Carpetes, o conforto renovado

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Carpetes… Sejam completas, cobrindo todo o soalho, ou apenas uma parte dele, são sempre um conforto renovado.

Haverá coisa mais reconfortante do que enterrar os pés nús numa carpete macia e felpuda? Nós duvidamos. E no entanto cada vez é mais raro encontrar carpetes completas numa casa. Com o aparecimento das madeiras flutuantes e outros tipos de soalhos, as carpetes que antes povoavam os espaços interiores foram desaparecendo. As razões são várias, desde a moda à higiene… afinal as alergias estão cada vez mais presentes  nas nossas vidas.

Na realidade um chão bem revestido tem muitas vantagens… O conforto térmico é a vantagem mais óbvia, mas o isolamento acústico, sobretudo em apartamentos, ganha muita relevância. Nada isola mais o ruído de passos do que uma carpete, sobretudo se for bem espessa! Por outro lado, uma carpete completa tem um benefício em que raramente pensamos. Como são coladas, ou fixadas ao chão, são mais seguras em relação às quedas, do que os tapetes mais pequenos.

Mas também tem outras desvantagens, além das que apontámos. As carpetes ficam marcadas com os móveis, o que não é nada agradável para quem gosta de mudar frequentemente a decoração, e dificilmente conseguem competir com o lado prático dos outros pavimentos, quando toca a limpar.

Mas no fim, o que conta mesmo é o seu gosto pessoal, certo? Por isso, se é fã de carpetes para a sua casa, espreite as nossas ideias e escolha. As opções são muitas!

Reciclar é o caminho

Salas de multimédia  por Green Decore
Green Decore

RECYCLED SARI SILK TRIBAL RED RUG

Green Decore

Esta sugestão é ecológica. Bem, pelo menos uma parte é! A imagem mostra-nos um espaço simples, mas luminoso e colorido. A carpete de base é uma carpete sintética, de pelo baixo e muito espesso, num tom cinzento claro, que cobre todo o chão. A sua singeleza é complementada por uma carpete singular, que se lhe sobrepõe, feita de saris reciclados! Sim, leu bem, seda reciclada, formando padrões irregulares de várias tonalidades e criando motivos geométricos. Original, certo?

Uma sala de estar muito especial

Este design de sala de estar faz-nos sonhar! O estilo é industrial, bastante rústico, e foi executado num armazém recuperado, onde se deixaram algumas colunas a crú. O mobiliário tem peças clássicas como o sofá, mas o ênfase é dado às peças rústicas e pesadas, como a mesa de centro e o aparador. O autocolante de parede, por detrás do sofá, dá uma dimensão de exterior a um espaço já de sim bastante amplo. Toda esta dureza de aspeto é amenizada pela utilização de uma alcatifa bem fofinha num tom neutro, e que cobre a totalidade do pavimento. Um ambiente bem conseguido, onde a alcatifa não fica em segundo plano.

Um quartinho de criança muito alegre

Quartos de criança modernos por Kinderkamervintage
Kinderkamervintage

gestylde meisjeskamer

Kinderkamervintage

Esta ideia para um quarto de criança é bem alegre e colorida! Cores fortes, em padrões geométricos, nos texteis. As mesmas cores na mobília, em conjugação com o branco. Cor nas paredes. Cores vivas na guirlanda de bolinhas… Com tanta diversidade cromática era necessário algo que suavizasse os tons e fizesse o contraponto para obter o equilibrio estético. E isso é conseguido com uma alcatifa num tom cinzento escuro bastante neutro. E quando os miúdos andarem descalços sabemos que não andam com os pés no chão frio!

A carpete é decoração

Sala de estar  por Connox
Connox

Knoll – Florence 3-Sitzer Sofa

Connox

Uma sala de estar muito simples, este espaço de estilo retro, que nos chega do norte da Europa. Um design quase a lembrar uma sala de espera de um qualquer consultório, minimalista e mesmo espartano. Os sofás são de pele negra, com as pernas em cromado, e a mesa tem o tampo em vidro temperado. O destaque e a cor são dados pela alcatifa num rico tom de vermelho. O quadro na parede é em tons que conjugam e completam a decoração. O conjunto final é harmonioso, e é simples de reproduzir em sua casa, se esse for o seu desejo.

Diferente e bem portuguesa

Tiles desenhada por Domingos Ferreira: Parede e piso  por Two Six
Two Six

Tiles desenhada por Domingos Ferreira

Two Six

E porque uma carpete também é um tapete de grandes dimensões, trazemos esta ideia do designer Domingos Ferreira, da Two.Six Creative Design, de Braga. Inspirado nas telhas tradicionais portuguesas, oferece-nos um desenho geométrico, em quatro cores, que enfatiza a sensação de movimento. Um padrão onde o tom amarelo forte é rei. Este design destaca-se e ganha protagonismo próprio no espaço onde for colocado, e por isso pode ser demasiado forte se a sua decoração já tiver mais cores e padrões, mas fica maravilhoso numa sala minimalista, por exemplo.

O requinte do ouro

Esta sala de estar, toda em tons dourados, tem a decoração assente num conjunto que respira riqueza. O móbiliário é moderno, mas com um toque vintage que advém dos veios verticais da madeira, e que se propaga, revestindo a totalidade da parede. Os acessórios de decoração são maioritariamente dourados, com alguns apontamentos de vermelho, dissonantes. O móvel que sustenta a televisão é cromado e reflete a carpete, dando uma sensação de continuidade. E por fim a carpete, a nossa sugestão de hoje! Uma carpete creme, com tonalidades douradas, de pelos fofos e altos, para aquecer a frieza do metal. Uma ideia interessante para espaços com predominância de materiais frios.

A suavidade da lã

Este pormenor de um quarto de criança transmite mesmo aconchego e conforto. Uma manta de lã cinzenta clara, quentinha, para os dias de frio que se avizinham, cobre e adorna a cama. E no chão uma carpete macia e espessa, também de lã, num tom de cinzento mais escuro. A lã é um amterial nobre na confeção de carpetes, e pode ser um pouco mais cara, mas o conforto dos seus pequenos é mais importante. Uma boa maneira de acabar com o friozinho nos pés ao acordar!

A alcatifa ideal para o quarto perfeito

Um design estonteante para um quarto de dormir é este da autoria do gabinete de arquitetura de interiores Pureza Magalhães Decorações, Lda. Um quarto de estilo moderno que nos deixa invejosos! A decoração é engenhosamente simples e assenta sobre uma paleta cromática limitada mas muito bem escolhida. Castanhos da madeira em vários tons, branco e um pouco de preto, rodeiam e abraçam uma cama… côr de vinho! A carpete é muito espessa e com pelos baixos, e tem à volta uma faixa em castanho e cor de vinho. Uma verdadeira inspiração!

Os materiais naturais em destaque

Sala - decoração de casa de férias: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Sala – decoração de casa de férias

Home Staging Factory

Uma decoração simples e rústica, num espaço pequeno, mas que se quer com bom gosto. Para a criação deste espaço, de influências mediterrânicas os autores deram ênfase a alguns materiais naturais, como a madeira, o vime e o sisal. A carpete, que cobre a maior parte de soalho, é em sisal, uma fibra natural proveniente de uma planta. A sua textura rugosa, a resistência e a frescura tornam este tipo de carpetes ideiais para utilizar durante o verão, por exemplo numa casa de praia.

Material nobre

Podium Sideboard: Sala de estar  por Maami Home
Maami Home

Podium Sideboard

Maami Home

O mármore é um material utilizado há milhares de anos e tem a mística de uma pedra única, macia e voluptuosa. Este espaço, todo construído em mármore, verdadeiramente minimalista, tem o enfoque da decoração centrado na própria pedra, e nos veios que a constituem. Estes são sábiamente valorizados pela iluminação estratégicamente colocada. Uma ideia que poderia transmitir frieza, mas que é amenizada e aquecida por uma apetitosa alcatifa branca, de pelos altos e macios, onde apetece deitar. Realmente bonito!

Gosta de carpetes e as nossas ideias agradaram-lhe? Faça-nos saber isso deixando a sua opinião na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!