Quartos industriais por CASA CALDA

14 idéias para decorar as paredes do seu quarto (simples e modernas!)

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O quarto é o nosso templo pessoal, mas é sobretudo o espaço que compartilhamos com a pessoa que amamos.

É um espaço onde passamos uma boa parte de nossa vida diária e que por isso precisa de ser muito cuidado e deve ser renovado com regularidade, para que permaneça sempre quente e confortável. E isso pode ser feito não só através da escolha de novos acessórios de decoração, móveis, camas, mesas e armários, mas também através de novas formas de decorar as paredes, que sejam capazes de abraçar e personalizar esta área vital de nossas vidas diárias.

Este artigo contém catorze ideias fáceis e modernas para decorar as paredes que podem inspirá-lo a redecorar o seu quarto. Vamos explorá-las juntos!

1. As fotografias

A presença de fotografias é bastante comum em áreas como a sala de estar. Mas o que aconteceria se eles fossem usadas para decorar as paredes de seu quarto? A intimidade do ambiente presta-se à introdução de memórias pessoais e muito queridas, enriquecendo o quarto com uma nota emocional, que pode ser melhorada através da utilização de impressões a preto e branco, num tom vintage muito romântico.

2. Combinações de cores

Se os ambientes dominados por cores brancas e macias são sempre muito luminosos, o uso de combinações de cor contribui para criar um ambiente de notas emocionais e quentes. Se os tons muito escuros devem ser evitados, bem como contrastes muito fortes, combinações como aquelas que vemos nesta imagem são muito agradáveis ao olhar.

3. O papel de parede

Se o leitor está à procura de soluções práticas e económicas, o papel de parede pode ser a escolha perfeita. Há um número infinito de desenhos e cores para experimentar e pode escolher os que melhor se adequam à sua personalidade.

4. O tijolo exposto

Quartos modernos por GP-ARCH

Não é uma opção muito comum, mas na verdade acaba por ser uma escolha ousada e original apostar numa sala de parede de tijolo à vista para o quarto. Os que vemos na imagem são o clássico tijolo de tom alaranjado, de estilo rústico, mas os tijolos também podem ter outras cores e acabamentos, talvez brilhantes e reflexivas, mais adequados a um interior moderno. O importante é escolher a simplicidade de outros móveis e decorações, de modo a não sobrecarregar o ambiente.

5. Com espelhos

Uma ideia muito eficaz para fazer com que um quarto pequeno pareça maior, para além da possibilidade de pintar as paredes com cores claras, é a introdução de espelhos. Se formos ver, um grande espelho, com um belo cenário, posicionado numa das principais paredes pode fazer uma grande diferença na nossa perceção do espaço, fazendo com que este pareça mais amplo e arejado.

6. Pinturas temáticas

Uma ideia muito boa para decorar a parede do seu quarto é usar um quadro temático, a escolher entre os seus temas preferidos: música, animais, livros. Pode escolher o que você preferir.

7. Stencils de parede

Parede e piso  por Goodvinilos
Goodvinilos

Vinilo decorativo Árboles con pájaros II

Goodvinilos

Usar stencils é uma das maneiras mais práticas e económicas para decorar as paredes do quarto à sua vontade. Em poucos minutos pode dar vida a temas e projetos capazes de caracterizar o seu quarto e torná-lo mais fresco e acolhedor.

8. Cores Pastel

As cores pastel são totalmente adequadas para criar um ambiente dedicado à tranquilidade e ao descanso. São cores que trazem paz de espírito e que permitem a criação de um ambiente com uma atmosfera muito harmoniosa.

9. As obras de arte

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Quartos ecléticos por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Se o leitor é um amante de obras de arte, sejam esculturas ou pinturas, não é obrigado a limitar-se a usá-los para decorar unicamente as áreas comuns, como a sala de estar ou sala de jantar. Mesmo na privacidade do quarto o toque precioso das obras de arte pode enriquecer este espaço tão íntimo e pessoal.  Veja este exemplo do arquiteto português Tiago Patrício Rodrigues e inspire-se! 

10. Estilo rústico

Seja num revestimento de pedra artificial ou de pedra natural, a pedra à vista é uma opção para aqueles que amam os elementos rústicos e autênticos, que lembram um contacto direto com a natureza. A presença de uma parede de pedra exposta será ainda mais eficaz se for conjugada com outros elementos rústicos, como as vigas do teto à vista que podemos apreciar nesta imagem.

11. Uma parede em betão aparente

As paredes em betão aparente são especialmente indicadas em ambientes minimalistas ou industriais, elegantes e simples ao mesmo tempo. Mesmo no contexto do quarto, como podemos ver nesta imagem, e não apenas em áreas como a casa de banho ou a cozinha, a presença de superfícies lisas e compactas em betão é capaz de harmonizar o ambiente com personalidade e eficácia.

12. Jogos de luz

Quartos clássicos por Loft Design System Deutschland
Loft Design System Deutschland

3D Wandpaneele – Design Nr. 24 FLOW

Loft Design System Deutschland

A iluminação pode desempenhar um papel vital ao exaltar as características das paredes. No caso do espaço que se vê na foto, por exemplo, o ênfase dado à parede com relevo da cabeceira da cama é reforçado pelo jogo das luzes obtido com a combinação das lâmpadas situadas sobre as mesas-de-cabeceira, aos lados da cama.

13. Valorizar a presença de paredes com cores vivas

Parede e piso  por Goodvinilos
Goodvinilos

Vinilo decorativo Árbol con pájaros

Goodvinilos

A utilização de stencils e autocolantes de parede pode não servir apenas para decorar essas paredes, mas pode também ser feita para destacar a vivacidade das suas cores brilhantes por contraste inverso, como podemos ver nesta imagem.

14. Pequenos jardins verticais

Paisagismo de interior  por Adventive
Adventive

agencement végétal mural

Adventive

Os jardins verticais são um elemento decorativo cada vez mais utilizado na decoração das paredes interiores da casa. Mesmo no quarto pode criar uma decoração especial com um pequeno jardim vertical usando suportes especiais, em diferentes formas, para obter combinações vivas e originais, como a que vemos nesta imagem.

Deve, é claro, escolher as plantas mais adequadas para o quarto.

Agora é a sua vez! Diga-nos o que achou das nossas sugestões!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!