Cubo – Um refúgio para fumadores

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Existiu um tempo, não muito distante, em que a palavra glamour estava directamente relacionada com cigarros em todas as classes sociais. Todas as pessoas, desde médicos, professores ou escriturários podiam fumar durante a realização das suas actividades de trabalho. Viam-se homens mas também mulheres de cigarro na mão fosse onde fosse. Era habitual e mais do que uma moda e não se ouvia falar das desvantagens e do perigo em fazê-lo. Também dentro de meios de transporte como aviões e comboios ou no local de trabalho, o fumo era partilhado por todos, fossem ou não fumadores. Hoje seria inconcebível forçar pessoas não fumadoras a levaram com o inalação do fumo. Existem por causa disso espaços destinados a fumadores, evitando assim, colocar em perigo a vida de quem não o faz. O tabagismo perdeu muitos dos seus adeptos das gerações anteriores.

O projecto apresentado por GIANNI BOTSFORD ARCHITECTS  foi o de criar um refúgio para fumadores no jardim de uma casa de luxo em Zurique. Queria-se um lugar tranquilo para fumar sem incomodar outras pessoas dentro das divisões interiores, desfrutando ainda assim de uma atmosfera maravilhosa.

Um refúgio para fumadores em pleno jardim

A ideia foi criar uma estrutura simples, uma espécie de cubo minimalista em que os fumadores pudessem ter o seu canto, sem estarem completamente isolados da paisagem. Através deste conceito, surgiu a ideia de projectar uma caixa de betão com uma das laterais abertas virada para o jardim. Apesar da sua aparência pesada e compacta, o cubode alguma forma é integrado no jardim, com a vegetação pontilhada com pinceladas de cinza (pedras que marcam o caminho em direcção a uma escada).

O cubo

Um projecto muito simples: cinco painéis translúcidos de betão pré-moldado (tecto, chão + paredes), sem uma das suas faces laterais. Mas o que são exactamente placas de betão translúcido?

O material

Se olhar detalhadamente para o material utilizado, conhecido como placas de betão translúcido, este tem aparentemente a mesma composição e aparência do tradicional, mas tem a excepção de ser furado. É uma das características que comprova os avanços tecnológicos com a criação de um material visualmente diferente, com características muito especiais. Pode parecer impossível, mas este betão permite a entrada de luz, devido aos seus furos.  É um material relativamente novo e surgiu a primeira vez no ano de 2001, com a criação deste refúgio para fumadores semi-transparente onde o contraste do betão com a luz mostram um milagre de engenharia.

O efeito interior

A escolha deste tipo de material para um projecto como este refúgio de fumadores não foi casual, aliás os arquitectos estavam bem cientes das possibilidades que este material poderia oferecer ao projecto, deixando o ambiente idílico e bem especial. Sendo um material translúcido permite que as cores, formas, tons e movimentos do jardim sejam percebidos no interior, como se tratasse de um teatro de sombras. Além disso, à noite, as luzes criam uma sensação de leveza que transforma a rugosidade do betão a parecer-se com a suavidade de um tecido.

Mezclándose con el ambiente

Pode um material,  como o betão conseguir integra-ser num espaço verde? A resposta, depois de termos visto este projecto é, sim!  Aqui, o refúgio não está só como que integrado, como parece misturar-se na vegetação.

Recuperar lugares antigos

Vamos ser realistas: o tabagismo já não está na moda. Mas isso não significa que aqueles que o continuam a fazê-lo não possam desfrutar desse hábito menos saudável e fumar num  lugar apropriado para isso. 

Este refúgio para fumadores,  não é apenas uma ideia inteligente a serviço da arquitectura, com os recentes avanços em materiais, é também uma intervenção paisagística que coloca um contraponto moderno e intemporal  num jardim de sonho.

Se gostou deste artigo talvez se interesse por mais estes dois:

Homify 360° – casa Portuguesa em betão

Modernos jardins de Inverno – todos portugueses !

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!