Terraços  por Stefani Arquitetura

7 inspiradoras cozinhas revestidas a tijolo

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Não temos dúvidas, os ambientes rústicos e romantizados atraem-nos e inevitavelmente nutrimos uma especial atenção. É claro, que terá a ver com o nosso gosto pessoal e estilo, mas ainda assim, são espaços que gostamos todos de apreciar, mesmo que não os queiramos para a nossa casa. 

Cada vez mais, existe uma maior preocupação de viver o seu lar e respetivo espaço. É mais do que uma moda, é uma necessidade. Como tal, é sempre útil e pertinente inspirarmo-nos com isto ou aquilo, de forma a melhorar o nosso bem material mais precioso. Procuramos assim, partilhar convosco diariamente as mais diversas ideias, indo ao encontro dos mais variados gostos e estilos. E hoje, abrimos portas às nossas cozinhas rústicas, que têm todas algo em comum: o revestimento em tijolo aparente. Este material genuíno e tão tradicional. 

Prometemos uma galeria de inspirações surpreendente, venha daí e descubra-a! 

1. O tijolo com personalidade

Cozinhas modernas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Retrofit – Residência Alphaville

Moran e Anders Arquitetura

Dentro da gama de tijolo aparente poderá encontrará uma grande variedade do mesmo, desde tamanhos e tonalidades diferentes. A própria aplicação poderá também diferenciar. Neste cozinha, por exemplo, deixaram o tijolo mais saliente, não o preenchendo totalmente com cimento. Colocaram-no na parede da ilha e numa das paredes, a que fica de frente ao balcão. 

Ao ver de frente, as duas superfícies parecem sobrepor-se.  

2. Multiplicidade de cores

Basta uma parede, para criar o tal efeito rústico, nada mais. Se quiser mais do que uma ou revestir um móvel, também é possível. Tudo dependerá do que pretende, se muito ou pouco. 

Neste exemplo, optaram por revestir uma das paredes, a principal deste espaço. Combinaram outras peças e materiais também rústicos para criar o efeito sensacional. A madeira, as linhas do mobiliário, as vigas no teto, a pedra do chão, o fogão bem familiar, entre tantos outros pormenores que pode constatar. Aqui tem muito para se inspirar. 

3. Com churrasqueira e tudo!

Cozinha rústica ou não, o tijolo aparente combina com quase todo os estilos de decoração. Este começou a ganhar notoriedade no início do século passado e desde então nunca mais saiu de moda. É, sem dúvida, uma solução prática e muitas vezes barata, que dará imensa personalidade à sua cozinha ou a outro espaço (sala de estar, quarto, casa de banho… ).

Neste caso, optaram por revestir toda a parede, a churrasqueira e os rodapés com o tijolo. Apenas colocaram azulejo branco, frente à bancada, por causa da manutenção/limpeza. O mobiliário é de madeira e a decoração corresponde às linhas rústicas do espaço – galos secos pendurados, flores campestres, potes em barro ou ainda o jarro para os utensílios. 

4. Os opostos atraem-se

Quando bem usado, o tijolo dará um tom rústico ao ambiente, o que é muito charmoso e aconchegante. Na verdade, ele pode ser o detalhe que trará equilíbrio a ambientes modernos. Esta imagem denota um pouco dos dois estilos, mas sem entrar em contradições. Se por um lado temos uma parede em tijolo aparente, com ar envelhecido, por outro temos uma parede de azulejo branco, com o mesmo estilo de design, que é bem brilhante e moderna.

Existem outros detalhes de estilos distintos, dentro deste espaço e todos estão em perfeita simbiose. Se não souber que estilo escolher, faça assim, um dois em um!

5. Rusticamente bela

Nesta cozinha, o revestimento a tijolo surge discretamente e apenas numa parte da cozinha, na superfície de uma frente do móvel. Apesar de pouco tijolo aparente, o efeito está cá e intensifica este lado rústico, pretendido para este espaço. Os restantes materiais e cores fazem desta cozinha um lugar bem acolhedor e tipicamente familiar. 

6. Uma cozinha ao ar livre

Cada vez mais projetam-se cozinhas ao ar livre, acompanhando a ideia da churrasqueira. A verdade é que quando o clima está bom, tudo se torna bem mais prático. A cozinha no exterior acaba por evitar os vaivéns para dentro de casa, ficando tudo à mão de semear. 

Aqui, optaram por revestir a parede da churrasqueira a tijolo, dando-lhe o tal traço tradicional. 

7. Tons terra

Casa Conde: Cozinhas modernas por SAMF Arquitectos

Uma cozinha que foi revestida praticamente a tijolo. O chão e uma parte da parede é composta por este material tipicamente rústico. O tom é mais avermelhado, relativamente aos exemplos anteriores. Porém, as paredes brancas e os móveis em madeira clara amenizam o ambiente. A mobília tem linhas simples e modernizadas.

Para mais informações, peça ajuda a um dos nos profissionais da área!

Já se tinha lembrado neste tipo de revestimento para a sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!