André Ventura – designer Português

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O seu nome é André Ventura, nasceu em Cascais e tem apenas 29 e uma carreira cheia de sucessos. Estudou em Portugal mas cedo se mudou para Londres, onde ainda hoje vive. Diz-se ser uma pessoa organizada, com boa gestão de tempo e recursos. Consegue trabalhar independente ou acompanhado mas não refere como é criativo e que projectos tão bons já criou. Essa parte deixa para quem fala dele e conclui com uma simples passagem pelo seu site.

Como muito gozo me dá escrever sobre profissionais portugueses, hoje fica aqui mais um. Desta vez não é um arquitecto mas sim um designer de produto/equipamento e o produto em questão ficarão a conhecer já de seguida.

OC 01

O OC 01 é estranho. Refiro-me apenas ao nome, pois o seu conjunto é de um design incrível.  Esta é a fotografia em que visualizamos o banco ou mesa de apoio na sua posição de uso e totalmente montado. 

Consigo imaginar esta peça de design numa sala junto a um sofá com um copo de vinho e umas revistas, no quarto como mesa de cabeceira, num closet como banco de apoio ou num hall de entrada apenas com uma jarra de flores em cima. É uma peça polivalente pois adapta-se com facilidade a qualquer espaço. O lado mais engraçado e bem conseguido deste objecto é ser possível montar ou desmontar quando se deseja. Sem dificuldades acrescidas a esse nível. É quase como um puzzle! As suas superfícies de forma quadrangular intersectam-se entre si através de linhas rectas de cantos vivos que contrastam com os círculos, dando uma sensação de equilíbrio e de unidade.

É composto por peças de madeira que se interligam e encaixam como um quebra-cabeça. A madeira não tem tratamento e apresenta-se na sua cor natural que apesar da sua forma simples e moderna sugere uma certa elegância rústica. O mais cativante é perceber como as duas formas elementares, circulo e quadrado, se fundem perfeitamente sendo elas formas concorrentes.

Mesmo que não esteja à procura de nenhum objecto novo para sua casa esta é daquelas peças que nunca é a mais e que sempre será funcional e elegante, completando a decoração de qualquer divisão sem a sub-carregar.

Estudo prévio

Verificamos pela imagem como começaram os estudos até chegar à forma final do produto. Os círculos e quadrados já apareciam desenhados e a forma já estava resolvida. Em duas das superfícies já se conseguia visualizar a forma aberta para um posterior encaixe.

Foi com esta imagem, que André decidiu pôr mãos à obra e passou do desenho para algo físico. E ainda bem que o fez o resultado não podia ser mais do que positivo.

Veja outros projectos do autor, aqui.

Conhecia este profissional?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!