14 erros fatais que cometemos na hora de pintar paredes

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
A Modern Winchester House Project, Studio Hooton Studio Hooton Corredores, halls e escadas modernos
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe alguns dos erros mais comuns que cometemos ao pintar as paredes.

Ainda que pareça uma tarefa muito simples, pintar paredes é um processo que requer passos meticulosos para que o resultado seja bem sucedido. Paredes mal lixadas, com umidade e outras imperfeições irão se manifestar, independentemente das muitas camadas de tinta que usemos para cobrí-las. Pensando nisso, damos aqui alguns conselhos sobre o que deve evitar ao decidir ser pintor por um dia. Veja só.

1. Pular os preparativos

Uma parede que não está bem lixada e limpa não receberá a pintura da mesma forma, e isso vai ser muito evidente depois que a tinta secar. É melhor seguir cuidadosamente todos os passos, por mais chatos que sejam.

2. Não consertar as imperfeições antes de pintar

Os furos, a umidade e as demais imperfeições devem ser consertadas antes de se começar a lixar e a pintar. Do contrário, deixarão falhas na pintura, obrigando-nos a repetir o trabalho.

3. Abusar das texturas

Não há mal nenhum em usar textura nas paredes, desde que tenha como resultado uma superfície atrativa que não seja excessivamente desigual ou com bolhas.

4. Escolher tintas foscas

Decidir por uma pintura muito fosca, ou matte, fará com que as características da arquitetura se apaguem e, assim, o espaço pode ficar sem vida.

5. Escolher mal as cores

Reforma Integral PH, Grupo PZ Grupo PZ Paredes e pisos modernos

As nossas cores preferidas não necessariamente combinam entre elas. Se não está muito seguro sobre que cor escolher, peça ajuda a um arquiteto ou decorador ou, como terceira opção, opte pelo branco que nunca erra, e que pode ser depois complementado por outros itens coloridos coloridos.

6. Abusar da criatividade

Watercolor Spots Pixers Salas de estar coloniais wall mural,wallpaper,painting,watercolor

Pense bem antes de cometer um ato ousado e pintar uma parede de forma muito criativa. O resultado pode não ser o esperado e, depois, o seu trabalho terá voltado ao ponto de partida. É melhor ser prudente.

7. Escolher cores que nos podem cansar

Certos tons podem parecer fascinantes nas primeiras semanas, mas nos cansar pouco depois. Cuidado com cores muito vibrantes.

8. Criar ilusões de ótica ruins

A cor das paredes pode diminuir ou ampliar os espaços. Escolha tons que façam os seus espaços parecerem maiores.

9. Cor em todas as paredes

É melhor pintar só uma parede e deixar as outras em branco do que pintar todo um ambiente com uma só cor.

10. Desenhos muito elaborados

Watercolor graphics Pixers Salas de estar escandinavas wall mural,wallpaper,abstract,painting

A arte não faz mal nenhum às paredes de sua casa. Mas não escolha desenhos que contaminem muito os ambientes. A busca é sempre pelo equilíbrio.

11. Adornos estranhos

homify Paredes e pisos modernos

Um toque diferente pode ser interessante, mas, às vezes, os resultados podem não ser tão bonitos quanto imaginava no começo.

12. Paredes muito escuras

Pintar um ambiente de um tom muito escuro fará com que a luz do ambiente seja absorvida pelas paredes, dando ao espaço um ar um pouco sombrio.

13. Pintura com esponja

Na década de 1990, esta técnica causou furor, mas caiu em desuso e está desatualizada. Hoje, é preferível evitá-la.

14. Pinturas fantasiosas

homify Paredes e pisos asiáticos

As pinturas fantasiosas fora dos quartos de criança podem não ser uma boa ideia. É preferível optar por paredes de uma só cor e recorrer a adesivos para melhores resultados.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista