Casas geminadas também são casas de sonho!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Casas geminadas? Sim, casas simétricas, ligadas umas às outras, que dividem o lote em unidades muito semelhantes entre si… Compartilham a estrutura, as paredes exteriores e muitas vezes o telhado entre si, sendo o arranjo interior frequantemente simétrico entre as duas habitações.

De construção recente ou antigas e sujeitas a renovação, estas casas são muitas vezes opções mais baratas na hora de comprar, pois são construídas em série. Uma vez que este esquema de construção permite um melhor aproveitamento do espaço de terreno, isso também contribui para o seu preço mais acessível. Mas tal não significa descuido nos detalhes, e inovando no estilo e nos materiais podem ser casas muito apetecíveis. 

No entanto não é preciso comprar uma casa nova para se ter uma casa ao nosso gosto. Pode adquirir uma casa geminada antiga, a um preço mais baixo e remodelar. Em casas renovadas as opções são ilimitadas! Mudança de fachada, estensão de espaços, abertura de janelas… Um universo a seu gosto.

Como vai ter a oportunidade de ver neste artigo, uma casa geminada, nova ou mesmo usada, pode perfeitamente transformar-se na sua casa de sonho! Entusiasme-se com as nossas ideias.

Modernas e sustentáveis

Estas moradias geminadas em Inglaterra são um excelente exemplo de casas geminadas do futuro! O revestimento em zinco e madeira permitem um bom isolamento, evitando perdas energéticas, e ao mesmo tempo dá um belo aspeto, que impressiona. A única janela frontal é a da sala de estar, garantindo a privacidade. A luminosidade natural é conseguida pelas janelas de sótão, viradas a sul. A fachada frontal conta com as entradas de garagem, junto às portas de entrada, emolduradas em zinco. 

Bonitas, bem conseguidas e com detalhes de fachada que deslumbram!

Uma remodelação portuguesa

Este projeto é bem português e foi levado a cabo pelo gabinete CORREIA/RAGAZZI ARQUITECTOS, do Porto. Originalmente esta casa era uma de duas vivendas geminadas. A casa gémea estava situada no lote a norte, mas a ligação desapareceu quando esta foi alvo de uma intervenção semelhante. Desta feita os arquitetos pretenderam reatar a ligação, mas de forma completamente diferente, pois a nova casa tem menos volume, mas com continuidade de estilo e de materiais. Nesta foto vemos a fachada lateral, coberta de paineis de  cerâmica azul, que dão continuidade ao enquadramento, e a porta de entrada, colocada perpendicularmente à rua. Dificilmente quam passa se apercebe da maravilha que está por detrás dos muros. Um traçado muito bem conseguido!

Brilhantes

Terraços  por Swissrenova AG
Swissrenova AG

Aussenansicht

Swissrenova AG

O projeto destas casas geminadas é ambicioso e tem como objetivo a poupança energética. São dois blocos, com quatro moradias em espelho, duas a duas. Os materias utilizados são refletores e isolantes, impedindo fugas de calor no inverno e refletindo a luz solar no verão. Isto traduz-se em ambientes interiores muito confortáveis para a habitação. O seu desenho futurista faz com que as moradias se destaquem na cor ambiente, mas ao mesmo tempo pareçam fazer parte da paisagem. Brilhantes, verdade?

Nova vida a uma casa antiga

Outra casa geminada antiga à qual foi dada uma nova vida! Este projeto de remodelação que teve lugar na Alemanha é outro excelente exemplo de uma casa que o tempo tornou pouco apetecível, mas que a mão de especialista fez reviver. A fachada foi totalmente renovada, e pretendeu-se dar-lhe destaque. Para isso o tijolo original foi removido e substituído pelo cinzento do novo revestimento, com secções em madeira. A telha de barro foi também substituída por telha de cimento cinzento escuro. O mesmo aconteceu às janelas e portas. A casa ficou com um aspeto contemporâneo por fora, a a remodelação foi profunda e abrangeu também todo o interior da habitação. Esta pode ser uma opção para quem tem um orçamento mais limitado… adquirir uma casa antiga e modernizá-la ao seu gosto. Escolha os materiais e as ideias e construa a sua casa de sonho. Inspirador, certo?

Amigas do ambiente

Este bairro na Alemanha é muito especial! O protagonismo é dado ao meio ambiente e as casas são quase autosuficientes em termos energéticos. Privilegiaram-se os materiais naturais, como a madeira, para efeitos de isolamento. Os telhados são em parte constituídos por paineis solares que fornecem quase toda a energia necessária para a sua habitação. As moradias são geminadas em zigue-zague, e estão rodeadas por espaço natural de terra batida, com parque de brincadeiras em madeira.

Uma casa geminada de 1920!

Esta casa geminada, em banda, de um bairro inglês de 1920, dá-nos o exemplo perfeito de como o velho verdadeiramente se pode tornar novo. A casa é um topo, ou seja é a última da banda, o que permite maior liberdade e espaço de manobra. A fachada que aqui vemos foi pintada de branco, contrastando com a entrada para os carros em cinzento, mas mantedo o estilo original da construção. Acrescentaram-se paineis solares no telhado para tornar a habitação mais autosustentável. Mas esta é apenas uma pequena parte do que foi feito e não vemos na foto de exemplo. Extensão do espaço da sala de estar, fusão de compartimentos, ampliação da penetração da luz solar e decoração, foram algumas das remodelações feitas para tornar esta casa geminada antiga numa casa de sonho. Um mundo que pode descobrir no artigo homify 360º: propriedade antiga renovada com extensão

Geminada bifamiliar

Uma moradia bifamiliar, ou como quem diz, duas vivendas geminadas, duas casas perfeitamente simétricas, com o mesma disposição interna, mas invertida uma à outra. O aspeto vagamente nautico é propositado, resultando da tentativa de dotar a casa de características semelhantes às que se poderão viver no deck de um navio, nomeadamente pelas varandas espaçosas e pelos paineis envidraçados destas. As cores e os materiais utilizados mostram sobriedade, mas também nobreza e requinte. A madeira confere um aspeto natural e reforça a temática. A fazer-nos suspirar…

Actuais e luxuosas

Moradias em banda, Queijas: Casas minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Moradias em banda, Queijas

Estúdio Urbano Arquitectos

Estas casas em banda, da autoria do gabinete Estúdio Urbano Arquitectos, ficam em Queijas no concelho de Oeiras. A primeira impressão que se tem ao olhar para as fachadas é de simetria, pois as casas são todas semelhantes. Essa foi exatamente a intenção dos criadores e para isso utilizaram materiais e cores que destacam o volume das construções como um todo, no entanto os traçados interiores são distintos entre si. Os espaços interiores são modernos, espaçosos e luminosos graças às grandes janelas. Sem dúvida casas de sonho!

Maravilhosa remodelação

Condomínios  por Will Eckersley
Will Eckersley

Darnley Road

Will Eckersley

Uma casa geminada, bem ao estilo britânico, que foi profundamente remodelada para ficar ao gosto e ir de encontro às necessidades da vida atual. Para se destacar das restantes optou-se por um novo esquema de cores para a fachada, com a utilização de tinta preto carvão, que combina na perfeição com o tijolo original. A escolha do amarelo para a porta dá um toque de originalidade e chama o olhar. Os interiores foram também totalmente remodelados, para criar espaços mais amplos e funcionais. Uma boa ideia para renovar uma moradia antiga, não?

Extensão e remodelação

Uma casa pequena que cresceu em tamanho e em estilo! A casa original era uma casa geminada antiga de um bairro tradicional inglês, com um bom espaço de logradouro por trás. A remodelação incidiu sobretudo na abertura da casa ao espaço exterior, pois possuia muito pouca luz natural. A fachada foi deixada praticamente intacta. A solução encontrada foi expandir a sala de estar com uma extensão, que se abre para o exterior com uma larga área envidraçada, o que aumenta a percepção do espaço. A fachada da extensão, bastante diferente da casa original, encontra continuidade visual nas ripas da cerca do jardim. O resultado foi a criação de um espaço muito agradável, no interior e no exterior, e a entrada de luz na habitação. Engenhoso!

Entusiamou-se com as nossas ideias  quer partilhar a sua experiência? É uma honra! Deixe-nos a sua história na caixa de comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!