Passo a passo: como construir uma pequena churrasqueira no quintal

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Small firepit near Rothbury, Northumberland., Lithic Fire Lithic Fire Jardins rústicos
Loading admin actions …

Ter uma churrasqueira em casa é uma decisão existente em um planejamento de uma construção ou reforma, afinal ter uma grelha, principalmente no verão, parece uma ideia encantadora: passar o dia ao ar livre e a possibilidade de reunir toda família ou amigos para aproveitar uma bela tarde de sábado ou domingo é sensacional, ainda mais no horário de verão.

Se você quer uma churrasqueira em sua residência, apenas saiba que é possível! Afinal, não importa se você tem muitos metros quadrados ou se seu ambiente é limitado. Aqui, você pode se inspirar nos projetos e, claro, construir uma de acordo com o seu espaço disponível, com seu gostos e possibilidades. Agora, não perca este mini-guia, onde você encontrará os passos necessários para construir uma pequena churrasqueira ou uma grande em sua casa. Vamos conferir!!

Como posso aproveitá-la?

O primeiro passo antes de contratar um arquiteto ou pedreiro: você precisa ter em mente sobre qual tipo de churrasqueira deseja ter. Avaliar a sua finalidade irá servir de grande ajuda, pense no design -, existem milhares de possibilidades, mas sempre a melhor será aquela que se adequá ao seu gosto, principalmente espaço e bolso.

O quintal de uma casa é um ótimo lugar para uma churrasqueira. Ao contrário do que acreditamos, você realmente pode optar por projetos adequados e que proporcionam ordem e limpeza, como mostra a imagem. Se não for utilizada basta apenas cobrir a churrasqueira, assim se resolve o problema do acúmulo de resíduos.

Avalie as condições do espaço

Se você decidir construir uma churrasqueira, mas o seu espaço ainda está protegido por um gramado, uma condição prévia é avaliar o estado do seu terreno. Isso terá que ser feito por profissionais, afinal, ele saberá como proceder na construção e quais materiais são os melhores.

Como em toda obra, o cimento é o item mais importante. É a base sobre a qual se construirá tudo, então este passo é fundamental. Uma dica importante: não construa sua churrasqueira sem aprovação profissional.

Os materiais

Também na empresa e sob as recomendações de profissionais você decide quais os materiais para a construção, além dos custos, avaliação do projeto e as condições do local. Tudo é muito importante para sua decisão final, além de uma forma inteligente para garantir segurança e durabilidade ao seu projeto.

É importantíssimo considerar que partes da área da churrasqueira serão expostas e quais ficarão sob a proteção de um telhado. Leve em conta as questões climáticas.

Abertura para o jardim

O tema das aberturas é um detalhe mais que importante, se você tem uma churrasqueira no meio de um jardim e com uma vista maravilhosa, então é fundamental considerar e projetá-la com grandes portas ou janelas, de modo que mesmo no inverno poderá desfrutar do ar livre através das janelas.

Também não esqueça de avaliar alguns itens, como por exemplo a segurança. Apenas uma porta deslizante é necessária ou será que no local da sua churrasqueira é preciso investir em uma proteção maior?

Com ou sem teto?

Casa no litoral homify Varandas, marquises e terraços rústicos

A escolha do telhado (ou sem) é essencial, pois este detalhe afeta diretamente a forma de como você irá utilizar sua churrasqueira.

Ter uma área de churrasqueira coberta dará a oportunidade de desfrutar em qualquer momento do dia – faça chuva ou faça sol – é sempre uma ótima opção. Uma dica é construir uma pérgola que protegerá um pouco a área e você ainda desfrutar da brisa de verão.

Diferentes churrasqueiras

Hoje em dia existem inúmeros modelos de churrasqueiras que agradam todos os bolsos e gostos, assim como mencionamos anteriormente. 

O tradicional modelo com revestimento em tijolinhos à vista é clássico! Mas, claro, para quem é amante do estilo mais moderno pode apostar nas elétricas, fixa na parede ou móvel. As portáteis são ideais para quem não possui muito espaço, e podem ser levadas em qualquer lugar: dentro de casa ou no quintal em um dia de sol. Uma maravilha!

O tamanho ideal

Hogares insertables Nuke, Ñuke Ñuke Jardins modernos Barbecues e grelhadores

Não é incrível?! Se o espaço ou orçamento não permitem construir uma churrasqueira, nem tudo está perdido, uma opção que é apreciada da mesma forma é criar um espaço com mesa e cadeiras, mesmo os bancos são bem-vindos. Deixe parte da preparação do alimento para churrasqueiras portáteis, pois são projetos funcionais e o seu churrasco ficará dos deuses.

Estética e funcionalidade

Olha uma outra ideia divina. Você também pode fazer um poço e construir a grelha em contato com o solo, é uma opção muito original que parece esplêndido. Não só enquanto você estiver usando, mas também poderá transformar o seu quintal ou jardim com um estilo rústico que lembra uma casa de campo.

É uma ótima maneira de decorar e ao mesmo tempo ter uma grelha em muito pouco espaço.

A escolha dos móveis

Hora de escolher os móveis: não importa se sua churrasqueira seja coberta ou não. 

Quando se trata de um espaço pequeno, o melhor para otimizar o ambiente são os móveis funcionais: prateleiras e armários, substituem uma grande mesa. Ou quem sabe você prefira optar por um bar, assim como mostra a imagem.

Escolha um mobiliário que não ocupe espaço demais, dê preferência às peças com duplas funções. Se você pensa em construir uma churrasqueira, aqui temos mais sugestões e ideias: 11 churrasqueiras perfeitas para preparar um delicioso churrasco!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista