Casas de banho minimalistas por Mariane e Marilda Baptista - Arquitetura & Interiores

6 ideias para que a sua pequena casa de banho fique linda

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Atualmente está a tornar-se cada vez mais comum viver em pequenas casas, e isto implica que todos os nossos ambientes são mais pequenos. Mas hoje vamos concentrar-nos nas casas de banho, tanto nas de utilização diária e familiar, como naquelas que destinamos às visitas. 

Não há dúvida de que o espaço é importante, mas mais importante é saber como usá-lo, e é por isso que hoje lhe trazemos seis sugestões para aproveitar ao máximo cada metro quadrado da sua casa de banho. É muito importante selecionar o estilo apropriado para a decoração, assim como escolher os móveis adequados e aplicar os truques e técnicas que lhe permitam ganhar mais área sem necessariamente a ter.

Está pronto para aprender estas técnicas de decoração simples, mas muito importantes? Vamos começar!

1. Escolha louças e prateleiras flutuantes

Um lavatório é essencial na casa de banho mas, para evitar que ocupe muito espaço ao instalar um móvel de apoio para ele, opte por escolher um flutuante. Da mesma forma existem modelos de sanitários flutuantes de design super moderno que visualmente nos dão a sensação de ganhar espaço.

Por outro lado, as prateleiras podem ser puramente decorativas ou funcionais, mas anda assim pode escolher prateleiras flutuantes e instalá-las numa parede que esteja vazia. Este elemento dar-lhe-á a opção de decorar ou armazenar objetos agradáveis aos olhos como loções, cremes, toalhas dobradas e ordenadas, etc.

2. Decore com cores neutras

Casas de banho modernas por Martin Dulanto
Martin Dulanto

Casa Maple

Martin Dulanto

Tome nota desta sugestão pois ela pode aplicar-se em qualquer compartimento pequena: – cores neutras como branco, e sua combinação com bege e cinzento, dão mais espaço ao ambiente tornando-o visualmente mais amplo. Se somarmos a essas cores uma boa luz natural e artificial, conseguimos ganhar vários metros quadrados nos compartimentos de áreas mais reduzidas.

Note como neste exemplo a bela parede de cerâmica branca com padrão de diamantes, onde está instalado um grande espelho rodeado de luzes LED, torna esta casa de banho num lugar muito moderno e visualmente mais espaçoso.

3. Adicione vasos pequenos

Se quer adicionar cor e vida à sua casa de banho a sua primeira escolha deve ser adicionar pequenos vasos nas prateleiras, na bancada junto ao lavatório ou sobre o vaso sanitário. Este elemento decorativo, além de ser natural, dá muita frescura à sua casa de banho e é agradável aos olhos qualquer pessoa. Claro que quando for comprá-las deve solicitar plantas de interior e pedir ao fornecedor as instruções necessárias para o seu cuidado e manutenção.

Quer mais ideias para incorporar a natureza em sua casa? Então leia também o artigo ’5 ideias de como espalhar plantas em casa’.

4. Os espelhos são tudo!

Possivelmente a cor branca e os espelhos são os aliados mais importantes para expandir percetivelmente os espaços mais pequenos, pelo que deve levar esta combinação muito a sério. Para a sua casa de banho os especialistas em design e decoração recomendam a instalação de um grande espelho sobre o lavatório que, na medida do possível, deve ir até o teto. Outra opção para dar mais amplitude visual é instalar dois espelhos, um em frente do outro, dando uma sensação de infinito ao seu pequeno espaço. É tudo uma questão de criar um efeito visual de amplitude máxima, enganando os olhos de quem usa a casa de banho.

5. Dê prioridade ao estilo minimalista

Este é um estilo tendência, não só porque fica bem em qualquer ambiente, mas também porque ajuda a ampliar visualmente o espaço. O estilo minimalista, além de ser elegante, sóbrio e muito estético, baseia-se numa premissa que se aplica perfeitamente a espaços pequenos: menos é mais. Não se esqueça de que o estilo escolhido deve ser diretamente proporcional aos metros quadrados com que pode contar na sua casa de banho, ou àqueles que lhe faltam.

6. Instale superfícies brilhantes

Para instalar superfícies brilhantes na sua casa de banho pode aproveitar a colocação dos pavimentos e paredes, e colocar porcelana, mármore ou quartzo, este último também muito bonito para a bancada do lavatório. Por terem acabamentos brilhantes, que permitem que a luz seja refletida e ressalte, fazem com o compartimento pareça mais brilhante, espaçoso e limpo. No entanto, tenha em mente que os materiais escolhidos devem ser apropriados para a casa de banho, de acordo com sua resistência à humidade e durabilidade.

Qual destas sugestões lhe vai ser mais útil?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!