Sala: Salas de estar rústicas por LAVRADIO DESIGN

Os essenciais de uma sala de estar (+7 fotos)

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Uma boa sala de estar é aquela onde, sem dúvida nenhuma, nos sentimos bem, relaxados e sem pressão. Para isso, há que ter em conta algumas considerações, com vista a termos uma sala à nossa medida. Naturalmente que gostos não se discutem e que onde um de nós se pode sentir às mil maravilhas, o outro pode não se enquadrar, mas há que saber do que podemos e do que não podemos abdicar para ter um espaço que faça jus a esse nome. Assim sendo, a equipa homify juntou algumas sugestões neutras para que não acabe a descurar nenhuma que seja importante! São sete os pontos que vamos abordar, por isso se acha que o melhor é apontá-los, vá buscar o papel e a caneta e vamos a isso!

Iluminação

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

Não esquecer nunca que o sol não está sempre lá para nós, por isso a iluminação artificial deve ser um ponto obrigatório na preparação do espaço. Mas deve também aproveitar a luz natural, por isso posicione os sofás de maneira a poder tirar o melhor partido dela!

Cores confortáveis e em sintonia

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Embora possa parecer uma coisa insignificante, as cores utilizadas na sua sala vão ter uma influência permanente no seu estado de espírito e na vontade (ou ausência dela) de estar neste espaço. Assim sendo, é importante que escolha cores que sejam confortáveis para si e que estejam em sintonia entre elas, para que o ambiente não se torne estranho, demasiado vibrante ou demasiado monótono para si. Se gosta de cores quentes, fique com esta imagem na cabeça!

Aquecimento

Casa na Comporta: Salas de estar modernas por RRJ Arquitectos
RRJ Arquitectos

Casa na Comporta

RRJ Arquitectos

Seja aquecimento central, lareira ou recuperador de calor, a ideia é não se esquecer de que, em dias mais frios, vai saber muito bem a toda a gente um espaço quentinho que se torne acolhedor. Chegar a casa e estar a morrer de frio como se estivesse na rua não dá com nada e só vai fazer com que a vontade de estar no sofá a relaxar seja pouca ou nenhuma! Assim sendo, não se esqueça da instalação de um bom sistema de aquecimento – e lembre-se que se o orçamento for curto demais para grandes soluções, um pequeno aquecedor a óleo ou eléctrico tem o mesmo efeito e funciona na perfeição!

Cortinados

Nós portugueses adoramos ter as persianas ou as portadas abertas, mas zelamos muito pela nossa privacidade, certo? Chega a ser estranho como é que fora do país toda a gente tem o interior da casa à vista, seja noite seja dia! Mas não conseguimos mesmo viver sem aquela luz natural que nos faz tão bem, por isso o ideal mesmo é considerar comprar (ou, quem sabe, fazer você mesmo) cortinados que ocupem toda a área da janela. Franzidos, esticados, lisos, com estampados, sobrepostos ou não, o que interessa é ter algo que permita a entrada da luz natural, mantendo os olhares indiscretos longe da sua intimidade!

Lugar para toda a gente!

Assegure-se sempre de que há lugar sentado para toda a gente – mesmo que essa gente toda sejam só os residentes. Como é que quer que os seus filhos passem mais tempo consigo, se não têm onde se sentar confortavelmente? Pode optar por um sofá familiar, grande e cheio de espaço, ou por um de dois/três lugares e poltronas ou puffs e almofadões pela sala. O que importa é que todos se sintam bem-vindos e que tenham sempre um lugar à sua espera, mesmo que tenham sido os últimos a chegar depois do jantar!

Móvel ou mesas de apoio

Sala Estar - Encosta do Douro: Salas de estar ecléticas por Ângela Pinheiro Home Design
Ângela Pinheiro Home Design

Sala Estar – Encosta do Douro

Ângela Pinheiro Home Design

Independentemente da finalidade que dá à sua sala de estar, confie quando lhe dizemos que é importante ter um móvel por perto. Arrumação nunca é demais! Seja para a televisão, para a aparelhagem ou para guardar os jogos de mesa, um móvel não deve ser posto de lado no que toca ao processo de mobilar uma sala de estar! Mesas de apoio também podem ser úteis para pousar copos, o balde de pipocas ou o telemóvel.

E claro…

Casa Varatojo : Salas de estar modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Casa Varatojo

Atelier Data Lda

… o seu melhor amigo! Traga-o para dentro de casa, para junto da família, que é de onde eles nunca devem sair!

Já tinha tido em consideração todas estas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!