Salas de estar escandinavas por House Envy

8 cores para pintar as divisões da sua casa (ficarão sensacionais)

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

A cor é um dos principais elementos de decoração, é uma parte do espectro de luz que gera vibrações que afetam as dimensões do espaço e do humor das pessoas inconscientemente. A sociólogo e psicóloga alemã Eva Haller, realizou uma investigação chamada psicologia das cores. Como funcionam as cores dos sentimentos e razão em que detalhou como a interação de cores sobre os sentimentos das pessoas não é uma coincidência, mesmo a mesma cor pode ter efeitos contraditórios dependendo do nosso humor e contexto.

Com base nessa pesquisa, no livro de ideias de hoje vamos dizer quais são as melhores cores para pintar os quartos da sua casa.

Pinte a casa de acordo com a psicologia da cor. Não perca os detalhes.

1. Salmão e pêssego para o quarto principal

Num quarto para um casal são recomendadas as cores derivadas de laranja como pêssego e salmão, porque estas criam o sentimento de fraternidade e unidade, estando também ligadas ao trabalho de equipa. Os tons de rosa também são adequados pelos seus efeitos relaxantes e sua associação com o romance

2. A luz amarela traz alegria para o espaço

Tons vivos são recomendados. As cores quentes, fazem com que os seus hóspedes se sintam em casa. Como por exemplo os tons amarelos que não é demasiado forte e pode ser lisonjeiro, além de trazer luz para o espaço.

Os tons de amarelo são ideais para atrair alegria, otimismo e felicidade. É representante do intelecto.

3. Laranja para a sala de jantar

É um divertimento, agridoce, exótico, intimamente ligado ao budismo e muitas vezes uma subestimada cor quente: o laranja. Esta pintura é ideal para salas de jantar e cozinhas ou espaços com muita luz.

Veja aqui outros estilos de salas de jantar.

4. O branco para o salão

Salas de estar escandinavas por House Envy
House Envy

Bloominville Storage Unit

House Envy

É a cor espiritual mais pura, mais inocente e pacífica, é a soma de todas as cores da luz. Um clássico para não arriscar com outras cores para pintar paredes. Uma cor sempre precisa e válida para qualquer aposta de espaço; Poderá usar esta cor nas paredes do salão, é uma cor que dá muita luz e dá a sensação de mais espaço. Se a casa tem outras cores nas paredes, convida a visitar com mais curiosidade.

É preciso não esquecer que o branco deve ser combinado com outras cores.

5. Azul para a casa de banho

Casas de banho modernas por Paolo Fusco Photo
Paolo Fusco Photo

NEAR Architecture, San Paolo, Rome

Paolo Fusco Photo

Em lugares como a casa de banho, o branco é uma boa escolha reflete a pureza e a limpeza e estimula o intelecto. Deve ser usado com inteligência porque em ambientes muito frios pode evocar um vácuo. Combinado com a cor azul, que é uma das cores favoritas pela maioria das pessoas porque representa simpatia, harmonia e felicidade, apesar de ser a cor mais fria, é uma combinação muito favorável para este quarto de banho.

Veja outras combinações para a casa de banho aqui.

6. O verde na cozinha

Cozinhas ecléticas por MARIANGEL COGHLAN

É a cor da excelência da natureza nominal, o representante de vida, de tudo o que cresce, a saúde e a esperança; É também a cor que é mais suave para os olhos humanos. Numa cozinha, esta cor vai fazê-lo sentir-se fresco e limpo, uma opção altamente recomendada se você quer escolher a cor branca.

É uma das cores mais equilibradas. É ideal para lugares onde precisamos de concentração, ou seja também poderá utilizar no escritório.

7. Mas a cor lilás é perfeita

Quartos modernos por LEMONBE

É uma cor associada com a feminilidade e espiritualidade. É a cor da teologia, magia e esoterismo, vaidade e intimidade. Tem efeitos calmantes e um ponto de mistério, portanto, é ideal para o quarto, onde procuramos criar um espaço longe do stress.

8. A elegância do cinza para o escritório em casa

Escritórios e Espaços de trabalho  por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

É a cor da melancolia; no entanto, é uma cor muito neutra, que também pode evocar equilíbrio e sofisticação, de acordo com o esquema de matiz e cor das paredes. Ideal para escritório e casa, interiores combinados com cores mais alegres.

Veja aqui outras dicas para decorar a sua casa.

Gostou destes exemplos de cores? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!