Casas escandinavas por Weber Arquitectos

Cinco arrebatadoras casas mexicanas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Viver no campo… Quem não teve já um sonho assim? Natureza, paz e sossego. Enfim um ambiente longe do stress e da agitação das grandes cidade… E se fosse numa casinha de madeira confortável acolhedora e ecológica, o sonho era sublime! Para alguns privilegiados moradores de um pequeno complexo de cinco lindas casas no estado do México esse sonho tornou-se realidade.

Numa grande propriedade, no meio da natureza, os arquitetos do gabinete Weber deram forma a um pequeno e exclusivo complexo que coexiste com a floresta envolvente em perfeita harmonia. Aliás o projeto incluiu um grande cuidado em destruir o mínimo de vegetação possível para a implantação dos edifícios, e em aproveitar ao máximo a bela floresta desta área incrível do país.

Cinco casas de sonho que convivem em estreita convivência sem perder a sua individualidade e coexistem na perfeição com a natureza, integrando-a. Cinco moradias de luxo, com uma construção de consciência ecológica e todo o conforto das casas mas requintadas da atualidade. Não percamos tempo, vamos conhecê-las!

Casa 2 – Fachada de acesso

Casas escandinavas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Fachada de acceso – Casa 2

Weber Arquitectos

Prometemos e cumprimos! É ou não é uma fachada de sonho perfeitamente integrada na natureza?
Nesta imagem vemos a que os arquitetos chamaram de casa 2, mas elas diferem pouco entre para conseguir um conjunto mais coeso e ser visualmente menos impactante para o meio envolvente. Cada casa é composta por volumes comuns a todas, bem interligados: -no primeiro encontra-se a sala de estar e o terraço, no segundo estão os quartos e, no terceiro, encontramos as áreas de serviço. No entanto todas as moradias têm um design único, diferenciado entre si, que se adapta à sua localização dentro da floresta.

Casas 2 e 3 – juntas mas separadas

Casas escandinavas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Fachadas de acceso – Casas 1 y 2

Weber Arquitectos

O desenho de todo o complexo foi pensado para que as casas estejam encostadas umas às outras sem que no entanto comuniquem entre si, de forma a salvaguardar a privacidade dos seus habitantes, mas ao mesmo tempo de modo a que cada uma aproveite da melhor forma a conformação do terreno e as magníficas vistas.

Um jardim compartilhado

Casas escandinavas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Fachada jardín – Casas 1 y 2

Weber Arquitectos

A paisagem envolvente já é um jardim por si mesma, mas as casas têm um cuidado jardim que compartilham duas a duas, bem como ajardinamentos comuns a todo o complexo. Obviamente que com todo o cuidado posto neste projeto e no respeito pelo ambiente a arquitetura paisagística assumiu uma importância particularmente grande na escolha das plantas, dos acessórios e na sua disposição, para que os jardins possam a ser um prolongamento natural da floresta ao redor.

Um pouco de detalhe do pátio da casa 5

Casas escandinavas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Fachada jardín – Casa 5

Weber Arquitectos

Uau! É apenas o que nos apraz dizer quando contemplamos este espaço magnífico.

Uma piscina simples e convidativa, num tom esverdeado que faz lembrar mais um pequeno lago na floresta, é complementada com mobília de exterior simples em madeira para se ajustar tanto à estética exterior das casas como à natureza que lhe está imediatamente adjacente. Um sítio onde nos podemos imaginar a passar longas tardes de lazer…

Acessos espantosos

Casas escandinavas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Facahda de acceso – Casa 5

Weber Arquitectos

Nesta foto podemos ver a escadaria de acesso à casa 5, em tudo semelhante aos acessos das restantes quatro. E que acessos! Neste projeto a madeira ganhou primazia ao betão e isso inclui evidentemente os acessos às moradias. Feitos de troncos de madeira cravados no terreno estes degraus são tão ecológicos que se tornam eles próprios fonte de vida, como podemos ver pelos pequenos cogumelos que os invadiram. Isto é integração na paisagem ao mais alto nível!

Privacidade evidente

Casas escandinavas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Fachada jardín – Casas 2 y 3

Weber Arquitectos

Aqui podemos ver em pormenor como a privacidade foi perfeitamente planeada por estes arquitetos. É noite, as casas estão lado a lado, mas se não quiser ver os vizinhos não precisa, e no entanto a sensação e a segurança de viver em comunidade não são perdidas, estão sempre lá!

Espaços abertos à paisagem

Salas de estar modernas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Sala, comedor y terraza – Casa 5

Weber Arquitectos

Agora passamos a espreitar os interiores, e de imediato ficamos tão presos do seu magnetismo como ficámos dos exteriores.
Aqui podemos apreciar a sala de uma das casas, com uma decoração moderna e confortável, num ambiente em que, sem surpresas, a madeira é o material supremo. Mas o que realmente aprecia de imediato é a estreita ligação destes interiores com os exteriores! A paisagem parece que literalmente entra pela casa dentro pelas extensas áreas envidraçadas. Um espaço com uma iluminação soberba e um ambiente acolhedor e caseiro.

Conforto total!

Salas de estar campestres por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Sala y Terraza – Casa 2

Weber Arquitectos

Estas casas foram feitas para desfrutar na sua totalidade, em igual medida dos exteriores e dos interiores! E é por isso que este acolhedor espaço de lazer, com uma parede de pedra rústica, tem uma lareira dupla que permite apreciar o maravilhoso terraço mesmo nos meses frios de inverno que caracterizam esta região. Um espaço incrível em que as fronteiras se diluem e apenas se mantêm através de uma fina e quase impercetível parede de vidro. Perfeito!

Cada recanto é pensado para ser espantoso!

Corredores e halls de entrada  por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Acceso a volumen de recámaras – Casa 5

Weber Arquitectos

Imagina-se todos os dias a subir para o seu quarto e poder desfrutar desta tela que a natureza pintou para si? Uma parede de vidro no corredor de acesso às escadas… Um privilégio ao alcance de poucos.

Detalhes

Salas multimédia escandinavas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Detalle Sala TV – Casa 5

Weber Arquitectos

Continuando a mostrar os interiores de uma destas casas incríveis, mostramos agora um pequeno recanto onde podemos apreciar detalhes da decoração em tons neutros de terra e natureza. Verde azeitona, castanho, toupeira… Sempre cores que mimetizam a natureza lá fora. E mesmo os candeeiros de parede, com o seu ar moderno, têm um quê de rusticidade por serem feitos de vime!

Um quarto

Quartos escandinavos por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Recámara principal – Casa 5

Weber Arquitectos

Um quarto, pelo menos, tínhamos de mostrar… É um dos nossos compartimentos favoritos! E este quarto, todo revestido de madeira é um sério candidato a figurar na nossa “top list”. Um verdadeiro ninho de conforto em que o calor da madeira é aumentado pelos têxteis nobres, como o veludo, a lã e o linho, e pelo tapete felpudo que cobre parte do chão.

Uma casa de banho sem igual!

Casas de banho escandinavas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Baño principal – Casa tipo

Weber Arquitectos

Para ultimo deixámos a divisão mais fantástica da casa, e já perceberá porquê na última fotografia. Para já gostaríamos de evidenciar a beleza do trabalho em madeira que reveste toda esta casa de banho e as bancadas em microcimento, de toque um pouco rústico, que tão perfeitamente conjugam com ele. Todo o espaço é luminoso e agradável, mas o que realmente nos deixou cheios de inveja foi a imensa quantidade de arrumação que esta casa de banho tem!

Uma casa de banho sem igual!

Casas de banho escandinavas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Baño principal – Casa tipo

Weber Arquitectos

E quando nos faltam adjetivos, eis que surge esta zona da casa de banho, a área sanitária. É toda revestida de mármore e tem um chuveiro, mas só vai prestar atenção a esses pormenores depois de ultrapassar o choque do teto em vidro! Uma casa de banho como raramente temos visto por aqui!

Este artigo acaba aqui com muita pena nossa. Mas se lhe apetece continuar a ver grandes projetos de casas no meio da natureza leia também o artigo ’8 vivendas magníficas no meio da natureza’!

Esta casa de banho era um sonho para si? Ou é demasiada natureza para uma casa de banho?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!