Cozinhas escandinavas por homify

A 'Cozinha da Maria' é um sonho!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Cozinhar tem dois lados muito distintos para a grande maioria das pessoas: – há cozinhar por paixão e cozinhar por obrigação. Claro que para aqueles que têm uma grande paixão por cozinhar a obrigação, desaparece e estar na cozinha é sempre um prazer, mas para a maioria de nós a rotina de preparar as refeições no dia-a-dia tem algo de angustiante… As grandes questões que tantas vezes se põem são: – o que vou fazer para o jantar? e, quem vai lavar a loiça?

Quando as coisas estão reduzidas a paixão esporádica e rotina diária o espaço da cozinha assume uma importância vital! A arrumação e a funcionalidade tornam-se fundamentais, mas nunca podemos descurar o aspeto estético. Há que tentar amenizar ao máximo a pressão da obrigação pois não há nada pior do que ser obrigado a fazer qualquer coisa num sítio que nos desagrade a qualquer nível. Afinal passamos muito tempo nesse local!

Noutro contexto temos a cozinha como espaço social. O local onde partilhamos refeições em família e onde tantas vezes acabamos por reunir convidados. Quem quer receber alguém num espaço que não lhe agrada?

São estes os motivos pelos quais adoramos ver cozinhas! Gostamos de nos inspirar, planear e sonhar com aquela cozinha que nos vai preencher e fazer reacender a paixão pela culinária.

O espaço que hoje lhe queremos mostrar apaixonou-nos. Planeada, executada e decorada para agradar é um espaço arrebatador. Venha espreitar!

O estilo clássico

Cozinhas escandinavas por homify

Os profissionais da HOMESTORIES, criadores desta cozinha, são especialistas em criar ambientes e em contar histórias através desses ambientes e mais uma vez não desiludiram!

Num estilo bastante clássico, este ambiente tem um tom de romantismo que atrai de imediato. A pureza do branco ganha maior profundidade com os pequenos detalhes escuros nas divisões entre compartimentos, entre equipamentos, e nos puxadores. A parede de fundo, em azulejos brancos, retangulares e muito simples, intensifica a sensação de espaço intemporal, até um pouco vintage.

Consegue imaginar-se a fazer uma receita de biscoitos de canela nesta cozinha, não é verdade? Ficamos de imediato com vontade de ver mais…

Ambiente luminoso

Cozinhas escandinavas por homify

A luminosidade é uma constante deliberadamente intensificada pela cor branca, mas note que as superfícies são mates e não espelhadas, para manter o tom deliciosamente antiquado escolhido para esta cozinha. Também as cadeiras em vime e o chão de madeira clara familiarizam o ambiente e tornam-no mais acolhedor.

Nesta foto vemos já um pouco de verde num pequeno vaso junto ao fogão, numa primeira amostra do pequeno jardim de ervas que vermos mais adiante. Um pouco de natureza e rusticidade são perfeitas para criar um ambiente doméstico e informal.

Um espaço que tem tudo

Cozinhas escandinavas por homify

Cozinhar enquanto as crianças fazem os trabalhos de casa, fazer refeições na companhia das notícias na televisão… Imagina cenário mais caseiro? A opção da televisão na cozinha pode ser um pouco discutível, e há mesmo que advogue que as refeições em família nunca devem ser feitas com a televisão ligada. Nós concordamos, mas e enquanto cozinhamos? E todo o tempo que passamos na cozinhas, em especial se em se tratando de um espaço polivalente que também serve de lavandaria? E manter os miúdos um bocadinho ocupados enquanto lhes preparamos a refeição? Nos nossos dias uma televisão na cozinha é uma escolha muito comum e apreciada.

Detalhes amorosos

Cozinhas escandinavas por homify

Manter o estilo é fundamental e não se confina a móveis ou paredes! Numa cozinha os detalhes são também essenciais e ter os acessórios certos é meio caminho andado para ter o estilo desejado. Os têxteis fazem de imediato parte desses acessórios! Panos rotos, manchados ou com estampagens horrorosas? Esqueça! Substitua-os por panos giros e cheios de interesse, como este às bolinhas e com dizeres espirituosos. Vai ser mais divertido estar na cozinha!

Um pequeno jardim

Cozinhas escandinavas por homify

Um pequeno jardim em casa é sempre bem-vindo. Seja porque se gosta de ter ervas aromáticas sempre à mão ou simplesmente porque se adora trazer a natureza para casa, ainda de que forma muito estilizada e conceptual, um pequeno jardim vertical cabe em qualquer espaço!

Não é preciso muito…

Cozinhas escandinavas por homify

Uma prateleira muito simples , de pinho natural, alguns vasos e as suas ervas favoritas! Não é preciso mais para ter ervas frescas e um ambiente também muito fresco na sua cozinha.

Atenção aos pormenores

Cozinhas escandinavas por homify

Não é preciso ter uma finalidade ou um propósito… Há detalhes que colocamos apenas porque são bonitos! Molduras com temas alusivos à culinária são acessórios perfeitos para ajudar a criar o ambiente certo na sua cozinha, e são extremamente simples de executar.

Inspiração vintage

Cozinhas escandinavas por homify

Madeira e cerâmica! Materiais intemporais que adornam as nossas cozinhas há centenas de anos e que cada vez têm mais adeptos nos nossos dias, numa tentativa de regresso às raízes. 

Use e abuse de caixas e potes na sua cozinha, com o estilo que mais lhe agradar. São sempre necessárias (há tanto para guardar) e ficam lindas. Mas cuidado com o que escolhe e com as combinações que faz, pois pode tornar-se um caos na sua cozinha… Peças desgarradas e sem conexão entre elas só fazem confusão!

Os acessórios certos são fundamentais

Cozinhas escandinavas por homify

Vamos tomar o pequeno-almoço? Podia ser um chá das cinco, que esta cozinha tem em si uma alma muito britânica. A delicadeza da cerâmica é o contraste perfeito com a rusticidade de outros acessórios e até das cadeiras de vime. Um ambiente perfeitamente executado para criar uma atmosfera intimista e muito sentimental.

Simplesmente adora cozinhas de todos os tipos e gostava de ver mais? Leia o artigo ’10 fantásticas cozinhas Portuguesas’ e veja muito mais!

Como seria a cozinha da sua vida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!