Casas pré-fabricadas  por Kuloğlu Orman Ürünleri

10 casas pequenas: o refúgio perfeito!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Muitas pessoas procuram casas isoladas com um carácter íntimo e acolhedor para onde se possam retirar durante o fim-de-semana ou nas férias. Estas casas são, geralmente, pequenas, de construção pouco dispendiosa e de fácil manutenção. 

O conceito de casa pequena varia, como é natural, de pessoa para pessoa, consoante as circunstâncias de cada um. Se, para uns, 100 metros quadrados é uma área generosa, para outros é pouco. Uma família de três não tem as mesmas necessidades do que uma família de cinco. 

Todavia, escolhemos, para este livro de ideias, dez casas que nos parecem o refúgio perfeito. Sobressaem, quase todas, pelo uso que fazem da madeira, pela natureza acolhedora e pela beleza do entorno. 

Venha vê-las e escolha a sua preferida.

1. Assimétrica

Casas modernas por woodsun

A primeira casa evidencia-se pelo seu telhado de duas águas assimétrico. Curto de um lado, mas vertiginoso do outro, esta opção arquitectónica cria impacto no todo que é a fachada. Para interromper a frieza do branco e do cinza, foram usadas ripas de madeira na horizontal que revestem a área da entrada e a varanda. 

2. O típico chalé

Quando imaginamos um chalé de madeira no meio da natureza, esta é, possivelmente, a imagem que nos passa logo pela cabeça: a de uma casa construída em madeira com formas simples e um telhado de duas águas. A madeira é, sem dúvida, uma boa escolha, pois para além de oferecer calor e aconchego, é intemporalmente bela e muito resistente. 

3. Com um belo alpendre

Passamos para o nosso terceiro projecto. Trata-se de uma casa térrea com paredes em terracota texturas, telhado cerâmico e um belo alpendre apoiado sobre troncos de madeira. Mais orgânico e rústico do que isto é impossível.

4. Casa recuperada

Nem sempre é necessário construir uma casa a partir do zero para se ter aquele local feliz do qual se pode usufruir na companhia da família. Também existe a opção de renovar uma antiga propriedade e adaptá-la às necessidades de um estilo de vida contemporâneo. É precisamente isto que nos demonstra a charmosa casa da fotografia que foi totalmente renovado, oferecendo aos seus proprietários todas as comodidades possíveis, sem se perder a traça tradicional do exterior.

5. Ecológica e moderna

A nossa quinta moradia é dominada por linhas minimalistas e pela sensação de tranquilidade transmitida pela área circundante. A casa abre-se totalmente para o exterior e possui atmosferas espaçosas em permanente diálogo com a natureza. Graças à energia solar, a casa produz a sua própria electricidade, sendo económica e amiga do ambiente.

6. Casa de praia

O que tem esta casa de tão especial? A cor, claro está! É impossível não sorrir ao olhar para esta fachada tão vibrante. Para além disso, é próxima da praia, o que é sempre uma mais-valia numa casa de férias. Este projecto chega-nos directamente do Brasil e denota, realmente, a essência do país. 

7. Minimalista

Casas modernas por 4plus5
4plus5

Modernisierung Bungalow

4plus5

Uma casa numa área rural, não tem, necessariamente, que ser uma casa rústica em madeira. Pelo contrário. A nova geração de bungalows chega-nos com materiais de construção de vanguarda e uma arquitectura moderna que privilegia estruturas elegantes, refinadas e duradouras. 

8. Uma estrutura moderna com linhas tradicionais

Casas modernas por Pracownia Projektowa ARCHIPELAG
Pracownia Projektowa ARCHIPELAG

PROJEKT DOMU Ralf G1 – nowoczesny i energooszczędny dom do 100 m²

Pracownia Projektowa ARCHIPELAG

O formato é tradicional, mas os materiais não podiam ser mais modernos. Este projecto, também de uma casa ecológica, deslumbra-nos com as suas linhas rectas e puras e com o espaço exterior completo e bem distribuído.

9. Inspiração asiática com detalhes rústicos

A nossa penúltima moradia tem uma estrutura pouco usual. Pouco usual é também a cor escolhida: antracite. Porém, o edifício integra-se por completo na paisagem e possui uma varanda, no segundo piso, que se debruça sobre o entorno, oferecendo vistas privilegiadas e um local de lazer convidativo.

10. No topo da montanha

Casas rústicas por Cabana Arquitetos
Cabana Arquitetos

Fachada Noroeste

Cabana Arquitetos

A casa de madeira, que parece tão simples, foi construída segundo um intrincado sistema conhecido como woodframe. A cobertura é composta por telhas metálicas brancas em poliuretano, um material conhecido pela sua excelente capacidade de isolamento térmico. O telhado tem duas águas, mas cai para dentro, possibilitando, assim, que se recolha e use a água da chuva.

Se pudesse escolher uma destas casas, qual escolheria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!