Como decorar sua casa no estilo clássico

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Singularidade clássica , Bethina Wulff Bethina Wulff Salas de jantar clássicas
Loading admin actions …

Bem, a decoração clássica nunca sai de moda, mas o seu estilo foi modernizado com a mistura de diferentes elementos, ou seja, dificilmente você encontrará um ambiente todo decorado com detalhes da arquitetura grega e romana. No entanto, você verá espaços requintados, com linhas elegantes, sofisticadas e clássicas.

Afinal, esse tipo de decor preza pelos detalhes, exemplo: molduras de gesso, rodapés, entalhes de madeira nos móveis, tecidos utilizados em almofadas, papéis de parede, cortinas com diversas camadas , entre outros itens.

estilo clássico não seria muito funcional nos dias de hoje, então encontramos uma mescla com peças mais modernas e contemporâneas, o que podemos chamar de estilo clássico-moderno. O homify selecionou alguns ambientes decorados com elementos do estilo clássico, confira!

Ambientes amplos

Como mencionamos, o que vemos hoje é a mistura do estilo clássico com o moderno. A decoração clássica requer ambientes amplos e tetos altos, por incluir grandes móveis e peças decorativos ornamentadas, além de chamativas, claro, que pode ser adaptado também para pequenos espaços, como apartamentos. Entretanto, é importante tomar cuidado para não deixar o cômodo com a sensação que falta espaço, devido à grande quantidade de detalhes, estampas e cores escuras dos móveis. 

O estilo clássico pode ser decorado com pequenos elementos espalhados pela residência.

​Características do estilo clássico

Uma visão da sala de estar mais ampla, temos excelentes exemplos de detalhes clássicos. O principal e que ganha destaque são as tapeçarias, posicionadas no chão. Almofadas aveludadas, sofás, móveis em madeira, poltronas em bege e tons neutros dão um toque clássico.

Observe que a paleta de cores é composta essencialmente por preto e também repare no teto: sanca de gesso – toda residência recebeu um projeto luminotécnico.

Um cenário perfeito

É o cenário perfeito, pois o morador investiu em sofisticação. O tapete preto dá destaque a peças como mesa de centro e poltronas acrescentam aconchego para a sala de estar. O estilo tradicional é ainda dominado por poltronas estofadas e graciosas.

As laterais do teto foram feitas de sancas para aproveitar o ambiente, além de criar um clima moderno na cor amarela.

Sanca de gesso na cortina

Neste projeto do escritório é a sanca de gesso responsável por criar o sistema para embutir a cortina. O gesso proporcionará um ambiente muito charmoso.

Ah, os tapetes também têm um destaque especial dentro deste estilo decorativo, muitas vezes em diversas tonalidades.

​Nos dormitórios

Nos dormitórios, podem ser utilizadas camas de madeira com colunas, com ou sem dossel, pois depende do gosto de cada pessoa. Além disso, poltronas e cadeiras imponentes, graciosas também entram na brincadeira. 

A cor cinza é presença marcante na residência. É interessante observar a tonalidade e estilo de cortina é a mesma em todos os ambientes.

Papel de parede

Se não estiverem forradas com um papel de parede chique e padronizado, as paredes clássicas requerem obras de arte antigas… Foi dispensada a presença de colunas, dossel ou mosquiteiros esvoaçantes na cama – proporciona um toque de dramatismo, que é próprio deste tipo de decoração. O que temos é um quarto moderno para dormir e um vaso grande preto do estilo clássico, ou seja, uma peça ou outra para decorar o ambiente.

Iluminação na cabeceira

Uma outra característica desse estilo de decoração é a simetria, com objetos e até mesmo móveis iguais, no mesmo ambiente, assim como mostra a imagem.

Aqui apenas vemos uma decoração simples e sem grandes detalhes, digamos, um decor elegante e sofisticado.

O dourado presente no banheiro

Encontramos um banheiro total estilo clássico. Afinal, as paredes não necessariamente precisam apresentar azulejos como revestimento! Papéis de parede dão um tom elegante ao ambiente, assim como o dourado na moldura do espelho. 

Um banheiro minimalista

Para finalizar, um belo exemplo do lavabo no estilo minimalista! Como mencionamos no texto, o estilo clássico não é mais visto isolado no decor atual, mas com uma mescla do moderno e contemporâneo.

Mais um livro de ideias: 15 ideias com muito estilo para o seu vestuário!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista