Bicicletas – a nova tendência nos interiores

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

As bicicletas estão na moda! Está na moda ser-se amigo do ambiente, ir de bicicleta para o trabalho e ao mesmo tempo fazer-se exercício neste transporte de duas rodas. O lugar mais banal e frequente de guardar a sua bicicleta é na garagem mas normalmente a prioridade deste  espaço recai para o carro. As bicicletas acabam por ser colocadas onde há espaço e existem várias soluções de armazenamento para quem tem pouco espaço na sua garagem e gostaria de encontrar um lugar especial para a sua bicicleta. Ideias funcionais e de engenharia, tudo em um!

Este meio de transporte pode ser, nos dias de hoje, quase que uma peça de mobiliário em pequenos apartamentos. Por isso, se gostaria de usar a sua como parte da decoração, trouxemos algumas ideias para se inspirar! 

​Como usar a sua bicicleta na decoração?

Porque não no meio da sala, pendurada como uma peça de arte?

Na fotografia repare como mesmo numa parede branca a bicicleta da mesma cor só com pormenores pretos ajudou a valorizar o espaço. Este suporte de parede pode ser recolhido quando a bicicleta não está. Parecendo-se, assim com um quadro, com tela e moldura brancas, não incomodando visualmente, estando ou não a cumprir a sua função.

Num loft

Sala de estar  por MIKILI – Bicycle Furniture
MIKILI – Bicycle Furniture

MIKILI Sonderedition für 25hours Hotel Bikini Berlin

MIKILI – Bicycle Furniture

Em espaços pequenos, como em estúdios ou lofts, pode ser tirado o proveito de paredes e cantos mal aproveitados. Se quer tirar o máximo de vantagens do seu espaço e ainda valorizar a sua bicicleta, esta pequena prateleira poderá fazer milagres. Imagine-se a chegar a casa ao fim do dia de bicicleta e mal puser os pés dentro de casa a levantar em peso até à sua estrutura de suporte e ali ficar até ao dia seguinte. A única preocupação poderá ser ter de limpar as rodas para não sujar a casa, mas se o fizer com cuidado este problema dissolve-se. Ainda com a bicicleta pousada no suporte poderá fazer a revisão à mesma e encher com facilidade os pneus e ainda passar um pano para a manter sempre impecável. O ambiente geral do espaço muda, mas muda positivamente.Atreva-se a fazer o mesmo!

Micro biblioteca

Sala de estar  por Sonntagsstaat
Sonntagsstaat

Bike Valet

Sonntagsstaat

Os modelos em madeira, dão um ar de sofisticação ao ambiente. Geralmente, possuem uma abertura recortada para encaixar o tubo superior do quadro e, sobre o encaixe, a superfície de madeira funciona como uma prateleira para livros ou outros objectos pessoais ou decorativos. Estes suportes exigem que o quadro seja recto, ou seja, de modelo masculino. Assim, esta pequena prateleira serve de micro biblioteca e de garagem para a bicicleta. O que mais pode pedir? Os próprios suportes também podem ser personalizados e ter outras funcionalidades.

Existem ainda outras opções, como ganchos que podem deixar a bicicleta na vertical, ou mesmo aproveitar uma parede para fazer um painel com ganchos para duas bicicletas.

Criar o ambiente certo

A casa, além de ter que ser funcional e confortável precisa de estar em sintonia com o seu morador. A decoração cumpre um papel crucial neste sentido. Para compor um ambiente que esteja de acordo com o seu estilo de vida, cada pessoa opta por cores, mobiliários e objectos de decoração ao seu gosto. 

Além de reaproveitar espaços, a bicicleta pode ser pendurada em suportes em paredes ou em tectos, o que faz aparecer um espaço moderno e ao mesmo tempo descontraído. As bicicletas em destaque numa parede não têm de ser modernas e o ultimo grito da tecnologia, pode optar por valorizar aquela bicicleta que tem valor sentimental para si pendurando-a também. Assim estará a dar uma segunda chance a uma bicicleta antiga e conseguirá com facilidade compor um ambiente vintage tornando-se o destaque da sua sala ou hall de entrada.

Anti Roubo

O roubo é muitas vezes uma preocupação em ambientes urbanos movimentados e deixar os seus pertences valiosos na rua ou no pátio do seu apartamento pode parecer loucura. Ao armazenar a sua bicicleta dentro do seu apartamento, estará a garantir a segurança do seu principal meio de transporte. O suporte da fotografia, em forma de C, impede que apareçam riscos e arranhões nas paredes pois o bloco tem espaço suficiente de armazenamento entre a parede e a bicicleta. O suporte permite ainda ter todos os seus pertences por perto quando sair de casa, impedindo que se esqueça de algo importante à ultima da hora.

Alguns ciclistas, alguns profissionais, têm bicicletas avaliadas em milhares de euros e por isso preferem optar sempre pelo seguro e colocá-las no interior, e quando digo interior refiro-me aos interiores privados e não em garagens ou arrumos pois estas facilmente são assaltadas. Assim, além de protegida, compõe a decoração!

​Exibida num hall de entrada

Nesta imagem vemos um espaço reservado para a bicicleta numa área livre de móveis, parece-se com um hall de entrada. Com áreas generosas permitiu criar uma zona de circulação extensa ao lado da bicicleta.

A fim de facilitar a limpeza da parede, em contrato directo com as rodas, a superfície da parede ganhou uma cor escura lembrando ferrugem. Por cima da mesma, foi colocada uma prateleira onde delicadamente foi pousado uma imagem chamativa de um calendário e uns livros.

Dois em um

É numa habitação de arquitectura de estilo japonês onde a madeira se destaca pelo seu uso quase total, que foram colocadas, não um mas duas bicicletas numa só parede. Mais uma vez, aqui, as bicicletas aparecem como objectos de decoração e com facilidade transformam o espaço.

Tem bicicleta? Leve-a para o interior de sua casa!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!