Jardins com lagos artificiais

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Há muitas maneiras de dar uma vida nova à sua casa, porque não preparar o seu jardim para a Primavera e o Verão? Normalmente quando o assunto é paisagismo e exteriores, a tendência é acharmos tudo mais difícil. Nada disso! 

A missão da Homify é ajudá-lo a desmistificar essas ideias negativas e encher a sua casa de projectos bem sucedidos. Por isso mesmo, a nossa sugestão é que comece já a criar o seu pequeno oásis dentro de casa. Refúgio ideal para fugir da agitação urbana, retiro perfeito para estar em comunhão com a natureza que o rodeia, se for caso disso.

Este livro de ideias serve todos os estilos e ambientes e dedica-se a listar todos os essenciais de um jardim artificial ornamental. Dos vasos para as plantas, deck ideais, pedras decorativas, candeeiros e iluminação para jardim, e muitos mais acessórios. Para receber a Primavera com muito bom gosto e ao ar livre.

Elemento água

Na cultura oriental, a água simboliza a vida. Nos lagos orientais vivem as carpas, símbolos de fertilidade e prosperidade. As pedras completam o cenário natural e introduzem uma noção de refúgio, de protecção. Uma fórmula que pode muito bem repetir em sua casa, seja qual for a área do seu espelho de água. Tal como existem piscinas  pré-fabricadas, também existem lagos pré-fabricados, de fácil instalação.

Iluminação: um detalhe muito importante

Jardim  por KK3Design
KK3Design

LAMPyris ambientato

KK3Design

Um ambiente de dia, outro completamente diferente à noite. Na lista de essenciais do seu projecto, a iluminação deve ocupar um lugar de destaque, já que é um elemento de extrema importância. São as luzes artificiais que à noite destacam os detalhes do seu projecto paisagístico.

Neste que vemos, a preocupação foi sobretudo iluminar o caminho e fazer deste espaço também um lugar nocturno.

Por falar em iluminação, ela também pode ser uma oportunidade para introduzir um pouco da sua personalidade no seu jardim. Esta cubo é para além de elegante, uma peça muito bonita que ilumina a paisagem e cria uma atmosfera cheia de bom gosto.

Esta instalação de iluminação não só guia os caminhos deste jardim, como se inspira no granito como material essencial, natural, marcante e protector.

Respeito pela paisagem

Moradia Privada: Jardins rústicos por OpenGreen
OpenGreen

Moradia Privada

OpenGreen

Este jardim privado foi alvo de uma requalificação paisagística, numa habitação com piscina, espaço de recreio infantil e o lago que vemos na imagem. Em plena natureza, o jardim nasce em simbiose com o contexto e prova disso são os elementos naturais introduzidos pela portuguesa Open Green. Um espaço exterior que respeita a paisagem, e enquadra-se nela, satisfazendo os requisitos do cliente

Parque da Barquinha: Jardins modernos por OpenGreen
OpenGreen

Parque da Barquinha

OpenGreen

A Open Green é especialista em arquitectura paisagista e do seu portfólio fazem parte jardins de
enquadramento, decks de madeira, lagos e piscinas, revestimentos, relvados,  transplantação de árvores e arbustos, instalações de coberturas ajardinadas, recuperação de sistemas de rega, limpeza e desmatação de terrenos, recuperação de solos, repovoamento de espécies autóctones e corte e limpeza de sebes.
 Na imagem o Parque Vila Nova da Barquinha — Prémio Nacional de Aquitectura Paisagista na
categoria de “Espaços Exteriores de Uso Público” em 2007 — tem um pormenor que pode perfeitamente reproduzir em sua casa se tiver espaço suficiente no projecto do seu lago. Um caminho em deck pela água,

Sons tranquilizantes

Jardim  por homify

A criação de sons de água é sempre uma opção muito relaxante e agradável, que enriquece este pequeno refúgio privado e que nos transporta para lugares de paz e tranquilidade.

Caminhos de sombra

Varanda, marquise e terraço  por Greenbop
Greenbop

Garden Igloo mit Sommerdach

Greenbop

É sempre importante que o seu lago ornamental seja instalado em caminhos de sombra. Se por acaso a sombra não for suficiente, este iglo da Greenbop é uma solução inteligente e gira.

O piso

O deck é cada vez mais usado como revestimento do piso de um jardim privado e acompanha muito bem caminhos de água. Aqui, a enquadrar um pequeno lago e uma zona de descanso e contemplação dá um toque sofisticado a um atmosfera zen. 

Espaço de contemplação

No seu jardim com vista para o lago não podem faltar lugares para sentar. Estes bancos em cerâmica e mármore são assinados pela designer Cécile Charroy e ao longe confundem-se com vasos decorativos. Para contemplar, relaxar, aproveitar a privacidade de uma casa em sintonia com a natureza.

Plantas e flores

Jardim  por Stam Hoveniers
Stam Hoveniers

Combinatie van Siergrassen en Verbena

Stam Hoveniers

Plantas e flores nunca são demais, desde que bem cuidadas. As opções são infinitas e podem ir de uma arquitectura paisagística mais selvagem, até um ambiente mais depurado.

No caso dos nenúfares — um clássico dos lagos — darão flor na Primavera. Se optar por eles, lembre-se apenas que precisam de ter as folhas a boiar.

Achou as nossas ideias inspiradoras?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!