Casas modernas por Ad Hoc Concept architecture

10 revestimentos que ficam muito bem em fachadas pequenas

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Deve analisar bem as características da fachada da sua casa para projectar um bom revestimento, nem todos os revestimentos ficam bem em qualquer fachada. Tudo depende das suas dimensões e componentes que já tem em vista como estrutura. Estes detalhes vão levar a uma decisão daquilo que ira usar, o que poderá definir o estilo da casa.

Neste livro de ideias ficará a conhecer 10 revestimentos para em pequenas fachadas, é possível que alguns deles se fiquem bem na fachada da sua casa. Explore abaixo estes 10 exemplos e pense se seria uma boa opção para si.

1. Parede com textura geométrica

Este revestimento confere à fachada uma textura interessante. É uma forma original de colocar elementos rectangulares numa parede, não estando alinhados numa só superfície, uns estão mais para fora que outros. Pintados de uma cor neutra, as suas sombras e luzes revelam uma bela textura, sem que sintamos que a fachada está sobrecarregada.

2. Tijolos pintados

Uma fachada muito pequena, azulejos pintados com texturas lineares, esta é uma forma de dar proporção e acentuar a horizontalidade do desenho. O branco é também importante nesta fachada, que já tem vários elementos contrastantes, como a porta de madeira e as janelas, qualquer outra cor daria um aspecto ainda mais pequeno a esta fachada.

3. Pintura numa cor forte, com inspiração colonial

Uma combinação de uma cor forte com o branco, em volta dos vãos, portas e janelas, é uma boa escolha para esta fachada no estilo colonial. O candeeiro na parede confere-lhe um carácter especial, assim como o desenho das janelas e portas com vidro e madeira. Uma cor forte e contrastante fica sempre muito bem com o branco.

4. Cofragem do betão forma textura deixada à vista

Casas modernas por NonWarp

O betão armado à vista traz uma outra dimensão e caracter a este projecto. Deixar o material exposto é sempre uma alternativa interessante.  Neste caso a transparência e a cor dos elementos de vidro de cada lado, reforçam a textura e a cor sólida deste volume de fachada. A iluminação, muito dramática, ajuda a visualizar melhor a textura do betão.

Veja 6 conselhos para criar uma fachada inovadora.

5. Friso suave para casas rústicas

Casas rústicas por Fainzilber Arqts.
Fainzilber Arqts.

Galería en acceso principal

Fainzilber Arqts.

Numa casa em estilo rústico, como esta, com a estrutura de madeira ao natural e o telhado de telhas, o revestimento liso e uma cor neutra dão-lhe carácter. O que se completa com a porta de madeira, também rústica, e os detalhes da decoração.

Veja aqui outros espaços no estilo rústico.

6. Combinação de materiais, sem sobrecarregar

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas: Casas rústicas por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Se quiser combinar texturas numa fachada, recomendamos que comece com uma parede lisa. Esta fachada de pedra foi colocado em partes da parede da entrada da casa. Assim, idealmente, para evitar sobrecarregar do design, manteve-se o resto das paredes com cor simples contrastando com revestimento de pedras.

7. Escolher bem onde começa uma cor e acaba a outra

Usando duas cores numa fachada, é um detalhe que deve ser estudado muito bem, onde uma cor termina e outra começa, esse é o ponto a ter em conta para que a fachada seja coerente. Usar telhado, janelas, portas e qualquer outro elemento da concepção da fachada, para definir a cor da linha divisória é recomendado.

8. Vidro, mas sem ocupar toda a fachada

O vidro é sempre um aliado nas fachadas e se elas são pequenas ainda melhor, a transparência do vidro permite ampliar visualmente qualquer espaço, se você tem a vantagem de ter um jardim, árvore, fonte ou qualquer elemento da natureza que pode integrar melhor ainda . O foco é sobre detalhes interessantes que podem adicionar, dando importância à frente da sua casa.

9. Jogo de tijolos cria diferentes texturas

Tijolo é um material que nunca lhe fará ficar mal, nesta fachada foram combinadas com texturas, sob a forma de colocação e dimensões do tijolo. A sua cor, textura e tradição fazem deste um material significativo para uma boa fachada. Não hesite em usá-lo para cobrir a frente de sua casa.

10. Totalmente em pedra, tão natural como possível

Neste fachada de pedra uma parte importante da sua concepção, está em colocar as pedras ao mesmo nível, sem criar texturas, colocado de forma a que dê um acabamento substancialmente liso. A construção de carácter rural que brilha com a visão da parede, que mais parece uma parede construída com pedras.

Explore aqui outras dicas para construir casa.

Que revestimento prefere? Partilhe a sua opinião, deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!