar mexendo com energia e deve tomar cuidado para não tomar um choque.

A homify também tem uma dica incrível de um DIY de uma lindaluminária.

Luminárias criativas

Upcycling Deluxe - Concept Store, Lieselotte Lieselotte Espaços comerciais Lojas e espaços comerciais

Dar a devida atenção à iluminação pode deixar sua casa mais funcional, bonita e agradável para todos os momentos e atividades. Mas, também é possível criar ambientes despojados com luminárias com formas inusitadas. Esses conjuntos de xícaras e pires formam uma corrente que pode ilustrar diversos lugares.  Servindo de decoração para diversos lugares, esse conjunto fica bem com qualquer estilo.

Exóticas

Essa é a prova que as luminárias podem ir bem em qualquer ambiente! Nesse restaurante, além de o projeto ter como destaque a luz natural do lugar, as luminárias exóticas vem somar sofisticação ao ambiente diferenciado. Funcionando muito bem tanto durante o dia como durante a noite, as luminárias conferiram ainda mais personalidade à identidade do lugar. Funcionais e bonitas, as luminárias ainda trazem mais aconchego ao restaurante.

Faça você mesmo

Luminária Medusa homify Casas industriais Artigos para a casa

Outro tipo bastante fácil de luminária para se fazer é em casa é esse como o da foto. Com fios maleáveis de metais, basta encaixar o fio de luz pela rede maleável e colocar uma lâmpada na ponta. Versáteis justamente por serem maleáveis, essas luminárias podem servir de decoração para dar cara nova aos ambientes. Bem modernas, ficam bem com luzes coloridas e podem ser colocadas tanto em ambientes internos quanto externos.

Reciclando objetos

Essa luminária segue o conceito das luminárias chinesas, que colocam uma armação de papel ao redor da lâmpada para difundir a luminosidade no ambiente. Um pouco modificada, por usar plástico como cúpula, essa luminária fica bem em quartos e salas. Nesse caso, sua utilização se dá mais como decoração que qualquer outra função. Por ser leve, é possível instá-la sem segredo em um fio de luz único. Delicada, pode se adaptar muito bem em diversos estilos. Essa é uma das opções de luminárias mais fáceis de serem instaladas, feitas ou compradas. Bastante populares em grandes centros de compras, essas estruturas são bem fáceis de achar e têm valores bem em conta.

Para qualquer ambiente

Essa pequena luminária delicadamente escolhida para o quarto do bebê deixa transparecer todo o estilo romântico e minimalista que as arquitetas Joana & Manoela propuseram ao projeto. Sejam ambientes amplos ou pequenos, há uma luminária ideal para a sua ideia. Bem colorida, ela ganha o destaque no ambiente claro.

Luminárias improváveis

Já pensou iluminar sua área externa, seja da piscina ou do jardim com um objeto único, que tem tanto a utilidade de clarear os caminhos quando está escuro, como ser parte do mobiliário funcional? Seria fantástico, não é mesmo?! Pois agora isso já é possível com essa espreguiçadeira que serviu aqui como luminária. Esse projeto ousado aproveitou a espreguiçadeira para compensar a falta de iluminação da área externa, que se supõe não possui tantos pontos de luz. Criando uma atmosfera mágica, essa luminária improvável se mostrou como uma divertida solução.

Futuristas

Se o espaço permite que as luminárias tenham o design arrojado, nada melhor que ousar! Há luminárias de todos os tipos, alturas, formas, etc. Não há regra para a escolha dos tamanhos ou das formas, basta conhecer seu ambiente e saber escolher uma que caiba confortavelmente no ambiente. Nesse caso, essa luz de leitura passou um pouco de abajur e ganhou status decorativo, chamando a atenção na sala de estar.

Versáteis

Se a regra é ousar, porque não escolher modelos que sejam bastante criativos e ousados? Essa escolha conferiu a essa sala de jantar um ar despojado e moderno. Apenas com a estrutura metálica e a lâmpada sendo mostradas, as luminárias obedecem o conceito de bastante luminosidade nos lugares onde se fazem as refeições. Com luz amarelada, as luminárias ainda deixam o espaço aberto para ganharem forros ou adornos em suas estruturas. Modificadas, podem ganhar cara nova independentemente da situação.

Clássicas

Única e clássica, essa luminária é o destaque dessa sala. Com materiais metálicos de cor acobreada, ela segue o estilo de linhas arredondadas das poltronas, formando uma dupla perfeita e diferenciada. Como é o único objeto que remete ao metal dentro do projeto, ela se torna um objeto ponto chave dentro do ambiente, atraindo assim todos os olhares.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista