Arquitectura pelas mãos de arquitectas portuguesas

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

A arquitectura e design português, quer nos objectos ou na definição do espaço habitacional, torna-se imprescindível nos dias que correm. Sedutor ou arrojado, minimal ou rústico, as suas linhas são o espelho dos avanços tecnológicos e estéticos ao longo das décadas. Neste caso, as arquitectas têm um papel fundamental em cada ideia, cada desenho, perante uma exigente sociedade contemporânea, que se alimenta de mais cada vez mais do luxo. A qualidade e o  bem-estar estão em primeiro lugar nas opções pessoais destas arquitectas, no entanto, não deixam o design e a estética ''fora do tabuleiro de jogo''!  Se o seu orçamento pessoal assim o permitir,  poderá adquirir alguns objectos de etiqueta, que certamente serão um investimento pessoal e social com qualidade e originalidade. Primeiro, olhe em redor da sua sala ou quarto e pergunte a si mesmo: o que falta neste espaço? Esta é a primeira abordagem que deve ter, para resolver as questões de decoração e ajustá-las consoante a época, pois estamos constantemente a moldar o nosso dia-a-dia, buscando mais conforto e bem-estar. 

Neste artigo, destacamos dez arquitectas portuguesas que estão a marcar as tendências na arquitectura actual,  que certamente serão uma inspiração para o leitor, com a marca Portugal a demonstrar uma forte presença internacional. 

Padrões e formas

Vanessa santos silva – Apartamento São Caetano  - reabilitação  - minimalista

Um projecto de Vanessa Santos Silva, uma reabilitação com carácter minimalista apresenta-nos uma cozinha com um padrão contrastante no pavimento, onde as bancadas surgem numa plena concepção pós-moderna, mantendo a simplicidade do desenho e da geometria. A iluminação natural existente surge através da entrada junto ao lavatório e reflecte o ritmo do desenho do pavimento. A cozinha inteira parece estar envolvida com um brilho e a bancada é o resultado de todo um desenho minucioso, neste caso, no projecto de iluminação para este espaço.

Interiores com cor

Damos início a este artigo com Ana Rita Soares,  uma designer de interiores portuguesa, sediada na Capital onde trabalha diariamente com uma equipa de profissionais ligados à Arquitectura, Design e Comunicação. No seu atelier desenvolve projectos de design de interiores para casas particulares, espaços comerciais e de hotelaria. Projectos integrados, desde o estudo inicial de layout, passando pela escolha de materiais, cores, mobiliário, tecidos ou iluminação, marcados por um olhar diferenciado e inovador. Todos os projectos são desenvolvidos segundo os gostos e personalidades dos seus clientes, numa desafio constante de trazer soluções técnicas e estéticas funcionais, apelativas e intemporais. 

Contrastes e padrões

Ana Rita Soares lidera uma equipa de profissionais igualmente empenhados e envolvidos em cada projecto, fornecedores de qualidade e de modernas ferramentas de software 3D que dão a cada projecto o carácter distinto e sofisticado que define o atelier, onde os padrões de exigência e qualidade são aliados fundamentais para que o resultado final seja sempre único, e um desafio para fazer sempre mais e melhor. No quarto observa-se uma mescla de estilos e de texturas, nomeadamente na conjugação dos padrões das almofadas, tapetes e revestimento de paredes. Repare no detalhe da parede: os objectos decorativos também são importantes aqui, no sentido que servem para reforçar o estilo que foi dado ao quarto.

Detalhes que nos fascinam

Ana Cordeiro com o seu projecto Lisbon Blues, mostra-nos que a criatividade com marca portuguesa está bem viva e aconselha-se!  Um colorido quarto que engloba não só um tipo de mobiliário originaltal como é capaz de criar um ambiente que nos sugere o Verão, as casas de praia e os climas mais quentes, através do uso da cor azul, branca e amarela.  Para aqueles que acreditam no valor das cores no espaço, o azul é deveras muito requisitado para locais onde existe uma maior necessidade de tranquilidade e silêncio.  Esta cor está associada ao mar e é muito utilizada em espaços como quartos ou cozinhas. A nossa preferência por esta cor deve-se ao seu simbolismo e à sua agradável pigmentação, que sugere bem-estar e tranquilidade.

Elementos que combinam

A madeira é um material de eleição pelas arquitectas portuguesas, pela sua durabilidade e resistência. Com um desenho inteligente, poderemos criar vários objectos com esse material, e tornar o nosso espaço mais atractivo e sedutor. Intemporal, elegante e bonita, o uso da madeira aumentou nos últimos tempos, em vários sectores da indústria criativa. Tal facto não nos surpreende, pois este material é mais eficiente, possibilitando ambientes aconchegantes, minimizando sons e odores pela habitação.

Simplicidade interior

Saber aproveitar o  espaço do quarto é o primeiro passo para a reorganização interior num projecto de arquitectura. Individual ou partilhado, é no quarto onde podemos descansar, sonhar e carregar as baterias para o dia seguinte. Tome atenção: o quarto principal não tem que ser necessariamente o maior espaço da casa, e a cama poderá não estar confinada a um tipo de lugar. Como podemos ver nesta imagem, você consegue atingir um conforto e uma beleza interior mesmo com um quarto de tamanho reduzido. Propomos para isso, que procure decorar o seu quarto com as cores e texturas dos materiais, para conseguir uma atmosfera elegante e pessoal. Um projecto de Ângela Pinheiro – quarto Nature!

Materiais improváveis

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO  I MORADIA CANEIRO: Salas de estar rústicas por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN
PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO I MORADIA CANEIRO

PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

A arquitecta Paula Novais, mostra-nos que a cor importa mas o material que a envolve é cada vez mais importante. O valor deste projecto está no espírito do design e na forte expressão da sua arquitectura. A  linguagem e a decoração são determinadas pela escolha minuciosa dos materiais e das cores, sendo o resultado final uma junção entre a arquitectura de memórias e sensações. O fascinante interior desta casa é capaz de criar uma atmosfera mágica,  tal como consegue preservar um passado histórico existente. Perante isto, as intenções são perfeitamente claras e vinculadas entre a arquitecta  e os seus elementos, onde existe a vontade de criar uma casa familiar e tradicional da região onde está localizada.

Cozinhas com estilo

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO  I MORADIA CANEIRO: Cozinhas modernas por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN
PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO I MORADIA CANEIRO

PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

As ilhas da cozinha são muito elegantes e em termos de divisão de espaço, estes objectos oferecem-nos várias opções! Se temos um espaço de cozinha compartilhada com sala de jantar ou sala de estar, esta peça vai ajudar nas tarefas gastronómicas. Para além disso, algumas ilhas podem actuar como mesas de jantar: parte superior, banco da cozinha e mesa num só objecto. Em termos de armazenamento também têm capacidades para tal, e aqui vamos mostrar-lhe como: a ilha poderá ter gavetas e caixas, dando um espaço para guardar panelas e frigideiras. Novamente, um excelente projecto de Paula Novais!

Iluminação criativa

Casa de Palmar | 2009: Corredores e halls de entrada  por Susana Camelo
Susana Camelo

Casa de Palmar | 2009

Susana Camelo

O design contemporâneo, quer nos objectos ou na definição do espaço habitacional, torna-se imprescindível nos dias que correm. Sedutor ou arrojado, minimal ou rústico, as suas linhas são o espelho dos avanços tecnológicos e estéticos ao longo das décadas. Vivemos perante uma sociedade contemporânea que exige mais qualidade e luxo, onde o bem-estar está em primeiro lugar nas opções pessoais. Susana Camelo com esta iluminação para o projecto da Casa de Palmar é o retrato desta ideia de bem-estar aliada ao design.

Conjunto de contrastes

Sónia Cruz apresenta-nos esta cozinha muito requintada, que aproveita todos os elementos existente no espaço para torná-lo elegante. A bancada de cozinha, tal como os próprios utensílios e objectos decorativos respeitam uma suave paleta cromática. Um dos aspectos importantes a ter em atenção nas bancadas de cozinha, é a sua limpeza e manutenção. O revestimento deve conseguir proteger e assegurar uma durabilidade deste elemento, para que possa preparar um grande jantar em família ou um evento de fim de semana com os seus amigos. Tal como vemos na imagem, esta superfície será fácil de limpar, e de certa forma, dá-nos um toque clássico misturado com o contemporâneo no espaço. Se você é fã das cores suaves e tons pastel, esta cozinha é um retrato perfeito do equilíbrio estético, tornando-se assim um lugar mais acolhedor. Pequenos detalhes, como as canecas coloridas, as toalhas e o chá, proporcionam um toque elegante a este projecto.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua mensagem na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!