Pequeno apartamento em Paris em tons pastel !

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Appartement Paris 11ème, Sandra Dages Sandra Dages Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

Este apartamento parisiense é de facto um bom exemplo de como é possível levar brilho e criatividade para dentro de uma habitação. Projectado por Sandra Dages, a decoração é de estilo nórdico e bastante funcional. O que teve de ser uma premissa mais do que obrigatória visto o apartamento ter apenas 27m². O apartamento foi redesenhado e decorado com detalhes subtis que marcam a diferença estética no espaço. 

Sem exageros, o apartamento ficou com um ar feminino além da questão espacial, de luminosidade e modernidade terem ficado completamente resolvidas. Veja o álbum de fotografias que seleccionei para si.

Design interior de sucesso

Apesar de reduzido tamanho, este apartamento oferece um forte sentido de grandeza! Olhando para as imagens a sensação que se tem é que o apartamento apenas com 27m² não parece assim tão pequeno, além de que não falta nada. Pergunta-se porquê? Devido à escolha das cores, à disposição dos móveis e à proporção e forma dos objectos! Todo este conjunto de características permite que o ambiente esteja perfeito sem atravancar ou bloquear zonas de passagem. Na verdade, a escolha de mesas de apoio baixas e redondas foi mais um aspecto bem pensado e que ajuda a tornar toda a área mais consistente.

Se lhe agradam ideias para espaços pequenos, veja o seguinte artigo.

Mini apartamento

Nesta perspectiva quase é possível ver a totalidade do mini apartamento. Vê-se a porta de entrada, a sala e o quarto. Apenas não se consegue ver a cozinha e a casa de banho, mas já se fica com uma ideia bem geral da planificação desta habitação. A ideia de não haver paredes a dividir a sala do quarto faz com que todo o apartamento pareça mais amplo e maior. A opção recaiu sobre uma cortina que divide o espaço quando é necessário ganhar privacidade numa das zonas. Quando a cortina está aberta é possível ter-se um espaço maior com interiores bastante luminoso. Claro que a cor base, o branco, ajuda nesta atmosfera calma e de paz.

Charles & Ray Eames

Como já referi, a presença de cortinas permite definir a área de dormir e oferece um charme extra com a predominância de tom cinza e estampado de formas circulares. A cama foi embutida no armário de cor cinza claro e molduras brancas que limitam o espaço a toda à volta da divisão. Espaço de arrumação não falta, visto ser um dos factores que os proprietários de casas pequenas ou grandes são maior valor. Apostou-se então, na altura total das paredes para a colocação de armários, ajudando a economizar espaço e melhorando o conforto.

Claro que qualquer elemento de design num espaço cria uma espécie de aura e valoriza o espaço. Aqui, foi escolhida a cadeira de baloiço RAR de Charles & Ray Eames, que cria um canto de leitura ou de descanso.

Grafismos

Os elementos gráficos e a paleta de cores pastel é usada em todo o apartamento proporcionando uma sensação de serenidade e simplicidade em qualquer divisão. No quarto, em todo o perímetro e em toda a altura apostou-se em roupeiros de tom cinza. Em destaque aparecem os elementos gráficos no nicho do roupeiro em verde água e rosa claro,servindo de cenário a objectos decorativos. A cabeceira da cama foi pintada no mesmo tom de verde e foi colocada uma prateleira que facilitou o encaixe do candeeiro de mola.

Cores pastel

A linguagem, aliás, o conceito de cores pastel e elementos gráficos foi usado pontualmente em toda a área do apartamento. Na zona de refeições foi, de maneira original, pintadas as cortinas brancas e o chão e parede nos tons que já nos habituamos a ver –  verde água e rosa pálido. Este jogo de cores torna-se importante no aspecto em que se quer trazer a luz natural para o interior. Repare como a forma geométrica no chão e parede causa a sensação de profundidade à zona e também a marca. O mobiliário escolhido para a zona de refeições é de mesa e cadeira de look vintage, criando uma mistura de géneros inteligentes e consistentes.

Pormenores

Para terminar, concluímos com uma imagem que destaca a prateleira por cima da cama. Sabemos já, que os detalhes servem para destacar zonas de forma simples e original e aqui é a prova mais que provada que é conseguido. São eles que dão vida aos interiores. São apontamentos, como simples palavras ou frases que captam atenção do proprietário e de possíveis visitantes.

Para ver todas as fotografias deste apartamento, clique aqui

Querido este apartamento, não acha?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista