Escritórios  por kinzo-berlin

Ideias para criar um espaço de lazer para adolescentes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Acabaram-se os bonecos da Disney, os super-heróis e as princesas, os legos, os carros e as bonecas. Rapidamente o nosso filho (que ainda ontem era pequenino), torna-se um jovem adolescente. Nessa fase são tantas coisas que vão mudando, desde do seu corpo é claro, mas também o estilo do vestuário, os gostos e ainda as atitudes/comportamentos. É importante dar-lhes essa abertura que faz parte do crescimento e desenvolvimento, mas claro, sempre de forma controlada. Os adolescentes precisam de se afirmar, com pequenas coisas da vida e nós adultos temos de dar asas para isso, faz parte do desenvolvimento. 

Sabemos que o quarto dos adolescentes é o refúgio preferido, é onde estão realmente bem. Ouvem música, passam horas ao telefone com os amigos, leem livros e também estudam. É lá que os jovens procuram 'isolar-se' e encontrar-se consigo mesmo. Seja no quarto ou noutro espaço da casa, deve-se proporcionar áreas de lazer, que possam distrair a mente, estimular a inteligência, promover a socialização, entre outros comportamentos. Neste sentido, retiram-se os móveis infantis, os posters da Minnie e dos super-heróis e dá-se asas a um novo espaço. Os pais precisam de seguir a onda dos seus teenagers, não é fácil, dá trabalho, mas no final tudo compensará. É garantido!

1. Mezzanine + espaço de leitura

Se um quarto é importante para qualquer um de nós, então para um adolescente, muito mais ainda. É o refúgio, é o lugar onde, de facto, sentem-se bem e gostam de estar, é lá que podem exprimir a sua personalidade à vontade.  A adolescência é uma fase um pouco complicada na vida de um ser humano, resta aos pais serem pacientes e acompanhá-los da melhor maneira. De certeza que com uma boa dose de amor, tudo se torna mais fácil.

Crie um novo quarto, um novo espaço, com várias zonas. Se o quarto for pequeno, pode optar por uma mezzanine, que acaba por criar vários espaços, num só kit. Aqui está saliente a zona de leitura, que também é lazer e que é fundamental para o seu desenvolvimento intelectual, mas também pessoal. Muitas vezes nos livros reencontramo-nos e formamos ideias/opiniões. 

2. O lado mais rock

A música entra sempre em cena no mundo dos adolescentes, seja a ouvi-la ou reproduzi-la. Bora incentivar este lado mais rock na vida do seu filho! 

Até porque a música é uma forma de expressão.

3. Manter-se em contacto

Os jovens estão em busca do próprio 'eu', não são nem crianças, mas também bem longe de serem adultos. É nesta mesma fase que os jovens sentem-se mais responsáveis por decisões e que começam a ter uma atitude mais interativa dentro da sociedade, pela tomada de consciência do próprio 'eu'.

É importante proporcionar momentos de socialização, seja a convidar amigos ou primos lá para casa. Um espaço com um computador, para se manter on-line nas redes sociais também faz parte dos tempos presentes. Mas atenção, há que equilibrar os tempos, deve também haver contacto/socialização com os pais, irmãos, tios, avós…

Sem dúvida que um sofá lá no quarto do jovem será mais do que bem-vindo!

4. Para o relaxe

Uma inspiração sem dúvida bem relaxante… Ideal para os adolescentes estarem a ler um livro, a descansar, estudar ou falar com os amigos. 

Este móvel multifuncional tem tudo de prático!

5. Para a diversão

Os jovens adoram passar tempo a jogar matraquilhos. Aliás quem de nós não se lembra das horas passadas a jogar isto com os amigos, hum?! 

Na garagem, no quarto, numa sala de jogos será bem-vindo uma mesa de matrecos. Também concorda?

6. Como um estúdio

Quarto Havana: Quartos modernos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Havana

MUDA Home Design

As raparigas gostam imenso de conversar sobre tudo com as suas amigas, então para deixá-las mais à vontade pode projetar uma pequena sala de estar dentro do próprio quarto, dois cadeirões e uma pequena mesa de centro, são suficientes, para criar um espaço in

É como ter a sua própria casa, as adolescentes irão adorar

7. No exterior também

Jardins escandinavos por homify

Agora saímos do interior de casa e vamos para o exterior, pois lá também podemos desenvolver um espaço de lazer bem fun e bué fixe!! 

Piscina grande ou pequena, uma tenda, uma rede e uma boa dose de criatividade, bastará para passar momentos super divertidos entre amigos e mesmo com a família. 

O importante é promover a felicidade! 

Tem um adolescente em casa? O que achou destas ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!