Escritórios e Espaços de trabalho  por Viktor Filimonow Architekt in München

13 ideias para utilizar madeira comprimida no design do seu espaço

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O OSB – Oriented Stran Board – deriva da madeira e consiste em pequenas lascas de madeira orientadas em camadas cruzadas numa determinada direcção. Este é, assim, um material altamente resistente e robusto, para além de pouco dispendioso e de fácil utilização. Também nos podemos referir ao OSB como madeira comprimida. 

Hoje, na homify, trazemos-lhe um livro de ideias com treze exemplos da utilização deste material em diferentes zona da casa. Estamos certos de que vai conseguir inspirar-se nelas e pô-las em prática na sua casa.

Ora, veja lá.

1. Em móveis

Salas de jantar ecléticas por Dientre
Dientre

Mur habité

Dientre

Este material é essencialmente utilizado para fabricar móveis, desde a mesa de refeições até a armários ou soluções de armazenamento. A versatilidade que lhe está inerente permite que seja utilizado de múltiplas formas, concedendo aos arquitectos e aos decoradores uma ampla gama de opções para resolver a decoração dos espaços

2. Escritórios

Escritório e loja  por ARQANOID
ARQANOID

diseño de oficinas • JAMPP

ARQANOID

A criação de escritórios com recurso ao OSB é cada vez mais comum. O material surge especialmente nas mesas de trabalho. O calor e a simplicidade deste tipo de móvel combinam perfeitamente com os equipamentos de tecnologia. Numa casa moderna, é uma excelente opção.

3. O cenário perfeito

As decorações minimalistas, pode-se usar o OSB no tecto para criar um contraste com paredes predominantemente brancas. Para complementar, pode-se apostar em candeeiros com um design apelativo.

4. Na casa de banho

Contrariamente ao que se possa pensar, o OSB também se pode utilizar nas paredes da casa de banho, criando uma atmosfera calorosa. Claro que, para fazer isto, se deve instalar previamente um sistema de impermeabilização para evitar a penetração da humidade na madeira.

5. A dividir

O arquitecto responsável por projectar este bonito espaço de trabalho, apresenta-nos uma solução de divisão de espaços que se pode abrir e fechar mediante a utilização de folhas OSB, criando maior ou menor privacidade na área.

6. Revestimento de tectos

Quartos ecléticos por 虎設計工房
虎設計工房

黄色の客室

虎設計工房

O OSB pode ser utilizado para revestir o interior de tectos e coberturas. É um material económico que dá um efeito muito mais agradável ao espaço, brindando-o com uma sensação acolhedora e calorosa , como vemos neste quarto duplo. 

7. Iluminando espaços

Corredor, hall e escadas  por architANDarte
architANDarte

kubo_light

architANDarte

O OSB também se usa para fabricar candeeiros, servindo como abajur para os mesmos. Este tipo de candeeiro pode-se utilizar em qualquer divisão, desde a sala ao quarto ou à cozinha. Uma ideia muito original e versátil.

8. Para criar contrastes

Casa DL: Cozinhas minimalistas por URBAstudios

A utilização do OSB como revestimento ou acabamento dos móveis permite criar um contraste com os demais acabamentos e cores como é o caso nesta cozinha e sala em plano aberto. Neste projecto minimalista, o branco é a cor preponderante, surgindo o OSB na estrutura que abraça os armários de cozinha.

9. Elemento divisório

Mais um exemplo de como o OSB pode ser usado para criar divisões dentro do mesmo espaço. Neste caso, cria privacidade na zona do vaso sanitário, separando-o do resto da casa de banho e permitindo que duas pessoas a usem em simultâneo. 

10. Espaços acolhedores

As paredes revestidas com este material cumprem uma função idêntica às de madeira tradicional, ou seja, criam uma sensação de aconchego, mas com uma textura muito peculiar e um efeito visual agradável.

11. Espaços de armazenamento

A necessidade de ter espaço para armazenar objectos de uso diário e esporádico em casa pode-se resolver facilmente com um contentor de vários cubículos feitos à base de madeira OSB, criando-se assim um elemento que brinda com maior funcionalidade as tarefas quotidianas.

12. Embelezando as escadas

Casa DL: Corredores e halls de entrada  por URBAstudios

Graças à facilidade com que se manuseia este material, pode-se aproveitar para criar soluções práticas e esteticamente agradáveis, a um custo apelativo, como podemos ver neste remate visual que se estende ao longo de dois níveis da casa graças ao uso do OSB.

13. Criando um espaço lúdico em casa

Salas de estar escandinavas por 株式会社エキップ
株式会社エキップ

図書(キッズ)コーナー

株式会社エキップ

Por último, trazemos-lhe a original ideia de criar um muro de escalar dentro de casa, revestimento uma das paredes com painéis OSB a proteger o acabamento em gesso e a pintura do mesmo. Para além disso, cria-se uma nova textura no interior da casa e um local de diversão.

Conhecia este material? Gosta do efeito que empresta aos espaços?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!