Apartamento simpático e acolhedor

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa, atelier B-L atelier B-L Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

O Bairro de Alvalade resultou da necessidade de criar novas áreas residenciais na cidade de Lisboa, que se desenvolveu maioritariamente durante a segunda metade do Estado Novo. Outrora composto por um conjunto de quintas e campos onde a nobreza se deslocava para relaxar, atualmente esta zona é caracterizada por um misto de tradição e modernidade.

O projeto que lhe apresentamos hoje resulta de um trabalho de reabilitação de um apartamento situado no coração deste bairro. BL Design e Arquitectura de Interiores foi a equipa responsável por este projeto que transformou uma pequena habitação desatualizada num espaço mais moderno e funcional.

Remodelação

Ocupado por uma família de quatro pessoas, o apartamento é constituído por apenas noventa metros quadrados. Sendo a área disponível para remodelação bastante limitada o principal desafio do projeto acabou por assentar na reorganização do esquema funcional e libertar cada divisão de tudo o que não era essencial.

Funcionalmente o apartamento foi dividido em duas áreas fundamentais. Uma primeira área mais pública de rápido acesso a partir da porta principal que é composta por um hall de entrada, cozinha e sala de estar sendo que os dois quartos, o escritório e a casa de banho, pressupondo uma maior grau de intimidade, foram integrados numa zona mais resguardada da casa.

Sala

Embora a decoração da sala seja bastante simples é notória a escolha cuidada de cada elemento. Nos pavimentos foi integrada a madeira, responsável pelo ambiente acolhedor da maioria das casas familiares, contrastado pelo cinzento das paredes e pelo branco das portas. 

O sofá define a zona de descontração do espaço acompanhado por uma pequena mesa de pé alto. Atrás deste foi integrada uma zona de jantar com uma mesa circular e quatro cadeiras muito versáteis. 

A sala caracteriza-se pela escolha diversificada de elementos que resulta num conjunto bastante eclético – a contraposição de um sofá escuro com uma mesa de jantar clara e a inserção de um aparador antigo em madeira.

Circulação

Um dos aspetos mais interessantes desta intervenção é a eliminação da porta que separa a sala de estar do hall de entrada e da cozinha. Desta forma além de se aumentar a sensação de espacialidade destas divisões, garante-se uma circulação mais livre entre as áreas mais públicas da casa, acabando por evidenciar a intimidade dos restantes espaços.

Cozinha

A cozinha foi sem dúvida o espaço mais intervencionado desta habitação. Apesar de se ter mantido alguns elementos originais como a banca em pedra, foi introduzida uma nova dimensão contemporânea que combinando a utilização do verde menta nas bancadas com os tampos em branco transformaram esta divisão sombria num espaço luminoso.

Casa de banho

O resultado final da casa de banho assenta sobretudo num trabalho de organização que procurou explorar ao máximo as potencialidades de um espaço com dimensões reduzidas. Ainda assim optou-se por manter a banheira, que revestida com azulejos em mosaico assume-se como o principal elemento decorativo desta divisão. De forma a maximizar os espaços de arrumação, a bancada onde assenta o lavatório foi prolongada até ao limite da banheira.

Closet

Totalmente revestido em branco, o closet é uma das novas adições da casa, levando-nos ao quarto principal da habitação. A zona de transição entre estes dois espaços foi assinalada com a presença do preto. 

Contrastes

Todo o projeto de reabilitação foi desenvolvido sobre a ideia de contrastes: A integração de elementos contemporâneos numa casa com características mais antigas, a escolha de uma paleta diversificada capaz de diferenciar os ambientes e a presença de mobílias de estilos muito diferentes que dão origem a um conjunto equilibrado. 

Muitas vezes pensamos que necessitamos de muito espaço para viver confortavelmente quando o que realmente precisamos é de espaços bem pensados e acolhedores. A prova disso é precisamente este projeto que através de um excelente trabalho desenvolvido por uma equipa multidisciplinar transformou noventa metros quadrados numa casa muitíssimo completa.

Conte-nos a sua opinião. Diria que este espaço tem apenas noventa metros quadrados?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista