Truckee Residence: Quartos ecléticos por Antonio Martins Interior Design Inc

12 dicas para viver com estilo numa casa pequena

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Viver bem não é uma questão de espaço, é uma questão de estilo. Não importa se tem uma casa grande ou um apartamento com poucas divisões: em qualquer um deles pode criar um ambiente convidativo, elegendo o estilo adequado. 

Os espaços pequenos podem representar um desafio, mas é um desafio interessante que nos leva a pensar fora da caixa e a analisar opções que antes nos pareciam improváveis. Pode-se experimentar móveis multifuncionais, espaços abertos, paredes com nichos para arrumação, materiais inovadores e um estilo minimalista. 

Para o inspirar, deixamos-lhe alguns dos melhores projectos registados na homify.

1. A mistura perfeita: cores quentes e iluminação

Salas de estar modernas por Grupo Arsciniest

Não importa se decide utilizar somente duas cores no espaço ou várias. Importa, isso sim, que tenha sempre uma cor neutra como base do desenho e uma cor intensa que empreste alegria e personalidade ao espaço.

2. Cozinha em C ou em U

Cozinhas modernas por Toren Cocinas
Toren Cocinas

Cocina Thermofoil Espresso 2

Toren Cocinas

As cozinhas com desenhos em ’U ou em C’ permitem que tenha uma área adicional de trabalho. Para tirar bom partido disso, organize as suas coisas segundo a ordem de utilização: primeiro o frigorífico, depois a área de trabalho, o fogão e, por fim, a pia. 

3. Preto e branco

O preto e o branco nunca passarão de moda. Pelo contrário, brindam-nos sempre com a sua elegância, independentemente do espaço onde são usados. Recomendamos o uso do branco como cor base para ampliar os espaços e o negro para as tornar mais elegantes. 

4. Seja criativo

Em vez de uma mesa de jantar, por que não recorrer a um balcão ladeado por cadeiras altas e usá-lo como áreas de refeições? Para grandes males, grandes remédios. 

5. Coloque espelhos

Quartos modernos por LEIVARS
LEIVARS

Marylebone

LEIVARS

Os espelhos não são apenas peças elegantes. Também fazem com que os espaços pareçam maiores do que aquilo que realmente são. No entanto, deve mantê-los sempre limpos e saber posicioná-los de forma a tirar o melhor partido possível desta característica. 

6. Aproveite as paredes

As paredes servem para algo mais do que para sustentar o tecto. Pode usá-las para suspender armários e prateleiras, aproveitando assim o seu espaço na vertical.

7. Experimente coisas novas

O surpreendente é sempre melhor do que o banal e os espaços pequenos fazem-nos considerar recorrer a medidas extremas que depois acabamos por adorar. Além disso, permitem-nos criar ambientes personalizados com desenhos práticos, como esta cama que partilha o espaço com o estúdio e o espaço de refeições e que se mantém sobre uma base de gavetões para armazenamento. É como se fosse, literalmente, o rei do seu espaço.

8. Armazene com estilo

Ter um sistema de armazenamento e compartimentos secretos ajudará a manter o espaço em ordem. Os armários por detrás dos espelhos, por exemplo, são uma excelente opção para este fim. Outra solução seria a de colocar armários embutidos nos corredores. 

9. Incorpore vidros mágicos na decoração

O vidro é como um material mágico que desaparece da vista, mas logo reaparece quando a luz lhe toca. Pode utilizar móveis de desenhos cristalinos e decorações mais pequenas em vidro para tornar todo o espaço muito elegante e aparentemente mais amplo. O único requisito é evitar que a luz do sol lhes dê directamente, pois isso poderia ser prejudicial à vista. 

10. Diga adeus às paredes

As paredes podem servir para muitas coisas, mas se sente que apenas o estão a sufocar, o melhor é mesmo derrubá-las e construir um espaço de planos abertos. Assim melhorará a comunicação entre os ambientes e ajudará a que pareçam muito maiores.

11. Espaços multifuncionais

Salas de jantar modernas por MARIANGEL COGHLAN

Os móveis multifuncionais permitem poupar espaço e ganhar em design. Pode criar um ambiente multifuncional, como o deste espaço de refeições que também poderia funcionar como sala, ou acrescentar móveis com rodas passíveis de ser transportados de um espaço para o outro, ou simplesmente escolher móveis que também sirvam como sistema de armazenamento.

12. Escolha o melhor estilo

Corredores e halls de entrada  por HPONCE ARQUITECTOS
HPONCE ARQUITECTOS

Vestibulo – B+H45

HPONCE ARQUITECTOS

Os melhores estilos decorativos mais adequados para as casas pequenas são o minimalista e o moderno, pois baseiam-se no uso de linhas rectas e de objectos conceptuais e utilizam os materiais para lhes dar personalidade. Para além disso, privilegiam espaços arejados com poucos móveis, mas com muita funcionalidade e charme.

Vai pôr em prática alguma destas sugestões? Deixe-nos o seu feedback. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!