por Grupo Puente Arquitectos.com

Passo a passo: esta é a maneira mais fácil de ampliar uma casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As remodelações podem implicar dentro de um projecto já construído a adição de espaços ou a modificação dos existentes para se adaptarem às necessidades que vão mudando ao longo do tempo, podendo, assim, satisfazer sempre os donos da casa. É sempre importante ter bem claro aquilo que se incluirá no projecto de remodelação para se poder definir bem o desenho, o itinerário de actividades e o custo total. 

Hoje, mostrar-lhe-emos um projecto de remodelação a cargo dos arquitectos do Grupo Puente que acrescentou uma garagem e uma cisterna a um imóvel. 

O projecto de ampliação: construir uma garagem

O projecto incluía a criação de uma cobertura que assenta sobre uma estrutura metálica, criando assim um espaço totalmente coberto e fechado que oferece maior funcionalidade à casa, tornando-a mais cómoda para os seus residentes.

Instalações

Antes de se fazer qualquer trabalho estrutural ou de alvenaria, começou-se com a rectificação e a adaptação das instalações tanto hidrossanitárias, como eléctricas, assegurando o correcto funcionamento do novo espaço que assim conta com estes serviços básicos. 

Tudo o que é necessário para a obra

O seguinte passo implica ter todo o material e equipamento necessário para executar a obra no local. Areia, betão, estrutura metálica, madeira e até a cisterna foram levados até à obra, prontos a ser utilizados e instalados, cumprindo-se assim o calendário de actividades. 

Bases

A cisterna foi colocada e instalada sob o solo e coberta com uma camada de betão que, por sua vez, serve como piso para o novo espaço da casa. Contudo, manteve-se um acesso para se fazer a manutenção. Também podemos ver que foram colocados os postes que servirão como suporte para a cobertura.

Plataformas armadas

As plataformas são muito importantes nas obras de construção, sobretudo para se poder alcançar e trabalhar nas partes mais elevadas com toda a liberdade e segurança possíveis, permitindo assim que o avanço seja muito mais rápido e os trabalhos de maior qualidade.

Preparação para as alturas

Com as plataformas bem instaladas, puderam-se começar as actividades de colocação e de instalação das vigas de madeira que existem sobre os suportes de metal que serão parte integral da estrutura que sustentará a cobertura.

Colocação de vigas

As vigas de madeira foram-se colocando sobre os postes de metal que estão integrados nas paredes existentes e soldados a postes que servem como colunas de suporte. Estas vigas trazem um toque muito mais cálido e rústico à nova garagem, integrando-se com o desenho existente da casa. 

A duas águas

Nesta imagem, vemos as vigas já instaladas e podemos verificar como a cobertura começa a tomar o formato de duas águas que impede o acúmulo de chuva pluvial.

Cobertura de triplay

Uma vez colocadas as vigas de madeira, fixaram-se as folhas de triplay que conformam o tecto deste novo espaço na parte exterior da residência. As folhas fixaram-se por meio de pregos e selantes que permitem criar uma união total entre os elementos 

Colocação do piso

Já coberto o espaço, procedeu-se à colocação do piso cerâmico. Para tal, é necessária uma medição prévia da área e o corte pertinente das peças que o compõem.

Assim ficou a garagem

Terminada a cobertura e o colocado o piso, procedeu-se aos acabamentos que incluem a pintura de paredes, revestimentos e tratamentos impermeabilizantes, assim como a instalação de acessórios eléctricos, ventoinhas e iluminação. Antes de entregar a obra ao cliente, é ainda necessária uma limpeza profunda. 

Está a pensar fazer obras em casa? Este artigo ajudou-o?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!