Casa lotada de modernidade e requinte

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

A moradia que vai conhecer hoje localiza-se no Concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, Açores. Está harmoniosamente integrada numa paisagem natural muito bonita, caracterizada por um relevo dinâmico. O projecto é da autoria do Arquitectos Monteiro, Resendes e Sousa, Arquitectos LDA, de Ponta Delgada, que têm como mote para os seus projectos conceitos como contemporaneidade, simplicidade e clareza. A moradia desenvolve-se em um volume de um só piso, com diferentes orientações numa linguagem muito moderna que optimiza a exposição solar e com áreas de lazer fantásticas.

Vai render-se à área de piscina! 

Fotografia: Paulo Goulart

Moradia muito moderna

Esta moradia, de 360 m2 tira partido da magnífica paisagem envolvente que podemos ver nesta imagem.

O projecto teve preocupações ao nível da paisagem tais como valorizar as espécies arbóreas existentes de maior interesse e a redefinição e adaptação de percursos pedestres de circulação envolvente.

O volume tem um traçado moderno, com uma fachada branca de grandes janelas, e está em estreita relação com a grande área de lazer em deck que faz de suporte à piscina. Um lugar fantástico para um churrasco com os amigos.

Piso enterrado

Os arquitectos desenvolveram um piso semi-enterrado onde localizaram as áreas técnicas de garagem e apoio à piscina, uma boa opção pois são divisões que não requerem grande presença de luz natural. Deste modo o acesso à garagem faz-se através de uma rampa que faz a ligação entre cotas e as áreas de habitação vivem principalmente para o lado oposto.

Podemos chamar a este um espaço de traseiras.

As estruturas brancas ao longo da parede dão apoio a plantas trepadeiras que virão a embelezar este espaço

Lounge

Sobre a plataforma criada na continuidade da moradia, projectou-se uma extensa área exterior de lazer composta por uma zona coberta, um solário e uma piscina.

Neste projecto o lazer no exterior parece ter tanta importância quanto o volume habitacional, dadas as proporções de ambos. Achamos que este equilíbrio faz todo o sentido tratando-se de uma área de exterior magnífica, com vistas e atmosferas que devem ser desfrutadas.

A piscina tem um tamanho bastante bom e tem um espaço envolvente que lhe faz jus. Conheça outros espaços de piscina aqui.

As áreas sociais interiores como a sala beneficiam de longas janelas que amplificam o espaço, deixam entrar luz e mostram uma vista prazerosa. 

Apoio exterior

E porque nem sempre está sol ou porque por vezes até queremos sombra ou um abrigo, existe um espaço de apoio, em lajeado de pedra, em que o volume se prolonga criando um abrigo onde é possível fazer refeições ao ar livre ou à sombra.

Um espaço muito moderno e agradável que todos sonhamos ter.

Interiores

Ao nível do piso térreo desenvolve-se a área habitacional, onde se interrelacionam as áreas comuns de lazer e as áreas mais privativas de descanso.

Esta imagem mostra um pormenor dos interiores da casa, e ainda nos dá a conhecer o muro exterior, em pedra bonito e integrado na paisagem rural.

Do interior podemos apreciar as extensas janelas e a forma como estão iluminadas com uma lâmpadas que as percorre em todo o comprimento. 

Área de Piscina

Já vimos que a área de piscina é um espaço de sonho, importa reforçar que alguns detalhes fazem a diferença.

A guarda em vidro revelou-se neste caso, uma óptima opção uma vez que cumpre a sua função não comprometendo a simplicidade e trânsparência do espaço e facilitando a sua leitura.

Veja outras opções de varandas e guardas em vidro aqui.

Gostou? Deixe-nos o seu comentário/questão!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!