Cozinhas minimalistas por 로이하우스

Uma casa ecológica muito confortável

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

É cada vez mais comum as pessoas procurarem casas ecológicas que tenham mínimo impacto ambiental e orçamental. Estas casas são altamente eficientes no uso energético pelo que se gasta muito menos dinheiro a pagar contas no final do mês. É certo que, para que isso aconteça, se tem que fazer um investimento inicial – como para instalar painéis solares, por exemplo -, mas o que as pessoas desconhecem é que rapidamente reavêem esse dinheiro. 

Hoje, vamos conhecer uma casa passiva. O conceito de casa passiva surgiu na Alemanha, no fim da década de 1980. Contudo, só hoje se pode dizer que tem vindo a ganhar expressividade. As casas passivas ou, em alemão, ’PassivHaus’ são casas muito bem isoladas e com níveis elevados de selagem térmica, concebidas, especialmente, para diminuir as perdas ou os ganhos de calor para níveis deveras reduzidos. Estamos, então, a falar de edifícios super-eficientes e super-blindados. 

Vamos conhecer o projecto.

Exterior

A casa passiva que vê na imagem utiliza engenharia de ponta e produtos patenteados, tais como painéis solares fotovoltaicos. Como foi construída com um método que integrou os sistemas de isolamento na construção das paredes, os custos de construção mantiveram-se baixos. Por fora, é uma casa perfeitamente normal. Bonita, sim. Mas, nunca imaginaríamos a tecnologia de que faz uso. A fachada é branca e moderna e as janelas abrem-na para o exterior. Contudo, as janelas são super-eficientes. 

Vamos vê-la por dentro.

Sala

Começamos pela sala. A sala tem janelas do chão ao tecto que a ligam ao terraço. A utilização de sistemas passivos como janelas de alto isolamento, portas de 88 mm e um sistema de ventilação de recuperação de calor faz com que este seja um ambiente de alto desempenho. A iluminação é indirecta e subtil, excepto no centro da sala, sobre a mesa. 

A decoração reduz-se ao mínimo, apanágio do estilo asiático. 

Cozinha e sala de jantar

Integrada com a sala está a cozinha e a sala de jantar. A casa passiva põe o Homem em contacto com a natureza, pelo que a escolha de materiais ecológicos é preponderante. A madeira foi o material escolhido, compondo um ambiente quente e estável. Não há nenhum desconforto em termos de circulação, pois esta área organizada numa lógica de plano aberto está bem distribuída. 

Casa de banho

A casa de banho tem um tamanho generoso. Nesta divisão, foram integrados sistemas de controlo da humidade e que contribuem para a poupança energética. Em termos decorativos, tem como principal destaque o ladrilho a revestir as paredes e o espelho a criar uma maior sensação de amplitude. As cores são sóbrias e modernas.

Escada

A casa tem dois pisos. Mostramos-lhe, na imagem, a escada que liga ambos. Os vãos de escada são, não raras as vezes, escuros e desinteressantes. Não é o caso deste que, através da madeira, oferece uma sensação calorosa e aconchegada. Para além disso, tem uma janela rasgada na horizontal para deixar entrar luz natural tanto quanto possível. Como vê, uma casa bem isolada não é uma casa com poucas janelas. Tem tudo a ver com a qualidade dos materiais e com as novas tecnologias.  

Quarto

As pessoas passam muito tempo na sala de estar, pelo que esta é uma peça fundamental no interior. Nesta casa, a sala de estar vira-se para sul para se tirar o máximo proveito da luz do sol. Numa casa normal, isto podia ser uma desvantagem, pois o ambiente sobreaqueceria. Nas casas passivas, devido ao isolamento, isto não acontece, pelo que a temperatura ambiente é sempre estável a agradável. Conforto térmico ao máximo. 

Terraço no segundo andar

O segundo andar tem um terraço generoso que se evidencia pelo seu design limpo e moderno e pela balaustrada de vidro. Mais uma vez, a madeira vem trazer uma sensação de aconchego.

Corredor

No corredor, encontra-se uma descrição detalhada da casa passiva. Numa casa como esta, com excelente isolamento térmico, pode-se passar o Inverno com equipamentos de aquecimento mínimos. Se ficou curioso, entre directamente em contacto com os construtores responsáveis por este projecto.

Ficou curioso sobre o assunto? Coloque-nos as suas questões!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!