Antes e depois – apartamento de 37m2

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Continuando a nossa série de artigos de antes e depois com o intuito de lhe mostrar projectos reais que inspiram todos que tencionam fazer obras e ligeiras alterações em casa. Atelier RNB é o nome do atelier de arquitectura que remodelou este pequeno apartamento na capital da Córsega – Ajáccio.

A sua principal característica é o seu tamanho, pequenas dimensões com uma área total de 37m2 e pés direitos de 3.40m de altura fizeram as delicias do projecto, oferecendo infinitas opções para atender às necessidades dos seus habitantes. No entanto, antes da remodelação, os novos proprietários queixavam-se da má distribuição dos espaços e ansiavam ter espaços interiores que proporcionassem mais a sua utilização conjunta, tal como ter uma cozinha com boas áreas mesmo dependendo do mínimo espaço do apartamento. No projecto surgiram novas paredes, criando novas divisões e posteriormente aplicada cor, transformando este mini apartamento num apartamento sem faltas e muito urbano. Espreite as diferenças!

A cozinha – veja as diferenças!

  por Atelier RnB
Atelier RnB

La cuisine avant et après

Atelier RnB

Antes das obras a cozinha era um espaço fechado com paredes e porta e ocupava quase metade da área do apartamento, ou seja, o espaço estava mal dimensionado. Mas o seu tamanho desproporcional não era a única falha. Na imagem à esquerda é possível ver como era necessário e urgente substituir os materiais e acabamentos desta cozinha, pois já não correspondia às necessidades contemporâneas deste jovem casal. No projecto de remodelação a cozinha e a sala de jantar e estar são na mesma divisão. Agora existe também um balcão que facilita na hora de preparar refeições. É uma cozinha completa, com várias zonas de armazenamento cumprindo assim com uma das condições impostas pelos proprietários. O uso da cor vermelha é atraente e jovem, não é apenas usado para quebrar a homogeneidade do espaço mas também ajuda a definir visualmente as diferentes funções que ocorrem simultaneamente no mesmo espaço.

Arrumação – veja as diferenças!

  por Atelier RnB
Atelier RnB

Les pièces de vie avant et après (depuis l'entrée)

Atelier RnB

Já foi mencionado anteriormente, mas a arrumação e locais de armazenamento era uma das premissas principais. Sabe-se à partida que sendo o espaço pequeno esta tarefa se torna amplamente dificultada. Mas todas as ideias e espaços aproveitados de certo modo são uma mais valia. Foi criado uma divisão onde foram incluídos todos os electrodomésticos essenciais, como mini frigorífico, microondas e máquina de lavar roupa. Nesta fotografia visualizamos isso lindamente mas se reparar na foto em cima, a da cozinha, consegue perceber que a divisão de que lhe falava é o tal balcão de apoio que fica juntinho à mesa de refeições.

Casa de banho – veja as diferenças!

  por Atelier RnB
Atelier RnB

La salle de bain avant et après

Atelier RnB

Velho e a precisar de obras era como se encontrava a casa de banho deste mini apartamento. A sua remodelação alterou por completo a imagem deste apartamento. Agora o espaço está mais iluminado pois o vão da janela foi aumentado transformando o espaço por completo – agora está muito mais amplo. As alterações deixam-na mais funcional e eficiente apesar de na realidade agora ter menos metros quadrados do que tinha anteriormente. São opções e alterações que mudam drasticamente o espaço e maneira como o vemos. Uma particularidade é a sanita não se encontrar nesta mesma divisão mas noutra.

As cores neutras foram substituídos por uma elegante e arrojada combinação de cores – cinzento e vermelho – que ja vem a ser utilizada ao longo de todo o apartamento.

O corredor – veja as diferenças!

  por Atelier RnB
Atelier RnB

L'entrée avant et après

Atelier RnB

Em geral, todos os espaços da casa mudaram, incluindo aquele que fazia a ligação entre divisões – corredor. Quando se entra neste apartamento, no hall,  existe do lado esquerdo um armário com acabamento branco aperfeiçoado em relação ao anterior. Aliás, é visível o aperfeiçoamento dos detalhes que harmonizam o espaço e criam atmosfera. O chão, as paredes e o tecto foram tratados e retocados dando continuidade e fazem a ligação ao restante espaço.

O quarto – veja as diferenças!

  por Atelier RnB
Atelier RnB

La chambre avant et après

Atelier RnB

O quarto tem entrada pela sala, através de degraus que o levam a um patamar ligeiramente superior (80cm). No quarto, na zona mais privada da casa o linguagem é semelhante à usada no resto da casa: uma paisagem de cores vivas, onde tonalidades de cor fazem a diferença. Uma cama de casal, duas mesas de cabeceira e um guarda-roupa em forma de L são as únicas peças de mobília que habitam o quarto. Do lado oposto à cama, na parte superior da parede existe uma tira de material translucido que permite passar luz a partir da sala de estar.

A sala multifuncional

Salas de estar industriais por Atelier RnB
Atelier RnB

Le coin salon

Atelier RnB

Nesta fotografia conseguimos perceber como é realmente este espaço. Estamos no espaço que é sala de estar, de jantar e cozinha ao mesmo tempo e que através dos degraus se tem acesso ao quarto. O painel horizontal de material translucido é que faz passar luz natural para o quarto. Esta sala é polivalente e os 80 centímetros de altura que separam a zona social da privada são nada mais nada menos como um conjunto de caixas de madeira colocadas nesta posição, se forem colocadas de outra maneira poderá criar uma mesa de apoio para um café, um banco para sentar ou apenas cubos com arrumação interna.

Quando a dimensão é um problema, a multi funcionalidade e adaptabilidade dos espaços são características muito importantes. É assegurado assim, que mesmo sendo um apartamento de reduzidas dimensões se consegue atender às mesmas necessidades e comodidades como qualquer outro podendo adaptar-se a diferentes necessidades futuras.

Salas de estar ecléticas por Atelier RnB
Atelier RnB

Le coin salon, lit déplié

Atelier RnB

Mesmo com 37 metros quadrados é possível ter uma cama extra para um amigo ou familiar que visite por poucos dias. É através de um espaço criado por baixo do quarto que aparece uma cama que suavemente desliza e transforma a sala em mais um quarto. Um quarto improvisado para acomodar visitas, de maneira confortável e super simples. Agora, este pequeno apartamento é finalmente uma casa que permite que seus proprietários habitem um espaço pequeno confortavelmente e sem faltas ou necessidades.

Se quiser ver todas as imagens, inclusive a planta antes e depois, clique aqui.

Estava a espera que se conseguisse fazer uma remodelação com uma finalidade tão funcional?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!