O refúgio perfeito para relaxar!

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Apresentamos-lhe o refúgio perfeito para descansar do stress do dia a dia e do trabalho. Trata-se de um projecto de reabilitação de piscinas, envoltas pela maravilhosa paisagem natural das Furnas, ilha de São Miguel, Açores.

Se ainda não conhece os Açores, esta é uma óptima desculpa! É um projecto dos Arquitectos Monteiro Resendes e Sousa Arquitectos Lda., de Ponta Delgada, que aqui procuraram usar materiais autóctones e integrar este espaço da forma mais harmoniosa com a paisagem. A intervenção teve como principais objectivos melhorar as condições de segurança e exploração dos recursos naturais e existentes no local.

Conheça outro projecto dos mesmos arquitectos aqui, vale a pena!

Respire fundo e relaxe enquanto lhe damos a conhecer as bonitas piscinas termais da Poça da Dona Beija…

Um espaço em equilíbrio com a Natureza

A área tem 154 m². Das piscinas que existiam antes do projecto tiveram de ser removidas duas construções, a antiga bilheteira e um volume de apoio temporário.

Assim, foi desenhado um único edifício que procura optimizar os espaços de serviço e a entrada no recinto. Em substituição, foi desenhado um único edifício que visa optimizar os espaços de serviço e toda a entrada no recinto, com uma linguagem formal que estabelece uma relação de maior equilíbrio com a envolvente.

As piscinas estão apoiadas em muros de pedra e o projecto usa fundamentalmente madeira, criando-se assim um ambiente muito natural que as belíssimas manchas vegetais ajudam a compor.

O Projecto

A piscina com um espaço em cascata parece um espaço perfeito de lazer, por toda a envolvente a envolvente vemos fetos arbóreos, que contribuem para a criação de um cenário quase Jurássico.

Este é um espaço cada vez mais procurado por Açorianos ou turistas, tendo-se tornado bastante concorrido. O que provocou desgaste nos materiais existentes, de modo que se substituiu todo o pavimento do percurso por um reguado de madeira muito frequente na ilha, a Criptoméria. 

Assim, e segundo os arquitectos, a utilização de materiais presentes nos Açores estabelece uma melhor simbiose entre a exploração dos recursos naturais e a intervenção humana.

Conheça outras piscinas aqui.

A envolvente

As forças da natureza estão aqui evidentes por todo o lado para lá do projecto a água segue o seu percurso, por uma ribeira, montanha abaixo.

Um outro pormenor é que, de modo a evitar a ocupação do domínio público hídrico, a implantação do edifício proposto resulta da distância mínima de 7 metros recomendada à margem da ribeira.

O Edifício

O novo edifício, paralelo ao muro existente a sul, é composto por uma cobertura de apenas uma água e revestido integralmente com reguado de madeira de criptoméria, numa configuração bastante moderna com ângulos bem marcados.

A intervenção visa ainda a construção de mais um núcleo de piscinas, composta por um tanque e um lava-pés, no sentido de aumentar a capacidade da área balnear do recinto. Estas novas piscinas localizadas na margem norte da ribeira foram construídas com base as estruturas já existentes, sendo que o seu acesso é assegurado por um passadiço em estrutura metálica, revestido com reguado de madeira de criptoméria.

Detalhes e espaço interior

Relativamente à organização do espaço interior, foram criadas a portaria/bilheteira com um posto de trabalho, uma instalação sanitária para os funcionários, um compartimento para arrumos e uma área de exposição/loja.

A Arquitectura do edifício tem detalhes muito bonitos que resultam num todo simples e bem integrado. 

A direcção das réguas de madeira e os ângulos das faces do edifício estão conjugados de forma harmoniosa, e as reentrâncias do edifício criam profundidade e contrastes de luz interessantes.

Se for aos Açores, já sabe um espaço que tem que visitar!

Relaxado? Tem alguma questão? Deixe-nos aqui o seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!