Salas de estar modernas por Ambienta Arquitetura

16 truques para decorar um apartamento pequeno

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Planear uma residência num espaço limitado é um grande desafio de arquitetura, mas é também uma boa oportunidade para dar asas à criatividade. Hoje vamos comprová-lo ao mostrar-lhe este projeto de reforma que transformou um apartamento de 145 metros quadrados numa habitação compacta, moderna e inteligente, em que os espaços se complementam e integram harmoniosamente com bom gosto. 

Liderado pelos profissionais da Ambienta, este projeto vai inspirá-lo a ser capaz de aplicar algumas das ideias nele desenvolvidas no seu pequeno apartamento!

1. Aposte em móveis modernos

Começamos a visita a este fabuloso apartamento conhecendo alguns detalhes da sala de estar. Um aspeto fundamental, que não pode ser posto de lado no que respeita à utilização do espaço, é incluir mobiliário moderno. Porquê? Além de serem esteticamente atraentes estes móveis são muito funcionais.

2. Integre iluminação indirecta

Iluminação indireta é uma ótima alternativa para iluminar espaços pequenos pois permite que os elementos e detalhes se destaquem. Neste projeto, a luz aparece sob o teto, ilumina a parede de tijolos e dá um toque especial.

3. Decore com objetos que tragam boas memórias

As memórias devem estar sempre presentes em algum lugar de sua casa. Certamente poderão ser um bom complemento para a sua decoração pois adicionam um toque pessoal e original.

4. Coloque uma mesa de jantar discreta

Em qualquer espaço, pequeno ou grande, a discrição é sempre muito importante e uma boa opção. Se o local for de tamanho reduzido deve ter-se um cuidado ainda maior na escolha dos móveis certos.
A mesa de jantar, por exemplo, não deve ocupar muito espaço. Optando por uma mesa mais pequena pode depois utilizar outros objetos para fazer a composição da decoração sem que a área disponível pareça demasiado cheia.

5. Opte por desenhar móveis à medida

As peças de mobiliário desenhadas por si à medida das suas necessidades e do seu espaço são uma ótima escolha. Elas permitem tornar o espaço mais funcional e flexível. E as possibilidades de design são infinitas! Teria coragem de incluí-las em sua casa?

6. Utilize portas de correr

Para que os espaços ganhem um tom mais fluido e se tornem mais amplos, acabe com as barreiras visuais e inclua portas de correr em sua casa. Uma grande solução que esteticamente pode contribuir muito para melhorar os seus ambientes.

7. Divida os espaços de forma funcional

Para dividir os espaços não se esqueça de usar mobiliário funcional. Na cozinha, por exemplo, um bar pode ser uma escolha muito boa. O que acha a solução que vê na imagem?

8. Combine materiais

Quando se trata de decoração vale quase tudo. Combinar materiais pode dar aos seus pequenos espaços detalhes muito elegantes, ou um estilo mais informal, segundo o seu gosto pessoas. Tudo depende da sua criatividade. Vidro, madeira, pedra… As opções são inúmeras!

9. Use acessórios para decorar

Acessórios e eletrodomésticos podem ser uma boa opção para decorar. Cores, formas… E a variedade é tanta que pode escolher o seu favorito!

10. Atreva-se a mudar

Mudar e arriscar são partes fundamentais do design e da decoração. Utilize materiais atraentes e crie o seu estilo!

11. Um móvel de design arrojado não pode faltar

Uma peça de design é indispensável para realçar um espaço. Neste quarto o toucador, para além de oferecer funcionalidade, dá um toque de estilo graças à sua simplicidade e elegância

12. O espelho nunca falha

Os espelhos são um bom recurso para fazer um espaço parecer mais amplo e com maior profundidade. Neste quarto esse conceito é realizado na perfeição.

13.Inclua umas pinceladas de cor

Em pequenos espaços o toque da cor não pode estar ausente! Seja numa parede ou num acessório, uma pincelada de cor adiciona sempre um ar fresco ao espaço.

Nesta biblioteca as cores vêm-se nos livros, nos acessórios e no mobiliário.

14. Tire proveito do espaço

Em qualquer espaço devemos aproveitar cada metro quadrado de forma funcional, e a casa de banho não é uma exceção a essa regra.

Neste projeto o resultado está à vista: o armário do lavatório resolve a disposição do espaço de uma forma muito prática.

15. Use um revestimento original

Os revestimentos podem realizar milagres! Olhe para esta casa de banho: pequenos azulejos na parede criam um efeito visual muitíssimo atraente. Excelente!

16. Seja criativo

Finalmente uma ótima sugestão: seja criativo. Com pouco pode conseguir resultados incríveis. Lembre-se, tudo depende de sua criatividade!

E se quer ver mais ideias para decorar um apartamento mesmo pequeno leia também o artigo:

35m2 de estilo e glamour!

Qual destas ideias vai gostar mais de aplicar em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!