Jardins modernos por LAS MARIAS casa & jardin

Passo a passo: Como construir um pequeno churrasco no quintal

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Ter uma pequena churrasqueira em casa é um plano presente na mente de cada vez mais pessoas, porque quando o verão de aproxima a ideia de cozinhar qualquer coisa nas brasas e comer ao ar livre parece cada vez mais atrativa, e pode mesmo transformar-se em momentos de reunião e descontração depois de um longo dia de trabalho.

Ter um churrasco em casa é possível, não importa se temos muito ou pouco espaço, se temos uma área coberta ou não, nós podemos projetar e construir um com o espaço que tivermos disponível, ao nosso gosto e dentro das possibilidades. Não perca este míni guia, onde vai encontrar os passos necessários para construir um pequeno churrasco em casa.

Como quero aproveitá-lo?

Jardins de Inverno rústicos por Fainzilber Arqts.
Fainzilber Arqts.

Sector de parrila

Fainzilber Arqts.

O primeiro passo, antes de contratar um arquiteto ou construtor, é pensar sobre que tipo de churrasqueira que pretende. Avaliar o tipo de utilização que queremos à nossa área de churrascos, pensar sobre o design, é importante pois existem milhares de possibilidades, mas há sempre aquela que melhor se adequa aos nossos gostos.

O alpendre da casa é um ótimo lugar para um churrasco, ao contrário do que possa parecer a quem ache que um churrasco no alpendre vai enchê-lo de sujidade. Há sempre a opção de escolher projetos que contemplem a ordem e limpeza do espaço, como o da imagem que mostramos. Veja assim que a grelha deixa de ser utilizada, ele pode ser fechada e esquecida.

Churrasco para o verão? Churrasqueira, fechada, coberta, aberta? Claro, se não tem certeza do que pretende, um passeio pela homify irá esclarecer algumas ideias e ao ver desenhos diferentes irá com certeza inspirar-se, para encontrar o seu caminho.

Avaliar as condições do terreno

Se decidir construir a sua churrasqueira num espaço exterior onde atualmente existe relva, a pré-condição é avaliar o estado do terreno, e para isso o melhor é aconselhar-se com profissionais que sabem como efetuar a construção e decidir os materiais mais adequados.

Como em qualquer obra o tipo de cimento é o mais importante, pois essa é a base sobre a qual tudo será construído, por isso a sua escolha é um passo fundamental que não devemos dar sem o aval de um profissional qualificado.

Materiais

O passo seguinte é, seguindo as recomendações de profissionais, decidir quais os materiais a utilizar. Para além dos custos devemos avaliar o desenho que queremos e as condições do espaço pois essas são as condições essenciais para escolher os materiais que melhor se adaptam àquilo que procuramos. Esta é uma forma inteligente de construir porque assim asseguramos uma maior durabilidade da construção e do próprio mobiliário.

É importante também considerar que partes da área de churrasco estão expostas e quais estão sob a proteção de um telhado ou áreas fechadas. Ter em conta o clima é essencial para a correta escolha dos materiais.

Aberturas

Se optar por uma churrasqueira fechada o aspeto das aberturas torna-se um detalhe muito importante. No caso de ter a churrasqueira no meio de um jardim com uma vista agradável é importante considerar a paisagem e planear o espaço com grandes janelas, para que, mesmo no inverno, possa desfrutar do jardim através delas.

Deverá também avaliar que tipo acessórios que pretende guardar na área de churrascos e a sua segurança, para determinar se uma simples porta de correr é suficiente ou são necessárias medidas de maior segurança.

Com ou sem telhado

A escolha de construir com ou sem telhado também é essencial já que este detalhe condiciona diretamente a forma como vamos utilizar a nossa churrasqueira. Ter uma churrasqueira com telhado dá-nos a possibilidade de desfrutá-la em condições mais exigentes, como sob sol intenso, no inverno ou com vento.

Uma escolha inteligente é construir uma pérgula que nos proteja um pouco sem nos impedir de desfrutar a brisa de verão. E não podemos descartar os tetos de correr que podem facilitar-nos as churrascadas!

Uma opção também muito viável e esteticamente agradável é fazer um pequeno buraco no chão e construir a grelha em contacto com o solo, É uma ideia muito original que fica bonita, não só enquanto está a ser usada, mas também quando não está em uso, pois imprime ao quintal ou jardim um estilo rústico a lembrar as casas de campo.

É uma ótima maneira de decorar e também de ter uma churrasqueira com pouco espaço.

O complemento ideal

Jardim  por Ñuke
Ñuke

Parrilla Ñuke Delta

Ñuke

Se o espaço, ou o orçamento, não lhe permite construir um grelhador, nem tudo está perdido, uma opção que pode resultar igualmente agradável é criar um espaço com mesa e cadeiras, mesmo os bancos são bem-vindos, e deixar parte da preparação de alimento para churrasqueiras portáteis. 
Desenhos funcionais e muito bonitos como os do grelhador da imagem transformarão qualquer canto no melhor dos espaços para churrasco.

Estética e funcionalidade

Jardins rústicos por Lithic Fire
Lithic Fire

The Till

Lithic Fire

Uma opção também muito viável e esteticamente agradável é fazer um pequeno buraco no chão e construir a grelha em contacto com o solo, É uma ideia muito original que fica bonita, não só enquanto está a ser usada, mas também quando não está em uso, pois imprime ao quintal ou jardim um estilo rústico a lembrar as casas de campo.

É uma ótima maneira de decorar e também de ter uma churrasqueira com pouco espaço.

Mobiliário

Jardim  por Garden Trading
Garden Trading

St Mawes Bar Table with Drinks Cooler

Garden Trading

Dependendo do tipo de churrasqueira que decidir construir (com telhado ou não) assim deverá escolher o mobiliário.

Quando se trata de um espaço pequeno, a melhor opção é otimizar a distribuição dos móveis. Assim como numa cozinha pequena as estantes e as prateleiras abertas fazem maravilhas, também numa área de churrasco estes móveis podem fazer toda a diferença. E em vez de uma mesa grande, pode optar por uma simples prancha, que ocupa menos espaço. Escolha um layout como o da imagem acima, em que a grelha tenha espaço por cima e por baixo para guardar objetos, seja com simples nichos e estantes abertos, ou transformando esses espaços em armários com portas. Esta é a melhor opção para quem busca organização.

Gostou destas sugestões mas quer ver mais? Não perca tempo e leia também o artigo ’Churrascos inesquecíveis, churrasqueiras à altura!’

Os churrascos são a sua paixão? Qual seria a sua churrasqueira de sonho?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!