Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa. : Cozinhas rústicas por alma portuguesa

6 Cozinhas campestres em plena cidade

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Trazer um pouquinho de campo para dentro de casa nunca é mau, mas fazê-lo dentro de uma cidade que não dorme, barulhenta, sempre tão cheia de luz e de confusão pode parecer-nos uma tarefa ingrata e impossível! Mas não pense tão negativo, porque na verdade é mais fácil do que imagina. Em primeiro lugar, é preciso perceber o que o estilo campestre envolve na decoração de um espaço: madeira (muita madeira escura!) e tons creme, que transmitam um constante sentimento de conforto e de aconchego familiar. Posto isto, já estamos a conseguir desdramatizar, certo? É fundamental que haja vigas de madeira expostas no tecto, que as paredes sejam em cores claras que transmitam luz, que os padrões utilizados sejam ricos e quentes e que haja flores por perto. Posto isto, vamo-nos inspirar com as nossas sugestões para cozinhas dentro deste estilo?

1. Aproveite o espaço do fogão antigo

A sua casa é de traça antiga e na cozinha ainda se mantém o espaço do fogão a lenha? Então não mexa mais! Aproveite este espaço para instalar o seu novo fogão. Mantenha a chaminé, restaure-a se for preciso, e comece por aqui com a decoração campestre da divisão. Embuta o frigorífico e todas as outras máquinas que nos puxem mais para um estilo moderno, de forma a dar destaque aos móveis e não aos electrodomésticos. Repare como nesta cozinha temos imensa madeira e os tons pastel resolvem o resto – não está fantástica? Os azulejos, lisos e claros, e as vigas de madeira no tecto prolongam o campo dentro do espaço!

2. Mesa para todos!

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel: Cozinhas campestres por SegmentoPonto4
SegmentoPonto4

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel

SegmentoPonto4

Uma casa de campo preza-se por ter sempre espaço para quem chega. Ainda que um apartamento de uma cidade grande não possa ter a mesma vontade (mesmo que queira muito!), a sua cozinha pode cheirar uns ares do campo se conseguir encaixar nela uma mesa para pelo menos seis pessoas. A seguir, tenha cadeiras e bancos corridos para sentar toda a gente de madeira ou com assentos fofos forrados com tecidos estampados ricos ou com algodões simples. Um pormenor fantástico destas cadeiras: o coração aberto nas costas das cadeiras. Não fica um miminho? A seguir só falta o tacho para alimentar um batalhão em cima da mesa!

3. O pavimento perfeito

Com o piso hidráulico é impossível não conseguir dar à sua cozinha um toque campestre perfeito! Se reparar bem, esta cozinha seria uma cozinha completamente normal se o chão fosse revestido com outro material qualquer. Com este pavimento certeiro, não só tem um espaço bonito, como se torna extremamente agradável lá estar! De seguida, junte-lhe uma mesa de madeira com aspecto robusto, os tais bancos corridos e tem tudo o que pode exigir uma cozinha de estilo campestre!

4. Móveis com portas, gavetas e vidro

Conseguir espreitar para dentro dos móveis é algo muito típico de uma cozinha campestre. Seja com loiça, frascos de compota ou utensílios de cozinha, estes armários farão as suas delícias! Arrumação e campo, tudo num só. Além disso, veja como a variedade de sistemas de arrumação faz com que não esteja tudo geometricamente arrumado, com uma organização extrema, quase obsessiva! Gavetas onde são necessárias, portas fechadas em baixo, portas com vidro em cima, conforme o que é mais prático para o seu dia-a-dia! De notar o lustre, que é um apontamento fantástico!

5. Prateleiras

As prateleiras também funcionam muito bem neste tipo de cozinha, principalmente se as utilizar para pendurar ou colocar loiça a uso (ou decorativa, como preferida). Loiças como as Bordallo Pinheiro podem ser aqui as suas melhores amigas! Couves, tomates, framboesas – tudo elementos muito campestres! Aproveite para ter disponíveis frascos com biscoitos ou bolachas (caseiras ou de compra). Um livro de receitas dá o toque final!

Gostou das nossas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!