Salas de estar modernas por TREVINO.CHABRAND | Architectural Studio

Moderno e elegante: 8 ideias para usar a pedra nos seus ambientes

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A pedra, com os seus diferentes tamanhos, formas, cores e tipos, é o revestimento, por excelência, para decorar a casa. Graças à sua resistência, versatilidade e usos, este material está sempre entre os mais escolhidos. Há um tipo e cor de pedra para cada estilo diferente, desde as mais volumosas do estilo rústico às mais lisas e planas para um resultado minimalista. 

Para que se inspire, mostramos-lhe seis fotografias de projectos que usam a pedra de forma exemplar.

Ora, veja lá.

1. Uma parede de pedra de lava

Para emprestar um toque de identidade logo na entrada da sua casa, pode construir uma parede com lajes de pedra de lava que possui um elegante tom cinza. Torne-a ainda mais especial e construa a parede sobre uma cama de seixos brancos que criem contraste, tal como se vê nesta proposta do gabinete Taller de Arquitectura Trevino Chabrand. Neste leito em pedra dispuseram-se vários spots que, com a sua luz ascendente, criam um bonito efeito na parede.

2. Na garagem

Para a zona de garagem, nada melhor do que os pavimentos de pórfiro: bonitos e resistentes. Este tipo de revestimento assegura um piso para toda a vida, mas é conveniente prestar atenção aquando da colocação, para que a superfície seja o mais uniforme e regular possível. Para gerar um bom contraste com o cinza escuro da pedra, pode colocar arbustos. O verde da natureza quebrará a aridez.

3. Seixos

Para gerar um contraste sensorial com a aridez da pedra lava, uma boa ideia é eleger um revestimento de porcelanato mate com uma cálida tonalidade areia. Trata-se de uma superfície muito elegante e muito prática e fácil de limpar.

4. Pedra e madeira

A garagem e o acesso de serviço tornam-se muito funcionais quando revestidos com pedra. O grande canteiro de madeira traz calidez a um espaço que é, por norma, frio e separa a zona dos carros da entrada para peões. A entrada da garagem é no mesmo material. Todo o sector de acesso inclui tiras horizontais que deixam entrar a luz natural para o espaço. 

5. Liso e rugoso

A zona da casa destinada ao escritório e ao sector da televisão deve ser elegante e incluir toques decorativos personalizados. Este é um espaço no qual recebemos amigos pelo que deve oferecer comodidade. Na imagem, pode-se apreciar uma parede em pedra cinza que combina na perfeição com o móvel em madeira. Os tons escuros da parede e do escritório equilibram-se graças à tonalidade areia do porcelanato do piso.

6. Luzes e texturas

A fachada da casa é que cria uma primeira impressão nos nossos convidados. Também é ela que nos saúda todos os dias. Por este motivo, deve ser bonita e convidativa. Nesse sentido, não deixe de lhe acrescentar um bom projecto de iluminação que realce a volumetria e a textura da pedra. Lembre-se que a beleza da decoração e dos materiais só faz sentido quando iluminada. 

7. Mármore bege, elegância clássica

A pedra usada neste projecto é o mármore que surge no balcão da casa de banho. Escolheu-se uma pedra polida em tons areia e rosados que criam um ponto focal elegante e sofisticado. A tonalidade rosada combina maravilhosamente com a madeira escura do móvel.

8. Granito em cor areia

O sector da cozinha também pode tirar proveito das propriedades da pedra. Nesta divisão, o granito é o material mais adequado, já que é pouco dispendioso, não se mancha e é resistente.

Gosta da pedra enquanto material para construção ou decoração? De qual destes projectos mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!