SS Apartment: Quartos minimalistas por PAULO MARTINS ARQ&DESIGN

Um T1 de sonho em apenas 46 m2

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O nosso imaginário de casa perfeita associa-se frequentemente a grande moradias com um ou vários pisos e um jardim a perder de vista. No entanto hoje queremos mostrar-lhe como um apartamento pode satisfazer todas as necessidades e mais alguma!

O projecto de remodelação deste apartamento de tipologia T1 foi da autoria dos profissionais da empresa Paulo Jorge Bastos Martins, Arq. Unip. Lda. que se apresenta como um atelier de excelência na produção e execução de projectos arquitectónicos passando também pelo urbanismo e design.

As imagens que se seguem pertencem a um apartamento de tipologia T1 com 46m2 localizado localizado nas águas furtadas de um prédio antigo da década de 70. O edifício situa-se numa área privilegiada da vila de Sever do Vouga em Aveiro.

Espaços amplos

Antes da obra de reabilitação a distribuição espacial do apartamento colocava as áreas sociais da habitação orientadas para nascente e as zonas privativas a poente. O projecto passou precisamente pela inversão dessas orientações hierarquizando o espaço de uma forma mais harmoniosa e menos confusa.

Isto permitiu que as zonas sociais se convertessem nas mais iluminadas, uma vez que possuem mais horas de iluminação solar.

Open space

A intervenção teve então como objectivo principal a mudança da zona social e íntima de lado para lados opostos sendo estas separadas por uma grande estrutura funcional.

A áreas sociais, sala de estar, cozinha e sala de jantar, partilham todas o mesmo ambiente sendo este um grande open space onde os diversos espaços convivem entre si.

Sala de jantar

A sala de jantar é conformada por uma pequena mesa circular com quatro lugares. O branco é a principal tonalidade que caracteriza este ambiente de reunião e partilha. Todos os elementos são brancos à excepção do pavimento em madeira que cria uma grande sensação de conforto.

Arrumação e funcionalidade

Como já verificámos nas imagens anteriores, a organização espacial da habitação é integralmente efectuada através de uma grande rótula espacial que consiste numa grande parede funcional. Esta situa-se precisamente no centro da habitação e distingue-se pela sua tonalidade cinza escura, diferente de tudo o resto. Ali alijaram-se todas as partes funcionais da casa como é o caso da cozinha, máquinas e instalações sanitárias.

Sala de estar

Esta grande peça de mobiliário permite ainda uma grande diversidade de espaços de arrumos que se traduzem em portas gavetas e prateleiras que permitem armazenar todos os equipamentos necessários para o funcionamento da habitação.

sala de estar é pequena e é conformada através de um sofá e tapete creme que combinam com o tom quente da madeira. Em oposição, o grande móvel branco camufla-se com a parede e o ambiente geral criando assim uma sensação de maior amplitude espacial.

Quarto

Chegamos agora às areas privadas da habitação e se as zonas sociais foram as mais expostas à iluminação exterior, o quarto, pelo contrário, ficou com uma configuração mais acolhedora e recatada, ideal para descansar. Os tons seleccionados para a caracterização espacial deste ambiente também sugerem uma serenidade perfeita para descansar ou desfrutar de um livro na tranquilidade do lar.

Relações de proximidade

O quarto possui uma casa-de-banho privativa, sendo esta parte do tal bloco funcional que anteriormente lhe falámos. Este possui uma grande relação de proximidade com a respectiva instalação sanitária. No entanto, ambos os espaços são independentes e separam-se através de um grande contraste tonal entre ambos.

Casa-de-banho moderna

A casa-de-banho é uma divisão moderna e sofisticada com todos os elementos necessários ao bom funcionamento desta divisão. As suas paredes cinza escuras transportam-nos para um ambiente sereno e a iluminação artificial confere-lhe um estilo contemporâneo e tecnológico.

As peças cerâmicas em loiça branca fazem o derradeiro contraste que torna esta casa-de-banho numa divisão espectacular e maravilhosa.

Detalhes incríveis

É precisamente aqui que terminamos, neste quarto acolhedor e moderno em que os detalhes contemporâneos fazem toda a diferença. Neste sentido gostaríamos de destacar a grande porta deslizante cujo design impressiona qualquer um.

Ao fundo, um grande roupeiro embutido na parede permite armazenar todo o tipo de roupas e acessórios. Este armário é a solução ideal para manter um look arrojado e sempre arrumado!

Gostou deste quarto moderno? Então verifique também este livro de ideias com ideias espectaculares de cores para o seu quarto!

Gostou deste pequeno T1? Bastante arrojado, não concorda?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!