Salas de estar ecléticas por Saar Interior Design

11 maneiras de decorar a sua pequena sala de estar

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma sala pequena pode ser tão confortável e agradável como os restantes espaços. Para tal, necessitamos de truques especiais e importantes, como: usar móveis proporcionais ao tamanho da área; adicionar apenas os acessórios necessários; usar peças à medida; privilegiar a vista do exterior e decorar com plantas/flores.

Pode ainda, tornar uma pequena sala polivalente e aberta para outros espaços, pondo em prática alguns truques, como cores adequadas e uma boa iluminação. 

Anime-se, porque é fácil!

Escolher um sofá pequeno, proporcional ao espaço

Se a pequena sala de estar tiver janelas, já ganhamos a primeira ideia. A luz é muito importante e tem um papel preponderante numa habitação, sobretudo se falarmos de salas pequenas. As cores claras, como o branco, permite refletir a iluminação no resto do espaço, criando um sentimento de amplitude e de abertura. 

Neste caso, a paleta cromática é fornecida pelos têxteis, tornando esta sala de estar harmoniosa. Refere-se ainda, que escolheram sofás proporcionais ao espaço. 

Iluminação e plantas para dar vida à pequena sala

Se tiver um espaço estreito e pequeno. Pode optar por um sofá/móvel, também alongado e proporcional ao espaço, talvez pode optar por um sofá sob medida. Não nos devemos esquecer ainda, das cores claras e neutras ou terra. E, finalmente, de uma boa iluminação e plantas, pois ambos dão vida à pequena sala de estar.

Melhorar a sensação do tamanho, se a partir da sala podemos ver o jardim

Salas de estar modernas por Spazio3Design
Spazio3Design

Últimos trabajos

Spazio3Design

Se for possível escolha uma posição privilegiada para projetar a sua sala de estar, perto da janela e consequentemente perto de uma vista do exterior. Esta sala de estar, ganhou imenso com a perspetiva, como se a sala se abrisse para fora. 

Nesta imagem, o espaço foi decorado com um sofá de três lugares e apresenta um design discreto. As duas mesas de apoio substituem a mesa de centro. As plantas são vida, distraindo o tal sentimento de pequenez.

Materiais bonitos e muita luz para distrair as atenções do tamanho

Um sofá de pele de cor clara, em frente uma mesa de centro envidraçada. O resto é luz. Portanto, o espaço não está demasiado sobrecarregado, deixando uma zona para a circulação. Sem esquecer o cuidado pela textura, materiais e acabamentos, que valorizam um pequeno espaço. 

Usar um sofá para definir a área e tirar proveito da parede

Salas de estar modernas por homify

Se o sofá de canto ou em forma de L tinha sido colocado junto da parede, o espaço teria ficado muito mais reduzido e não permitiria outras funções nesta sala de estar. Mas o facto de terem colocado e delimitado a área, permitiu aproveitar bem esta zona, com lareira e televisão. 

Nota: a TV suspensa é uma opção a considerar para poupar espaço.

Optar por linhas retas e simples no mobiliário é melhor para espaços pequenos

As linhas retas e simples no mobiliário é mais adequado para espaços pequenos. Neste projeto, não dispensaram de uma pequena e discreta mesa de centro, de um sofá de dois lugares e muito confortável. Na restante decoração predomina harmonia, luz e vegetação. 

Não importa o estilo de mobiliário desde que seja proporcional ao espaço

Aqui, temos uma televisão suspensa à parede e em frente a um pequeno sofá de dois lugares, bem como uma mesa rústica. O banco suspenso, no fundo da sala, permite decorar mas também aninhar-se para descansar ou ler um livro.

Neste espaço predomina o estilo rústico, o mobiliário é proporcional ao espaço e tudo parece harmonizar-se lindamente. 

Um layout horizontal ajuda a ampliar

Este é um pequeno espaço rectangular e a largura é bem limitada. Dispuseram um sofá com pouca profundidade e de três lugares. Na cabeceira do sofá, optaram por criar uma parede diferente, com uma parede tipo pedra e uma tela de várias, o design desta parede proporciona um efeito de profundidade, ampliando visualmente o tamanho. O jogo de cor, do tapete, quadro e almofadas, torna o espaço alegre e jovem, que até nos esquecemos de que é pequeno! 

As cores claras e valorizar a vista para o exterior

Salas de estar modernas por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Apartamento decorado RJZ -

Gisele Taranto Arquitetura

Um espaço pequeno, sóbrio e discreto. A frente da sala dispõe de uma TV na parede, uma zona de arrumação, uma estante biblioteca e dois puffs que complementam a necessidade dos visitantes. Em frente existe um pequeno sofá. 

A luz natural, o tom bege e o espaço clean e organizado, permite distrair a mente dos pequenos metros quadrados. Truques infalíveis!  

Fotografias, quadros e um pequeno sofá

Sala pequena e eclética. Com pequenos móveis, mesa pequena e pequenos bancos. Prevalece a luz e a cor cinza muito clara. Bem interessante para um espaço pequeno.

O melhor para espaços pequenos é a luz, as flores, a cor e as texturas

Quando os espaços são pequenos esquecemo-nos do layout tradicional e aproveitamos todos os pequenos espaços, mesmo que seja debaixo das escadas. Se tiver um vão nas suas escadas terá imensas possibilidades de projetos e um deles poderá ser uma pequena sala de estar. Com poucos móveis e aproveitando bem o comprimento, consegue criar um espaço incrível, tal como este exemplo. Não se esqueça de cores claras, da iluminação, das plantas, das flores e das diferentes texturas.

Para mais informações sobre salas de estar pequenas, recomendamos: 

Ideias fabulosas para decorar uma sala pequena;

As melhores opções de sofá para uma sala pequena;

7 dicas para aproveitar ao máximo a sua sala de estar pequena.

A sua sala de estar é pequena? O que achou destes exemplos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!