Estúdios e T0: casas com apenas uma divisão

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Como decorar uma casa que é apenas uma divisão? Quais os truques, as soluções mais inteligentes, os detalhes que fazem a diferença? Se já deu voltas e voltas à cabeça e não consegue tornar o seu T0 giro e funcional, acompanhe-nos neste artigo. 

Logo no topo da lista: perspicácia, engenho, organização e criatividade. As casas pequenas exigem um bocadinho mais de nós para se tornarem funcionais. Num espaço onde todos os metros quadrados são preciosos é sempre preciso ter tudo muito arrumado e há soluções que podem tornar a sua vida mais fácil.

Hoje na Homify temos as respostas para todas estas perguntas, bem representadas pelas ideias dos nossos especialistas em interiores com poucos metros quadrados. Prometemos que cada uma delas vai caber no espaço da sua casa e torná-lo ainda mais agradável.

Espreite o nosso livro de ideias para estúdios e comece já a projectar o design de interiores da sua habitação. Um puzzle de boas sugestões que vão mudar a sua vida e a da sua casa.

Templo de perfeição

Assinadas pelo estúdio português Rebelo de Andrade, as Tree Snake Houses , em Pedras Salgadas são sinónimo de depuração e minimalismo. 

A janela para a floresta, ao encontro da luz e da natureza, bem como a utilização da madeira e dos tons neutros são excelentes lições de como tirar partido de uma casa pequena. Um projecto genial de economia de espaço que serve de exemplo a qualquer estúdio.

O interior, incrivelmente espaçoso, desdobra-se por exíguos metros quadrados e encontra no uso de tons claros e neutros e na madeira uma aura de tranquilidade e harmonia com o exterior.

Branco: sempre uma cor acertada

Não há como falhar! Neste estúdio, o branco foi a cor de eleição. A opção cromática que abre o espaço e torna-o acima de tudo sóbrio, minimalista, moderno. A neutralidade do branco espalha-se em todo o mobiliário, armários, estantes, portas, transmitindo uma noção de espaço e liberdade de movimentos. Há ainda neste estúdio madrileno pormenores de arrumação muito inteligentes, exemplos máximos de como podemos (e devemos) aproveitar os metros quadrados. Em destaque a cozinha, com portas que nos dão a opção de abri-la para a sala ou escondê-la para receber convidados e, do outro lado, a arrumação escondida no vão de escadas é sempre um truque muito inteligente, que deve ser tido em conta para quem quer poupar todos os mílimetros de área útil.

Truques de magia

Sofás-cama são um objecto protagonista quando falamos de T0 e de poupança de espaço. Ideias para casas pequenas e quartos de visitas, há uns tão confortáveis que podemos integrá-los num casa apenas com uma divisão. É verdade que à primeira vista pode parecer uma grande trabalheira antes de dormir, mas a conversa muda de figura quando o tema é organização. Aquela palavra-chave quando falamos de como decorar um estúdio.

Um mezzanine fica sempre bem

Além de servir as exigências de espaço, uma mezzanine é sempre uma opção divertida. Separando o espaço privado da área social, as mezzanines oferecem área para livre circulação e são uma óptima opção para um estúdio, já que deixam espaço para arrumação e organização.

Corredores de arrumação

Salas de estar modernas por MIROarchitetti
MIROarchitetti

la zona giorno

MIROarchitetti

Outra solução inteligente é tirar partido das zonas menos óbvias. Este pequeno corredor, por exemplo, poderia ser só um bloco de transição criado para dividir quarto e sala, mas foi aproveitado e integra agora uma pequena biblioteca, servindo de arrumação.

Portas deslizantes

Cozinhas ecléticas por  Design
Design

Wohnküche

Design

Um T0 só tem uma divisão nós sabemos, mas da ideia de tornar um apartamento desta tipologia mais funcional também passa por criar pequenos intervalos e transições entres zonas completamente distintas. Porque às vezes uma porta deslizante, uma estante ou um biombo fazem toda a diferença.

Qual destas ideias é a sua preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!