Tapetes modernos: 10 padrões!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O tema de hoje é tapetes modernos, contudo não é simplesmente sobre tapetes que lhe vamos escrever, vamos debruçar-nos sobre uma particularidade específica que é nem mais nem menos do que o padrão. A vastidão de padrões que existem hoje em dia, no que a tapetes modernos diz respeito, é muitíssimo vasta e podemos dizer-lhe desde já que existem padrões para todos os gostos. Do mais geométrico ao mais abstracto é possível encontrarmos o tapete que mais se adequa às nossas necessidades decorativas.

Vamos então apresentar-lhe 10 padrões diferentes para que possa escolher o que mais lhe agrada para a sua sala, para o seu quarto ou para qualquer outro espaço onde precise de uma tapete. Tenha em conta que não lhe escrevemos sobre tapetes modernos para uma divisão especifica da sua casa, mas antes para a sua casa em geral. Preparado para se deixar levar pelo maravilhosos mundo dos padrões? Venha connosco então!

Duas formas geométricas

Começamos com o clássico tapete de formas geométricas. A verdade é que este é um dos padrões mais apreciados no que diz respeito a tapetes modernos, há uma quantidade inigualável de tapetes que exibem quadrados, rectângulos, figuras obliquas, enfim…  Neste caso específico a combinação das cores é a primeira coisa que nos agrada. O preto e o branco é a combinação que dificilmente falha e mais do que isso é a combinação que de alguma forma nos permite exagerar, sem que o espaço se torne demasiado over the top. Na sala que vemos exagero não é de todo uma palavra que se aplique já que tudo existe com um equilíbrio mais do razoável. O próprio padrão do tapete, ainda que apresente duas formas geométricas intercaladas é bastante sóbrio, sem que deixe de cumprir a sua função principal, a de dar a esta sala dinâmica e ritmo.

Ilusão óptica

Ainda dentro das formas geométricas queremos mostrar-lhe como estas podem ser realmente diferentes umas das outras  e como o padrão de um tapete moderno se torna em algo totalmente diferente. Não há dúvida que o padrão que lhe apresentamos é geométrico, contudo há algo que vai para além disso ele é também uma espécie de padrão que cria ilusão óptica. O porquê é muito simples, ele é pensado de uma forma tridimensional e não bidimensional como o anterior. O facto de misturar cores muito especificas – não podemos deixar de referir que sem o azul que vemos o tapete seria totalmente diferente – faz com que as formas desenhadas ganhem volume. 

Cores fortes

Este é mais um padrão de cores arrojadas com o qual temos de ter algum cuidado no que diz respeito à decoração. A fotografia não podia ser melhor para explicarmos este conceito. Na verdade vemos uma tapete moderno enquadrado numa sala e a verdade é que este não podia fazer mais sentido no contexto da decoração ou a decoração não poderia fazer mais sentido tendo em conta o tapete. Bem o que aqui interessa reter é que pelas cores fortes que este apresenta, a restante decoração tem de ser bastante mais sóbria ou então incorremos no risco de entrarmos num festival de cor que pode ser demasiado

Ainda ilusão óptica

Arraiolos: Parede e piso  por Verso Branco
Verso Branco

Arraiolos

Verso Branco

Com o propósito de sedimentarmos o que acabamos de lhe escrever, apresentamos-lhe um outro exemplo onde o padrão segue exactamente a mesma lógica. Neste caso temos uma percepção muito clara dos cubos que saem deste tapete. Uma vez mais o uso da cor é muito importante e neste exemplo é o laranja que faz as vezes do azul. Como já percebeu nestes casos é sempre importante ter uma cor mais forte que se distinga das demais para que o efeito de ilusão óptica seja ainda mais forte.

Exemplos glamorosos

Passando para algo totalmente diferente, um dos exemplos mais glamorosos de todo o artigo. Este é sem dúvida o tapete que nos deixa de boca aberta e nos faz pensar que não teremos visto muitos iguais, certo? Em primeiro lugar é o pêlo que nos chama a atenção, é impossível não ficarmos totalmente vidrados na suavidade do material e depois a cor, um lilás maravilhoso para o qual não nos cansamos de olhar. Padrão? É certo que não temos um padrão tão definido como o dos exemplos anteriores, contudo se reparar bem, vais ver que este moderno tapete apresenta diferentes texturas que acabam por se afirmar como o padrão do mesmo. Um daqueles exemplos que a ter em casa, seria certamente alvo de deleite do olhar.

Combinações de cores maravilhosas

Tiles desenhada por Domingos Ferreira: Parede e piso  por Two Six
Two Six

Tiles desenhada por Domingos Ferreira

Two Six

Do lilás para o amarelo apresentamos-lhe um tapete cuja combinação de cores é simplesmente maravilhosa, acho que podemos mesmo arriscar dizer que é uma das favoritas do artigo de hoje. Preto, branco e amarelo, memorize esta combinação pois com certeza ainda lhe será muito útil um dia. Um padrão dinâmico e vivo que conjugado com a decoração certa, será certamente o centro das atenções.

Padrão animal

Parede e piso  por Leone edition
Leone edition

Tapis Zèbre

Leone edition

O padrão animal é muitíssimo popular e não nos referimos apenas ao universo dos tapetes – basta vermos um desfile de moda para percebermos o quanto eles se afirmam como uma tendência – e o de zebra então é um dos que mais classe pode ter. Apesar de na imagem não vermos o tapete contextualizado num espaço, não é difícil imaginar que este ficaria bem em muitos e diferentes sítios da nossa casa. Um exemplo fantástico que abrilhantará o espaço, não temos a menor dúvida.

A contrastar

Os tapetes que vemos na imagem – sim, ainda que não pareça são dois tapetes distintos – são outro bom exemplo de como a presença deste pode alterar totalmente o espaço. O cinzento é a cor que impera neste lugar que de alguma forma nos remete para uma fábrica, um armazém talvez e que por isso acaba por ter uma carga um pouco inóspita, contudo o uso deste dois belíssimos exemplares contraria o efeito já que adiciona cor e ritmo a um espaço de cores mais escuras e despido.

Simplicidade

Quase a chegar ao fim, apresentamos-lhe um exemplo muito simples onde um tapete de um azul muito vivo se deixa delicadamente interromper por umas linhas bastante finas em verde água. É sem sombra de dúvida um padrão muito simples mas que cumpre totalmente a sua função e torna a sala que vemos num espaço mais bonito.

Parede e piso  por Knots Rugs
Knots Rugs

English Rose_Purple Haze

Knots Rugs

Para terminar um elegante tapete moderno que será com certeza objecto de desejo para muitos de nós. De cores esbatidas que ganham força de uma forma centrípta, este é o tapete que vai dar um toque único, moderno e acima de tudo muito elegante a qualquer espaço. O exemplo que revela muitíssimo bom gosto a fechar o artigo de hoje.

Gostou dos padrões que lhe apresentamos?! Deixe o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!