vista do interior da cozinha: Cozinhas modernas por FORA - Fagulha Oliveira Ruivo

A arte de organizar a cozinha: simples e económico

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

A cozinha é uma das divisões de casa que precisa de uma boa dose de organização, seja ela grande ou pequena, tudo é possível. É lá que vamos arrumando as nossas centenas de coisas: tachos, panelas, frigideiras, pratos, talheres, utensílios, copos, conservas, pacotes de massas ou de arroz, cereais, bebidas e tantas, mas tantas outras coisas. Para que tudo possa caber nos vários armários, gavetas, prateleiras, estantes ou bancada, há que planear e organizar tudo muito bem. Só assim, é que a sua cozinha terá uma bonita aparência e que conseguirá estar por lá tranquilamente. Tudo se torna mais fácil, quando sabemos onde está isto ou aquilo, ou quando abrimos um armário e não precisamos de tirar tudo para ter aquela coisa. 

Se estiver a precisar de dicas para organizar a sua cozinha, então este artigo será, com certeza, bem-vindo. Convidamo-lo que o leia até ao fim, já que temos 10 ideias bem astutas para ter uma cozinha digna do seu nome. É garantido que depois disso ficará com vontade de dar uma reviravolta à sua cozinha!

Tudo no devido lugar

Na organização da sua cozinha pode optar por não deixar nada ou quase nada à vista, ficando tudo devidamente arrumado dentro dos próprios armários. Neste exemplo de cozinha branca imaculada vemos que a deixaram impecável, na banca estão apenas uns frascos, que astutamente são também brancos, para combinar tudo perfeitamente. Há também um suporte de íman para segurar as facas de cozinha.  

Colocar sementes, massas, especiarias… em frascos

Cozinha  por GUTMAN+LEHRER ARQUITECTAS
GUTMAN+LEHRER ARQUITECTAS

estantes en acero inoxidable

GUTMAN+LEHRER ARQUITECTAS

Os frascos transparentes ou não, são tão práticos, como bonitos. Pode deixá-los à vista nas prateleiras, na bancada da cozinha ou optar por pô-los dentro dos armários. Desta forma tem tudo meticulosamente organizado e muito mais atraente do que embalagens de papelão ou de plástico. 

Pode arrumar tudo o que quiser nos frascos: massas, arroz, feijões secos, sementes, cereais e várias especiarias. Neste caso optaram por deixar à vista e achamos que ficou bastante decorativo. 

Super arrumações

Quando escolher o mobiliário da sua nova cozinha, veja os vários tipos de arrumações que ela dispõe, é muito importante. Hoje em dia, consegue encontrar modelos de cozinhas bem práticas e cheias de compartimentos inteligentes, que só facilitarão a sua vida. Esta pequena cozinha é a prova disso mesmo, apesar do seu pequeno tamanho tem arrumações por toda a parte! É caso para dizer, isto é arte de organizar. 

Nas gavetas

Numa cozinha é importante ter pelo menos uma gaveta, para no mínimo arrumar os talheres. Para que ficarem todos no sítio e facilitar na hora de escolher o garfo, a faca ou a colher, convém ter vários compartimentos. Se a sua gaveta não tiver estas divisórias, encontrará no mercado itens para este efeito. Existem em vários materiais e cores, consegue encontrar uns bem baratos. 

Por outro lado, se não tiver espaço para os outros utensílios, pode colocá-los perto do fogão, num jarro ou vaso. Fica muito bem. 

… e nas gavetas

Cozinhas campestres por Tim Jasper
Tim Jasper

Harbourside kitchen

Tim Jasper

Este exemplo mostra-vos que é possível aproveitar todos os espaços ao máximo e nem os ângulos ou cantos são desperdiçados, já que fazem a falta do mundo, nomeadamente numa cozinha pequena. 

Procure a cozinha ideal ao espaço da sua casa. 

Pendurar utensílios

Também pode optar por pendurar os seus utensílios numa barra, na parede. Assim, é mais fácil de ter a concha, a espátula ou a colher, enquanto está a cozinhar. Além disso, fica bastante giro!

Em prateleiras

Se não tiver prateleiras e estiver a precisar de mais espaços para arrumações, pode pensar em colocar uma ou outra na sua cozinha. São sempre tão práticas e ficam tão bem numa divisão. 

Nas prateleiras pode optar por colocar os tais frascos das sementes ou massas, como também umas loiças bonitas, que gostava de expor. 

Fruteiras

Cozinhas modernas por CATO creative
CATO creative

Kitchen and Lighting

CATO creative

Uma fruteira em cima de uma mesa ou da bancada é algo que deve sempre considerar. Não só fica visualmente mais bonito, como também torna-se mais prático ter as frutas todas juntas. 

Deixar à vista

vista do interior da cozinha: Cozinhas modernas por FORA - Fagulha Oliveira Ruivo
FORA – Fagulha Oliveira Ruivo

vista do interior da cozinha

FORA - Fagulha Oliveira Ruivo

Organizar não é sinónimo de esconder! Pode perfeitamente deixar tudo à vista, de forma organizada. Ora veja em pormenor este exemplo e inspire-se.

Usar a imaginação e aproveitar espaços

De facto, existem soluções para tudo e para todos. A ideia, deste exemplo, é fantástica, nomeadamente para cozinhas mais pequenas, uma vez que é usado o teto. Aqui, aproveitaram a estrutura do exaustor para pendurar vários utensílios e mesmo vasos de ervas aromáticas. 

Descubra mais ideias através deste livro de ideias:

Como organizar a minha cozinha dentro de uma lógica Feng Shui?

Alguma das ideias apresentadas irá pôr em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!