por ARAL TATİLÇİFTLİĞİ

Uma casa modesta para o encantar

Mariana Caldeira Mariana Caldeira

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Hoje a homify 360º selecionou uma casa dedicada a todos os fãs dos livros de fantasia e contos de fadas. Seja para satisfazer a imaginação dos seus filhos ou para finalmente responder aos seus sonhos de infância, este é o espaço ideal para umas férias diferentes. 

Além das características ambientais e arquitectónicas que tornam este lugar único, a construção pertence a uma família local, que se dedicou a partilhar a sua paixão por esta região com os hospedes que os visitam. Venham connosco e fique a conhecer algumas imagens de uma experiência turística especial, para a sua próxima viagem.

Contexto e arquitetura

Situada entre as paisagens únicas que pontuam a bacia do mar mediterrâneo, a casa encontra-se numa das poucas ilhas pertencentes à Turquia no mar Egeu. Conhecia por Ténedos em português, e Bozcaada em Turco, esta região encontra-se junto à entrada do estreito de Dardanelos e além de se dedicar ao turismo e à pesca, é muito conhecida pelas suas uvas e produção de vinhos com séculos de história. 

Dadas as características do lugar, a construção materializa-se através de linhas e materiais assumidamente rústicas. As paredes naturalmente desalinhas e as coberturas em telha são apenas interrompidas pelas janelas e portas em madeira pintada de vermelho. A paleta de cores criada, em conjunto com a vegetação, acaba por criar uma atmosfera simpática e convidativa de acordo com os requisitos de um espaço turístico, sem prescindir dos pressupostos da arquitetura local.

Interiores

Os interiores refletem a humildade da própria região. As paredes e tectos em tons claros são harmonizados com o pavimento com um tom mais orgânico. A inexistência de um grande trabalho que decorasse os interiores acabou por resultar em espaços com grandes áreas disponíveis, ocupadas apenas pelas mobílias estritamente necessárias. Desta forma, além de se traduzir o espírito do lugar em cada espaço, cria-se as condições favoráveis à circulação de famílias numerosas com crianças.

Circulação

Numa composição espacial ligeiramente labiríntica, algumas divisões são compostas por diferentes áreas ligadas entre si. A planta criada acaba por estimular uma circulação informal e dinâmica, deixando alguns aspectos da ocupação do espaço ao critério do utilizador. Além dos percursos visíveis através da planta, a construção teve de vencer alguns desníveis existentes na topografia, que acabaram por servir de argumento ideal à distinção entre diferentes áreas. 

Espaço

As casas de banho foram concebidas segundo os meus pressupostos de otimização do espaço disponível que informaram o resto da casa. Sendo assim, optou-se pela integração de louças de casa de banho que ocupassem pouco espaço que, em conjunto com a entrada de luz natural conseguem tornar o espaço mais amplo. Apesar de se ter mentido a predominância de tons claros e neutros, as paredes foram revestidas por azulejos com padrão geométrico capazes de quebrar um pouco a monotonia.

Gracioso e modesto

Apesar deste ser um projeto verdadeiramente modesto, demonstra-nos, mais uma vez, como é possível criar espaços interessantes em qualquer contexto. A graciosidade da construção resulta das linhas e materiais tradicionais, que caracterizam o exterior, e a simplicidade do trabalho desenvolvida nos interiores. Surpreendentemente, muitas vezes são estes espaços vernaculares que proporcionam os ambientes mais acolhedores.

O que achou desta casa? Aceitava para umas férias na Turquia?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!