Cozinhas modernas por Concepto Taller de Arquitectura

Cozinhas pequenas: 7 ideias para aproveitar o espaço ao máximo!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A sua cozinha é pequena e não sabe como aproveitar de maneira funcional cada centímetro? Não se preocupe mais. Neste artigo, compartilharemos consigo algumas ideias do que pode fazer para que na sua cozinha caiba tudo o que pretende nela acomodar – incluindo o cozinheiro! – mantendo, ao mesmo tempo, a funcionalidade. 

Nestas circunstâncias, um pouco de engenho e de criatividade são suficientes para criar, no nosso espaço, divisões cómodas e visualmente amplas. 

Veja as nossas propostas.

1. Um design compacto

Tudo cabe num espaço se soubermos acomodar cada elemento. Se ainda vai a tempo de escolher um modelo de cozinha, sugerimos que seja compacto e funcional para que possa realizar todas as actividades, mesmo tratando-se de uma área exígua. Nesta imagem, vemos um bom exemplo disso. Uma cozinha compacta com uma barra de pequeno-almoço. Um design brilhante e moderno do gabinete Tuxtla Gutiérrez.  

2. Mesclar áreas distintas

Cozinhas modernas por arQing
arQing

Cocina en los Tuxtlas.

arQing

Uma forma de tirar partido do reduzido espaço de uma cozinha – e de toda a casa, se esta for pequena – é integrando ou mesclando espaços. Vemo-lo perfeitamente executado na imagem onde uma cozinha estreita se prolonga até alcançar a área de refeições. Se optar por esta solução para a sua cozinha, siga a mesma linha de desenho e cromática, para que ambas as áreas se integrem de forma harmoniosa. Um desenho da ArQing

3. Um balcão multifuncional

Se, na sua cozinha, cabe um balcão, tire proveito dele, pois pode servir para preparar e cozinhar alimentos, mas também tomar o pequeno-almoço, almoçar e jantar e até como pequeno bar. A península cria, sem dúvida, um ambiente mais propenso ao convívio. Na imagem, um projecto da Citlalli Villareal

4. Que não falte iluminação

Um factor importante e regra de ouro para todas as divisões que queremos que pareçam maiores é a iluminação. A luz natural e artificial fará com que se ganhe amplitude, ainda que seja só uma ilusão de óptica. Observamos esse exemplo na fotografia desta cozinha com uma estética rústica. 

Imagem cortesia do gabinete Amarillo Interiorismo

5. Uma ilha multifuncional

Uma ilha para uma cozinha pequena? Claro que sim, mas só se a sua cozinha for aberta e integrada na divisão adjacente (sala de estar ou sala de jantar). Uma ilha multifuncional serve para preparar alimentos e para refeições informais, incluindo, ainda, um generoso espaço de arrumação para os utensílios e para a colocação de electrodomésticos e exaustor. 

Atreva-se! Como se atreveu nesta cozinha da Citlalli Villareal.

6. Em forma de L e com estantes adaptáveis a cada recanto

Se a largura e o comprimento não são similares, os desenhos de perímetro são a melhor solução. Eles oferecem uma grande superfície de balcão e grandes zonas de armazenamento. Numa configuração semelhante à da imagem, a melhor ideia é mandar fazer uma cozinha por medida para que cada centímetro seja aproveitado ao máximo. 

Recorde-se: os desenhos de cozinhas em ’L’ permitem colocar, na maioria das vezes, uma pequena mesa, garantindo assim a funcionalidade da cozinha. 

Um projecto do escritório Amarillo Interiorismo.

7. Detalhes que fazem sorrir

Para além dos armários que melhor tirarão partido do desenho da cozinha, é importante incluir detalhes originais que nos façam sentir bem e que nos motivem a cozinhar os melhores pratos e a partilhá-los com os nossos. Que tal uma parede em lousa? Pode usá-las para fazer desenhos, escrever receitas ou frases inspiradoras! 

Uma proposta do gabinete Concepto Taller de Arquitectura.

O que achou das nossas propostas? Vai pôr alguma delas em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!