Salas de estar escandinavas por dziurdziaprojekt

13 ideias para uma decoração moderna numa casa pequena

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo moderno é perfeito para decorar espaços pequenos pois, antes de mais, busca simplicidade nas linhas dos móveis e na gama de cores, priorizando tons neutros que criem ambientes relaxados e tranquilos. Para além disso, tem como constante manter os ambientes integrados com o exterior, buscando a maior quantidade de luz natural possível. 

Estas são características fundamentais se o que procuramos é dar uma sensação acolhedora a uma casa pequena onde devemos evitar a opressão e o excesso de elementos. 

Hoje, temos para si 13 ideias para ter uma casa pequena com um aspecto moderno e acolhedor.

Inspire-se com as próximas imagens.

1. Como decorar uma pequena casa moderna

O melhor deste estilo de decoração é a simplicidade pelo que é ideal para espaços pequenos, pois a intenção é aproveitar ao máximo cada recanto, deixando de parte qualquer objecto que não cumpra uma função. Com este estilo, conseguirá emprestar à sua sala uma sensação de tranquilidade.

A tendência em termos de cores passa pelas tonalidade claras, sendo que o contraste pode surgir por via dos têxteis com padrões florais, xadrez ou riscas e uma exímia combinação de fibras naturais. 

A presença das mantas traz calidez e aconchego aos ambientes, assim como a presença de luz natural que é de suma importância nesta tendência. Neste projecto, podemos ver a simplicidade das linhas dos móveis numa combinação de cores neutras e notas vibrantes e a presença da janela que integra a casa com o exterior e vice-versa. 

2. O emprego de cores terra

Os tons terra estão entre os mais utilizados na decoração de tendência moderna já que são capazes de transmitir emoções e influenciam o estado de ânimo das pessoas. Estas cores criam espaços calmos e acolhedores perfeitos para socializar e descansar. Estes tons brindam com naturalidade os ambientes, pelo que a sua sala ficará perfeita para dela se desfrutar ao máximo. 

Pode incluir móveis em madeira e acrescentar toques de cor branca nas paredes e tecto para dar uma maior luminosidade e vida ao espaço. Neste projecto, podemos ver uma delicada combinação de tons bege que transmitem calidez, elegância e modernidade.

3. Espelhos e arte

Para evitar a sensação de opressão dentro dos ambientes pequenos, colocar espelhos será sempre uma grande ajuda já que estes elementos oferecem uma maior amplitude aos espaços, potenciando a luminosidade dos mesmos. Uma parede revestida com um espelho de grande formato fará com que a sua sala se torne sensacional.

Neste exemplo, podemos observar o encanto garantido pela presença de peças de arte, assim como a frescura que transmite a cor amarela. 

4. As cores vibrantes

O amarelo é uma cor alegre que representa a mente e o intelecto, para além de ser um tom optimista. Esta cor é uma boa opção pois projecta brilho e energia. Para as paredes e o tecto, eleja tons suaves, mas, se quer a versão mais vibrante do amarelo, escolha um móvel que seja o ponto focal do espaço e combina-o com tons neutros para não saturar o ambiente.

5. A sala de jantar

A sala de jantar deve ser convidativa e estar em harmonia com o resto da decoração da casa. Assim, a eleição da mesa e das cadeiras é de grande importância. Entre elas, deve-se manter um bom diálogo, cuidando da combinação dos têxteis e dos materiais para as cadeiras e das demais peças de mobiliário. 

E porque a cor é tão importante como qualquer uma das peças que conformam um espaço, dê prioridade a cores neutras que lhe ofereçam uma maior gama de combinações.

6. Um hall de entrada com muito estilo

Talvez só tenha espaço para colocar um móvel bonito que lhe permita deixar as chaves, a correspondência e as cartas, pelo que lhe aconselhamos a escolher uma peça que tenha um toque especial capaz de acentuar a personalidade do espaço e, desde logo, do seu gosto.

Neste exemplo, a combinação de materiais é excepcional: em frente a uma imponente parede de betão, encontramos um móvel com quatro gavetas – que também poderá ser um móvel para sapatos – decorado apenas com uma discreta planta e um par de ornamentos adicionais. A obra de arte na parede acrescenta distinção à área.

7. Um bonito jardim de interior

O hall de entrada é a área que nos saúda sempre que entramos em casa e que cria a primeira impressão que os nossos convidados dela têm quando nos visitam. Deve reflectir tranquilidade, ter uma boa luz e alguns detalhes pessoais. A versatilidade do ambiente permite que o decoremos de muitas formas.

O jardim interior surge sobre uma cama de seixos brancos que contrasta com a parede vermelha. Moderno e sensacional para impressionar os convidados.

8. Uma cozinha moderna e elegante

A opção por manter a gama em tons neutros nunca falhará na decoração de qualquer que seja o espaço que deseja decorar ou remodelar, tampouco tem que ficar aborrecido. Algumas cores a considerar são o bege, os amarelos cremosos, os verdes terrosos, o castanho e o cinza. Esta combinação de cores dissolve as linhas dos espaços e cria profundidade. 

Este é o exemplo perfeito de modernidade e elegância. Aqui combina-se uma variedade de tons como o cinza, os tons metálicos, o bege e o branco, assim como uma cálida iluminação que pinta com pequenas notas amarelas o ambiente, dando-lhe um toque genial.

9. Varanda ou pequeno terraço

Terraços  por Eurekaa

Se mesmo com uma casa pequena, tem a sorte de contar com uma varanda ou um pequeno terraço, não deve esquecer-se de a decorar com muito estilo. Com os têxteis, podemos levar cor e beleza ao terraço sem ter que recorrer a uma grande quantidade de móveis ou acessórios. Um tapete de exterior e várias almofadas tornarão o espaço mais confortável e muito agradável em termos estéticos. Eleja fibras naturais para obter uma sensação mais fresca e relaxada como neste exemplo.

10. O quarto

Esta cama joga com distintos tons de cinza, uma cor elegante, sóbria e sofisticada, perfeita para um quarto e ideal para descansar. 

As paredes em betão dão uma sensação de segurança e de fortaleza, fazendo com que nos sintamos protegidos no espaço mais privado e íntimo da casa. A grande janela permite a incorporação do exterior que traz cor ao espaço com o verde.

11. A casa de banho

Nas casas de banho modernas, podemos observar como a geometria e os materiais dos acabamentos são essenciais para obter um design apelativo.

Divisórias de vidro transparente e o uso de madeira e de betão são uma constante na maioria destes espaços modernos. Sugerimos-lhe o uso de azulejos árabes com uma geometria colorida que tornará a sua casa de banho distinta e especial.

12. Dividindo os ambientes sem obstáculos

Uma boa opção para demarcar os ambientes é através da combinação de diferentes materiais para revestir o piso de cada área. Esta é uma ideia original que permite alcançar o efeito de divisão sem ter que se recorrer a paredes ou a móveis para delimitar o espaço

Escolha materiais que combinem entre eles e procure que um dos espaços seja liso e com uma tonalidade neutra para não sobrecarregar o ambiente.

13. Quando não há janelas, há fotomurais

Quando em casa não há janelas, uma boa opção é incluir um fotomural, pois as perspectivas das fotografias poderão dar-nos essa ilusão de termos uma paisagem por perto. 

Esta sala combina elementos rústicos, modernos e industriais. Podemos ver materiais como o betão, a madeira e a cerâmica a criar um ambiente muito especial e distinto com um toque de modernidade.

O fotomural dialoga com os materiais da sala e as cores, oferecendo amplitude ao espaço.

Vai pôr em prática algumas destas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!