por BS - Holzdesign

Como aproveitar a água da chuva e para que fins?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Estamos no outono, a caminho do inverno, e a chuva é companheira destas estações. Apesar de ser aborrecido para andar na rua ou perigoso para andar de carro, a chuva é essencial para a vida do nosso planeta e consequentemente a nossa. 

Certamente que já pensou na quantidade de água que cai e que seria útil aproveitá-la. Pois bem, se quiser ter uma atitude sustentável e amiga do ambiente, partilhamos convosco umas ideias para recuperar a água da chuva, como também algumas finalidades que pode dar à mesma. Além de ajudar a proteger o planeta, irá consequentemente poupar nas suas faturas de consumo de água. Já que os preços por metros cúbicos são cada vez mais elevados.  

No final e com estes gestos bem simples irá ter despesas mais baixas, podendo poupar esta diferença de consumo, para algo que gostaria de fazer, como uma viagem, por exemplo. 

Curioso por descobrir? Depois disso, irá olhar para a chuva de outra maneira! E quem sabe que não dançará a dança da chuva, para haver mais dias de chuva?! 

Como armazenar a água da chuva?

De acordo com um dos relatórios da ONU, realizados em 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Desta forma, devemos todos contribuir com pequenos gestos, de modo a amenizar o gasto individual de água. É da responsabilidade de todos nós e de facto, pequenos gestos no seu dia-a-dia já ajudarão. Como tomar duches em vez de banho, fechar a torneira quando escova os dentes, na hora de lavar loiça também… E se recuperar a água da chuva, consegue uma enorme redução do consumo de água. 

Pode fazê-lo de várias maneiras: deixando garrafões de água vazios na rua, para encherem com a chuva; pode usar baldes ou outros recipientes. No entanto, se pretender algo de bem prático e com alguma sofisticação recomendamos o uso de cisternas. Por exemplo, na Inglaterra é bastante comum usarem cisternas par recuperar a água da chuva. Este é um reservatório que recolhe a água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de reaproveitamento de águas pluviais que faz a captação da água para usos restritos no ambiente doméstico. A cisterna é considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em moradias ou apartamentos. Têm também torneiras para controlar a água que quer usar. 

Recuperar a água da chuva: espelho d'água

Se tiver, no seu jardim, um espelho de água pode enchê-lo com a água da chuva. Evitará gastos extras no seu consumo, já que uma superfície destas requer ainda, bastantes litros de água. Pode optar por introduzir um cloro para tratar água e não criar musgo. 

Recuperar a água da chuva: lagoa

A água da chuva também cai num  lago, não é verdade? Então porque não armazenar água para trocar ou encher a sua lagoa, sempre que seja necessário?! Ao menos é água natural e sem químicos, propícia para os seres vivos que têm no seu lago.

Recuperar a água da chuva: para incêndios

Sala de estar  por Finoptim
Finoptim

Appartement de standing haussmannien

Finoptim

Não estamos na época dos incêndios, porém há que se precaver e armazenar água para uma eventualidade, que infelizmente sabemos que Portugal conhece no pico do calor.

Recuperar a água da chuva: para descarga de água

Casas de banho modernas por BO6
BO6
BO6

Já pensou na quantidade de água que é desperdiçada cada vez que vamos ao WC?! É imensa. E quantas mais pessoas em casa, mais são os gastos. Mas se recuperar a água da chuva e verter no depósito do autoclismo ou diretamente na sanita, irá poupar imensa água da rede ou do seu poço.  

Recuperar a água da chuva: para limpezas domésticas

  por BOOK A TIGER
BOOK A TIGER

Wasser besser vermeiden

BOOK A TIGER

Nas limpezas também gastamos imensa água e para tal fim, a água da chuva é mais do que perfeita! Seja para encher o balde da esfregona ou limpar uma superfície. Por semana, são litros que irá poupar.

Recuperar água da chuva: para lavar roupa

Para lavar umas peças de roupa à mão ou deixar de molho com lixívia por exemplo, pode também usar a água da chuva.

Recuperar a água da chuva: para lavar o carro

Semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, o seu carro precisa de uma boa lavagem. Para tal, pode usar a água da chuva para passar a água com sabão. Para enxaguar pode usar a água da rede ou do seu poço, uma vez que é mais prático com uma mangueira.

Esta opção é válida para quem tem um espaço exterior para o fazer.

Recuperar a água da chuva: para regar jardim; horta; flores; relva…

Jardins modernos por Time2dsign

Sem dúvida alguma que aqui pode e deve usar a água da chuva para regar as suas plantas, flores ou horta. É uma água natural e boa para a vegetação. É claro que num pico de calor, a água da chuva não é suficiente, mas ao longo do ano, já foi poupando e recuperando alguma água. 

Recuperar água da chuva: para engomar!

Casas de banho escandinavas por Elfa Deutschland GmbH
Elfa Deutschland GmbH

Endlich wird Wäschewaschen zum Vergnügen!

Elfa Deutschland GmbH

Invés de comprar água destilada, use água da chuva para o seu ferro de engomar. O seu eletrodoméstico até agradece!

Leia este livro de ideias:

Como armazenar água da chuva em casa.

O que achou deste artigo amigo do ambiente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!