Terraços  por Lodo Barana Arquitetura e Interiores

Como criar um bonito pátio num espaço pequeno

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos nove pátios muito diferentes com propostas de decoração pensadas especialmente para cada um.

É uma sorte poder contar com um espaço exterior em casa. Mesmo que seja pequena, é sempre uma área onde se pode ter plantas, de um espaço para nos sentarmos a desfrutar do sol ou de uma noite agradável ou para fazer refeições ao ar livre. 

Inspire-se nos projectos que lhe vamos aproveitar para transformar o seu pátio. Por vezes, alterar um pequeno detalhe faz toda a diferença.

Acompanhe-nos.

Bancos de madeira

Os bancos de ferro ou de madeira no jardim fazem-nos sentir como se tivéssemos uma praça em casa. Este recanto, com muitas plantas e flores, é o local perfeito para os proprietários se alhearem do dia-a-dia agitado com um bom livro e um copo de limonada ou uma chávena de chá no Inverno. 

Vime ao ar livre

O vime, tão popular em tempos idos para mobilar e decorar pátios e jardins, caiu, lamentavelmente, em desuso. Contudo, é um material muito adequado para o contexto de exterior, como nos provam estas cadeiras suspensas. Se procura oferecer ao seu pátio um ar fresco e tropical, não deixe de considerar o vime. Complemente-o com almofadas confortáveis.

Pátios estreitos

A forma do pátio não deve impedir-nos de o transformar num espaço muito atractivo. Temos, simplesmente, que optar por móveis mais pequenos estreitos e aproveitar a verticalidade das paredes para não interromper a circulação. As plantas em vasos mais pequenos completam o conjunto. 

Revestimentos com texturas diferentes

Este pátio reúne muitas texturas diferentes. O piso divide-se entre a pedra e a madeira e a parede entre a alvenaria e a pedra. As plantas, pousadas no chão ou suspensas, contornam todo o perímetro, tornando o ambiente mais acolhedor.

Branco imaculado

Apartment in Belém: Terraços  por Lagom studio
Lagom studio

Apartment in Belém

Lagom studio

Este pátio exsuda uma estética mediterrânica, graças à sua paleta cromática impoluta. O branco amplia-o e oferece-lhe luminosidade. Aproveitou-se a esquina para colocar uma cama de rede suspensa, ideal para uma sesta ao som do vento a bater nas copas das árvores.

Vasos altos

Estes vasos são o ponto focal do pátio de inspiração tropical. São usados não para armazenar plantas, mas sim como fontes de água. Uma ideia muito original e fácil de executar.

Área de refeições ao ar livre

Esta pequena galeria abrigada pela varanda é deliciosa para se fazer uma refeição ao ar livre, apreciando-se a beleza do jardim bem cuidado. É importante escolher uma mesa que não seja demasiado grande para espaços limitados como este.

Pátios interiores

Os pátios interiores podem ser tão apelativos quanto os seus pares ao ar livre. Neste caso, criou-se uma parede muito interessante que faz uso de plantas e revestimentos variados.

Não deixar de lado a iluminação

iluminação é importante no interior e no exterior. Neste pátio, o projecto de iluminação fez-se por níveis, tendo-se começado por luzes embutidas nos bancos de betão e, depois, por candeeiros suspensos no tecto e na parede.

De qual destes pequenos pátios mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!