Sugestões de decoração para salas pequenas!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

São inúmeras as pessoas que hoje em dia se deparam com o grande dilema que é comprar ou arrendar uma casa que lhes encha as medidas, mas que não estoire o orçamento familiar. Quantas vezes nessa procura encontramos a casa dos nossos sonhos e temos que desistir dela por não haver como pagar a renda?

Para quem se encontra nesta situação e teve que baixar as expectativas, a solução passa por optar por uma habitação mais pequena. No entanto isto não é motivo para desanimar! Com um pouco de criatividade, conseguimos resultados excelentes nas nossas (pequenas) casas. Se dentro dos seus poucos metros quadrados ainda há espaço para uma sala que não vai deixar de existir para dar lugar a outra assoalhada, este artigo foi feito à sua medida! Deixe-se levar pelas nossas sugestões e surpreenda-se com a decoração possível dentro de uma sala pequena!

Reuniões com amigos?

Salas de estar ecléticas por Honeybee Interiors
Honeybee Interiors

Queens Park House

Honeybee Interiors

Se é do tipo de pessoa que vive claramente para ser anfitrião de convívios entre amigos, não deixe de o fazer só porque a sua sala ficaria com mais pessoas por metro quadrado do que um festival de verão! Em vez de entrar em stresse por causa disso, crie o espaço necessário para receber as visitas, através da selecção de uma mesa de centro que funcione de assento: não fica com excesso de lugares nos dias mais calmos, mas também não fica aflito sem lugares quando a sala encher. Sugerimos apenas que tenha em atenção o barulho para não incomodar os vizinhos!

O super lugar de destaque

Moradia na Aguda | 2013: Salas de estar modernas por Susana Camelo
Susana Camelo

Moradia na Aguda | 2013

Susana Camelo

Não é por ser pequena que se pode dispensar assentos, por isso comecemos exactamente por este: uma cadeira suspensa. E por que não? O espaço pode não ser muito, mas com certeza que uma cadeira deste tipo rapidamente virará a atracção principal da sua sala! E pensando bem, deixa bastante espaço livre no chão e ainda dá para recolher caso não seja necessária. 

Candeeiro curioso

PRIMAVERA VERÃO: Salas de estar tropicais por Entre Led e Design
Entre Led e Design

PRIMAVERA VERÃO

Entre Led e Design

Outra sugestão interessante e talvez um pouco contraditória é um candeeiro de pé. Sim, podem ser enormes e ocupar imenso espaço, mas no sítio certo não só proporcionam uma fantástica iluminação como ainda decoram o espaço como se de um curioso se tratasse! Quem resiste a um candeeiro tão pouco discreto a espreitar por cima do ombro? Além disto, a sua mobilidade (contrastando com o conceito de candeeiro fixo aplicado no tecto ou na parede) permite iluminar diversos pontos da sala à vez, conforme a necessidade. A dificuldade encontrará quando for o momento de decidir por que modelo optar…

Home sweet home

Sala - entrada: Salas de estar modernas por Monstros
Monstros

Sala – entrada

Monstros

Home is where your heart is – não é o que dizem? Pois bem. Então por que não trazer a nossa casa de toda a vida para dentro da casa da vida de agora? Com toda a mobilidade que a conjuntura actual nos obriga, é provável que muitos dos olhos que lerão este artigo estejam fora das suas terras-natal. Se estes sítios simbolizam boas recordações e se se abre um sorriso de orelha a orelha quando falamos deles, por que não trazer um pouco mais essas lembranças para o nosso quotidiano? Decorar a nossa sala, o nosso espaço de convívio, com quadros, fotografias ou bibelots relativos à nossa cidade fará com que o nosso Eu actual esteja em constante contacto com o nosso Eu de outros tempos. 

It's ok to be small!

A sala é pequena, mas este adjectivo não precisa de se aplicar a mais nada neste espaço! Já se falou de iluminação, mas que tal um grande néon por cima do seu sofá? Enche, preenche e causa impacto em qualquer pessoa! Afinal de contas, quantas salas de estar conhece que têm tal decoração? A ideia é sentir-se em sintonia com o poder desta luz, por isso deixamos a cor e o formato ao seu critério.

Paredes cheias!

A conjugação de diversas decorações de parede não é restrita a este artigo, mas enquadra-se na perfeição. E por falar em quadros, já pensou em juntar naquela parede aqueles quadros que estão arrumados ou que quer comprar, mas que ainda não o fez por ter falta de espaço na sua sala de estar? Deixe-se disso e seja ousado! Encontre molduras distintas para cada tela ou fotografia e exponha as suas obras de arte – ou as que comprou em segunda mão naquele mercado de rua. Com certeza que esta ousadia despoletará conversas tão variadas como as imagens expostas.

Espaço meu, espaço meu!

Para quem dá primazia ao tempo passado consigo próprio, transformar a sua pequena sala num espaço de uso exclusivo para os seus pensamentos é uma solução muito acertada. Porque nem todas as pessoas são iguais, não tem que se sentir estranho por preferir destinar esses metros quadrados para si. Se dá valor à leitura de um bom livro enquanto bebe um chá ou um copo de vinho, pode pensar em adquirir uma chaise longue, um candeeiro especialmente colocado para iluminar este espaço e algumas velhas espalhadas, de forma a tornar a sua sala num espaço tranquilo. No entanto, e porque é melhor prevenir que remediar, não descure a existência de outro assento.

Traga a sua biblioteca para a sua sala de estar!

Os aficcionados por livros estiveram até agora à espera desta sugestão: transformar a sala de estar num paraíso bibliotecário! Reúna esses seus melhores amigos, traga-os para a sala e crie um ambiente propício à leitura! A parte superior das paredes revestida de prateleiras que oferecem espaço para que todos tenham o seu sítio, a parte inferior com um sofá que permite a leitura sentado ou deitado. A cereja no topo do bolo? Um fogão de sala que melhora substancialmente o ambiente quando aceso. Deixe-se perder no tempo enquanto mergulha nas mais recentes compras da última ida à sua livraria preferida!

Para que não fique nada por dizer…

O espaço é pequeno e prefere não ocupar o pouco que resta com decoração? Então decore sem perder área: a pintura de uma parede com uma cor diferente (ou várias!) decora por si só a sala. Se optar por uma tinta que imite a ardósia dos quadros da escola de outros tempos, melhor um pouco! Essa parede tornar-se-á um enorme chat para que todas as mensagens possíveis sejam trocadas entre os intervenientes. Verá como será irresistível para cada habitante e visita a escrita de recados.

Palavra de ordem: aproveitar!

Salas de estar modernas por Studio HAUS
Studio HAUS

Salottino

Studio HAUS

É realmente um espaço minúsculo, mas é a sala que tem, por isso não desespere! Esqueça a televisão e dê primazia aos assentos. Aproveitar uma das paredes para construir prateleiras embutidas também é uma óptima ideia para não perder espaço e ganhar arrumação. Mas o que realmente importa aqui é a presença de plantas, que suavizam o ambiente e ainda permitem a renovação do ar!

A sua pequena sala tornou-se grande com estas dicas de decoração? Deixe uma crítica na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!