Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo

8 formas de aproveitar as suas ervas aromáticas e especiarias ao máximo

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter umas ervas aromáticas em casa é algo de facilmente realizável e nem precisa de ter um jardim para isso. Como prova disso procuramos na nossa plataforma opções bastante perspicazes que mostram como ter ervas aromática, dentro de casa ou numa varanda de um apartamento. 

Estas verduras não só trazem um lado decorativo, pelo seu lado verde e natural, mas também são bastante práticas para os vários cozinhados. Os seus pratos ficarão bem mais saborosos com estes aromas, além de poder decorar um prato com elas. Pode optar por ter uma, duas, três ou várias ervas aromáticas, dependerá do seu gosto pessoal. Entre salsa, coentros, alecrim, tomilho, manjericão, rosmaninho, hortelã, menta, salva, orégãos ou poejo, terá com certeza muitos sabores por apurar. Com eles pode dar mais sabor a um guisado, a uma sopa, a um arroz, a uma salada, fazer chás ou sumos naturais, enfim são ideais para tantas coisas, que de certeza não terá dificuldade em usá-las.

Se as receitas ficam por sua conta, nós partilhamos consigo 8 formas de as aproveitar ao máximo. Venha daí e sinta o delicioso sabor deste livro de ideias. 

1. Numa estante da cozinha

Se é na cozinha que precisamos delas, por que não tê-las por perto, hum? É isso mesmo, que fizeram neste exemplo, onde optaram por colocar umas ervas aromáticas e especiarias na bancada e na estante desta cozinha. Está literalmente à mão de semear… Além de ser prático para temperar os seus cozinhados, também tornam-se bastante decorativas. Uma planta é sempre uma planta e traz sempre este lado vivo e natural. 

Com ervas aromáticas na cozinha são mil e um aromas pelo ar…

2. Em bolsas transportáveis

  por Miriam Josi

Achamos esta ideia de saquinho absolutamente fantástica, além de ser extremamente prático. Tanto pode levá-las para o exterior para fazerem fotossíntese, como recolhê-las para dentro de casa, num dia de maior ventania. Por outro lado, têm dois compartimentos, o que é perfeito para plantar um tipo de erva diferente em cada lado. 

Esta bolsa é impermeável e dispõe de uma argola para ser suspensa ao teto, por exemplo. 

3. Em vasos suspensos

Paisagismo de interior  por Greenbop

Este vasos… Estes vasos!! Incrível. De facto, existem opções que se não víssemos a fotografia, não queríamos acreditar. 

Mesmo na ausência de espaço na bancada da cozinha, no chão ou se não tiver varanda, pode aproveitar o teto, suspendendo uns quantos vasos de ervas aromáticas e especiarias. É claro que não é um vaso qualquer, pois ao virá-lo ao contrário a terra e a planta cairiam. Mas no mercado encontrará esta opção específica e se tiver receio de realizar isso sozinho, pode fazer apelo a um profissional

4. Em caixas de fruta

Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Com este exemplo mostramos-vos que é possível recuperar caixas de fruta, e fazer delas uns verdadeiros vasos de ervas aromáticas. A madeira da caixa cria um ambiente bastante natural. 

Por outro lado, achamos bastante lúdico e divertido, o facto de terem suspenso as caixas numa parede em tinta de ardósia, de forma a escrever os respetivos nomes das plantas.

5. Em vasos de parede

Jardim vertical de aromáticas: Varanda, marquise e terraço  por Interior Vivo
Interior Vivo

Jardim vertical de aromáticas

Interior Vivo

Vasos simples, discretos e brancos, que se fundem à própria parede. Assim, as ervas aromáticas têm o devido protagonismo neste lugar iluminado. 

Estes vasos em forma triangular são ideais para a água não estagnar.

6. Cada erva no seu lugar

Este suporte de varanda ou de interior é bastante prático, já que dispõe de vários compartimentos. Estes são ideais para separar as várias plantas, mediante as características e espécie. 

Sabia que a atividade da jardinagem é algo de terapêutico? É verdade, ajuda a relaxar e a distrair-se do stress no dia-a-dia. Experimente!

7. Num lugar prático

Esta ideia deixar-vos-á boquiaberta, de certeza!

Além de poder dispor as suas ervas aromáticas na sua varanda, pode também ter uma pequena mesa, para tomar uma refeição, um copo ou colocar o portátil. Desta forma, os deliciosos aromas das ervas aromáticas estarão diretamente virados para si. 

8. Um candeeiro de ervas aromáticas

E se em vez de um candeeiro tradicional colocar um suporte com vários vasos? Tem, desta forma, um objeto bem distinto dos demais e umas ervas aromáticas que serão o centro das atenções. 

Só precisa de imaginar na beleza que a sua casa ganhará com estas pequenas e deliciosas plantas… A sua imaginação é o limite!

Veja aqui, como pode cultivar as suas ervas aromáticas e especiarias: 

6 dicas para cultivar os seus vegetais como um principiante.

Gosta de ter ervas aromáticas em casa? Gostou das soluções apresentadas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!