A cor azul aplicada aos interiores

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O artigo de hoje fala-nos sobre uma cor, uma cor que todos conhecemos e que em geral é bem recebida por todos. A cor de hoje é o azul. A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, à monotonia e à depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito. 

Vamos associa-la aos interiores e à decoração conseguida com esta cor, pois esta é utilizada na decoração dos mais variados espaços. Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante. 

Se não estava a par destas características, leia o restante artigo e fique a saber as últimas tendências e inspire-se!

Inspiração Nacional

Maria Bruno Neo é a autora destas esculturas de cartão e estas foram projectadas para participar num concurso para promover o comércio da zona de Cascais, Lisboa. A ideia era estas esculturas de cartão colorido com forma de animais servirem de bustos para expor jóias. A forma lapidada das mesmas também foi associada a pedras de valor. As esculturas obtiveram diversas cores e uma das usadas foi a cor azul.

Sabemos à partida, desde miúdos, que a cor azul é uma das 3 cores primárias (azul cieno) e que a partir delas se formam todas as outras. A cor azul estimula a criatividade e é a cor preferida de grande parte do povo ocidental.

2 em 1

Este banco vs mesa é uma óptima aquisição para qualquer casa, independentemente do estilo presente. Adquire várias alturas e pode servir de mesa de apoio e ainda de mesa com prateleira/tabuleiro num nível inferior. A sua capacidade de unir várias funções tornam-no vantajoso e o material usado com a associação à cor azul, tornam-no numa peça de desejo.

O tom de azul aplicado é claro, o típico azul céu ou celeste. É um tom que nos faz sentir calmos e protegidos de todo o alvoroço das actividades do dia à dia, portanto mais uma razão para comprar um exemplar destes ou do género.

Quase me esquecia de referir, mas este super banquinho foi o o vencedor de um Red Dot Design Award no ano de 2013.

Azul num prato

  por Olhar o Brasil
Olhar o Brasil

Sous Plat Arara Azul

Olhar o Brasil

A marca Olhar o Brasil refresca-nos com peças atractivas  e com temática tropical. Este faz parte da colecção de pratos  decorativos da marca e é uma arara azul de olho bem amarelo. As duas cores são complementares, isso significa que oferecem o maior contraste entre si, ficando em lados opostos no espectro das cores. Funcionam muito bem juntas: qualquer tom de azul fica optimamente bem com qualquer amarelo, seja ele, canário, mostarda ou ouro. Veja como apenas um detalhe, como um prato artístico como este conseguem alegrar um ambiente de refeição.

Sobre o amarelo podemos dizer que estimula o optimismo e é cheio de energia além de conseguir dar um toque de requinte a qualquer ambiente. Se gostar de saber mais sobre esta cor, clique aqui.

Na quantidade certa

Sala de estar  por ik Design
ik Design

3-pootje Biobio

ik Design

Sabia que a cor azul usada em excesso pode provocar sonolência? Para evitar isso é aconselhável que o azul seja combinado com outras cores para evitar assim a monotonia. O candeeiro de mesa que mostramos é um óptimo exemplo de que o azul usado na quantidade correcta faz milagres e torna tudo tão luminoso e fresco. Este exemplar apelas também à paz, à ordem e à harmonia. 

Se colocado numa secretária aproveite os seus benefícios, pois o azul estimula a criatividade!

Almofada de Outono

Sala de estar  por Nähjournal 'Sauber eingefädelt'
Nähjournal 'Sauber eingefädelt'

Natur pur im Wohnzimmer: Kuscheln mit einem Ahornblatt

Nähjournal 'Sauber eingefädelt'

Todas as imagens que lhe temos mostrados são em tons de azul, estes podem variar imenso e vão desde azul-bebê, azul-celeste, azul-cobalto, azul-marinho, azul-esverdeado, azul-turquesa, azul-caribe , azul-inverno, etc.

Há tons, como o desta foto que podem causar alguma estranheza, ficando-se na dúvida se a cor que se vê é realmente azul ou verde… eu diria que é um azul esverdeado. O debruado da almofada faz a diferença! Dá-lhe a cor necessária para ser original mas também lhe dá a forma para se parecer realmente com uma folha.

Cómoda Bicolor

Quarto  por Billy Monit
Billy Monit

COMMODE VINTAGE ANNÉES 50-60

Billy Monit

O azul da cómoda é um azul tipo petróleo que contrasta mais uma vez com a cor amarela e o dourado dos puxadores. É o exemplo de uma cómoda de 4 gavetas que certamente terá sido restaurada, optando-se por uma cor mais chamativa do que a tradicional madeira no seu tom natural. 

Exsitem já muitos projectos de DIY que dão um ar moderno e contemporâneo a algo velho e sem piada. Este estilo vintage é já uma tendência bem marcada e presente nos dias que correm.

A cor azul é associada à realeza, ao sangue azul e ainda à aristocracia.

Quando a cor vem dos tecidos

Sala - Amoreiras I:   por Stoc Casa Interiores
Stoc Casa Interiores

Sala – Amoreiras I

Stoc Casa Interiores

A equipa portuguesa de designers de interiores Stoc Casa Interiores propõe um contraste entre um tecido liso de veludo com um estampado florido numa cadeira poltrona. A cadeira faz parte de um projecto para uma apartamento T1 nas Amoreiras, onde a sala de estar e jantar foi completamente pintada de azul: desde a cor das paredes, à almofadas , cadeiras e tapetes.

O aspecto final é de um ambiente fresco e tranquilizante.

Também é fã de azul? Tem-no aplicado em alguma divisão de sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!