A extraordinária beleza de uma casa simples

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Situada numa pequena vila do concelho de Pombal, apresentamos-lhe uma casa debruçada sobre um dos arquétipos construtivos mais antigos da cultura portuguesa – a Eira. Os arquitetos responsáveis pelo projeto, Sara Antunes e Mário Ferreira do atelier SAMF, destacam-se pelo acompanhamento excepcional que fazem de cada projeto desde a fase inicial de análise à construção dos últimos detalhes arquitectónicos. Talvez seja por este processo equilibrado que esta habitação é surpreendentemente agradável apesar da sua humildade. Descubra como é possível responder às exigências habitacionais com um projeto inesperadamente simples. 

Lugar

O lote disponível para construção situa-se no cimo de um monte, onde as únicas preexistências eram uma eira e um pequeno edifício de apoio. Ligeiramente afastado do centro da freguesia, o terreno encontra-se envolvido por vegetação selvagem capaz de proporcionar um ambiente peculiar à intervenção

Implantação

Os arquitetos optaram por manter as construções existentes no lugar posicionando a casa no ponto mais alto do lote. A sua volumetria é bastante simples consistindo num volume paralelepipédico recortado de forma a dar seguimento à sensação de crescimento delineada pela topografia. 

Programa

Pensada para uma família pequena, a habitação segue um modelo funcional muito claro: um primeiro piso dedicado às atividades mais públicas do programa e um segundo piso ocupado pelas divisões que pressupõem um maior grau de privacidade. O elemento fundamental da organização do projeto é a sala de estar com pé direito duplo que, além de se articular com as restantes divisões do piso térreo, estabelece a relação com as escadas. O segundo piso conforma a ala mais intima da casa que é composta por um quarto e casa de banho de apoio. Como um dos ex libris da casa, foi ainda integrado um terraço capaz de complementar as atividades ligadas ao convívio e criar um espaço único de contemplação e reflexão.

Janelas

O sistema de vistas desenvolvido procurou balancear a intensidade da relação estabelecida com o exterior com o necessidade de criar espaços bastante íntimos. Sendo assim, enquanto o piso térreo se abre livremente à floresta que o envolve, o piso térreo é composto por janelas mais controladas que enquadram pontos inesperados da paisagem.

Materiais

A escolha de materiais não podia ser mais simples.Tanto no exterior como no interior as paredes são constituídas por betão pintado de branco. A madeira foi incluída em vários detalhes e pavimentos interiores garantindo uma atmosfera mais calorosa aos espaços. Ao contrário da restante madeira, a utilizada nos caixilhos da janela é bastante escura proporcionando uma espécie de efeito moldura que destaca as vistas escolhidas. Devido às exigências higrométricas, as casas de banho e cozinha foram pavimentadas em mosaicos de pedra.

Interiores

Os interiores do projeto são caracterizados por acabamentos humildes mas cuidados. Na cozinha foi utilizada uma paleta de cores claras e neutras que favorecem a sensação de luz. O grande protagonista é, sem dúvida, o quadro recortado pela janela que enquadra uma vista especialmente escolhida da floresta envolvente.

Espacialidade

De forma a transformar a espacialidade do primeiro piso, o plano que separa o espaço de pé direito duplo das restantes divisões foi materializado de forma particular. Constituído por um conjunto de ripas de madeira que garantem permeabilidade visual, este plano assume-se também como um detalhes construtivos mais interessantes da casa.

Modesto

A beleza deste projeto reside sobretudo na sua humildade – Uma inserção simples no terreno, uma organização funcional muito intuitiva e uma escolha de materiais sóbrios. O trabalho dos arquitetos deu origem a uma casa que apesar de modesta é capaz de proporcionar espaços agradáveis e muito acolhedores de acordo com as necessidades da família. Muitas vezes é por trás das soluções mais simples que se escondem os processos mais exigentes. 

O que acha deste projeto? Agradam-lhe estes projetos mais simples?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!