Salas de estar modernas por Estudio Alvarez Angiono

Uma sala de estar perfeita não tem nenhum destes erros

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma sala de estar perfeita é aquela que se ajusta ao seu estilo de vida, aos seus costumes, à sua personalidade e às suas preferências. Contudo, a liberdade decorativa tem limites. Se pretende criar espaços confortáveis e funcionais que o representem a si e que recebam bem a sua família e amigos deve ter alguns aspectos em consideração. Caso para dizer que, aqui na homify, os gostos se discutem.

Neste livro de ideias, dizemos-lhe o que não fazer em vez do que – como de costume – fazer. No entanto, para ilustrar as nossas dicas, escolhemos fotografias de projectos que consideramos bons. 

Curioso? Venha vê-los. 

Erro #1: Desastre de cores

Parece fácil, mas não é. Escolher uma boa paleta de cores implica bom gosto e sensibilidade estética. No entanto, também pode recorrer à ajuda de um profissional que lhe oferecerá sempre novas perspectivas e ideias. Esta é a forma mais segura para evitar um desastre cromático. Se o piso da sua sala tiver uma presença forte, como o da imagem acima, e ainda tiver uma parede expressiva como a pedra, opte por tons neutros como o branco ou o bege. Depois, pense num tom vivo que empreste cor ao ambiente. Foque-se nessa cor e use-a para os detalhes. 

Erro #2: Má circulação

Atenção: é frequente entusiasmarmo-nos a comprar móveis e, quando damos por nós, já não temos espaço suficiente para circular. O ideal é fazer um esboço através do qual possa planear o local adequado para cada peça e, só depois, começar a comprar e a decorar. Na imagem acima, vemos uma sala de estar perfeitamente distribuída. 

Erro #3: a televisão mal colocada

Se vai pôr uma televisão na sala de estar, coloque-a em frente ao sofá. Não a ponha muito para cima, nem muito para baixo. Não a empurre para a esquerda ou para a direita. Quando estiver a ver televisão deve olhar em frente com uma postura adequada e com todo o conforto. A sala de cima exemplifica como se deve integrar a televisão no espaço. O desenho de quatro lados, numa sala, é infalível. 

Erro #4. Excessos decorativos

Salas de estar minimalistas por Pop Arq

Se tem gostos eclécticos, um truque que não falha é apostar em paredes e tectos brancos. Com uma base sólida, pode ser mais criativo sem perder o bom gosto. Não deixe de apostar na cor, mas evite que o resultado se torne excessivo, no sentido de ter demasiada informação e, assim, provocar ruído visual. Se há uma variedade de estilos e cores no mobiliário, não sobrecarregue as paredes. Deixe, pelo menos, uma livre.

Erro #5: Falta de iluminação

Salas de estar minimalistas por jose m zamora ARQ
jose m zamora ARQ

Doble altura.

jose m zamora ARQ

A sala de estar é vista como um local de descanso, de prazer e de relaxamento. Estaremos, por isso, de acordo que as luzes ténues criam um clima favorável. Embora estejamos habituados a luzes de tecto que iluminam o ambiente por completo e com intensidade, também devemos considerar as luzes indirectas cuja intensidade possa ser controlada através de um comando. Isto permiti-lo-á gerar efeitos distintos mediante as actividades a ter lugar no espaço. Não deixe, ainda, de ter velas em casa. São as melhores aliadas para criar ambiente.

Erro #6: Móveis grandes e/ou móveis incómodos

Como dizíamos inicialmente, cada um sabe que tipo de sala de estar se ajusta melhor ao respectivo estilo de vida. De todos os modos, deve pensar em móveis que sejam confortáveis e funcionais. Evite móveis que não tenham uma função definida ou que não o façam feliz. O importante é que a sala lhe proporcione conforto, seja qual for o seu estilo. 

Consegue lembrar-se de mais erros a evitar? Deixe-nos a saber! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!