Do luxo à elegância dos terraços em madeira

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Hoje na homify falamos de terraços, desenhados a partir de um material tradicional, que nos proporciona uma infinidade de soluções: a madeira. Este é o espaço de eleição para os finais de tarde em nossa casa, durante os dias quentes de Verão, ou para fazermos os nossos eventos privados durante o Inverno, quando o Sol espreita por entre as nuvens. Para quem vive no meio da cidade, um terraço poderá ser uma grande vantagem durante o dia-a-dia, acrescentam uma outra qualidade de vida. No entanto, existem diferentes tipos de terraço, com estilos e decorações personalizadas a cada habitação, e que nos fazem viver com mais tranquilidade. 

Depois, existe o material que hoje destacamos.  A madeira é não só importante para revestimentos exteriores, tal como é essencial para o conforto que proporciona, durabilidade e resistência ao desgaste do tempo. Os nossos profissionais apresentam-nos alguns modelos que nos inspiram e que nos trazem infinitas possibilidades para o uso deste material. A madeira, não é apenas uma opção esteticamente bonita, mas também muito quente. 

Perante isto, hoje vamos fazer com que sinta o prazer de desfrutar do terraço em madeira, com as cinco propostas elegantes que certamente servirão de inspiração.

Usando a cobertura

Destacamos esta proposta de marca portuguesa - J. A. Lopes da Costa –  para quem procura luxo e elegância num terraço. Nesta proposta, o arquitecto desenha um espaço exterior convidativo e sedutor, onde a melhor opção passa por usar a cobertura da habitação, para criar uma área de lazer e relaxamento. Um espaço pessoal e único, com um acesso exclusivo e onde se pode usufruir das vistas para a ria de Ovar. Posteriormente, um jacuzzi foi desenhado para servir os seus habitantes.

No topo da cidade

O progresso da tecnologia e da ciência em busca do bem-estar e do conforto para o habitante, torna-se possível através de soluções inovadoras resultantes da investigação e criatividade humana. Os terraços, que por um lado destacam-se pelo estilo único,  são uma fonte de rentabilização e viabilização dos edifícios pertencentes às entidades privadas (hotel, bar, discoteca, entre outros). Observando a imagem em questão, projecto para uma penthouse do atelier WE-ARE,  transmite-nos uma beleza deste espaço encontra-se entre os pormenores: os materiais e a iluminação sugerem uma leveza do conjunto, um equilíbrio estético ao nível do uso das cores.  Uma marca da sociedade contemporânea, um ponto de encontro único para as habitantes da cidade. Inspire-se no nosso artigo sobre mobiliário de estilo minimalista e descubra novas ideias para o seu próprio terraço!

Viajando ou de férias

O Inverno poderá ser complicado para uns, mas de certeza que também representa um período de férias para os nossos leitores que vivem no outro lado do globo e que viajam pelas costas e praias. Esta imagem do terraço em madeira com vista para o mar  (projecto do arquitecto Octávio Mestre) será  certamente um dos espaços onde desejará passar o seu final de dia. O terraço, caracterizado pela sua localização e o seu estilo exótico, destaca-se pela simplicidade na interpretação da natureza local com a arquitectura. É assim, um tipo de terraço que vive dessa natureza pitoresca e que transforma cada período do dia, num momento único para si.

Geometrias exclusivas

Em contraste com as formas rectilíneas tão vigentes no desenho de terraços em madeira, este projecto vem contrariar as tendências e criar um tipo de terraço diferente e exclusivo. As linhas curvas neste terraço, situado no topo do edifício, traz consigo um pavimento preenchido com pedra, e uma plataforma construída com madeira, em forma circular. Para além destas características visíveis, destacamos o uso de uma iluminação artificial, colocada estrategicamente por baixo da plataforma, dando uma nova expressão ao lugar, tornando-o mais íntimo.  Aqui é usado um tipo de madeira característico de zonas mais húmidas: o deck.

Iluminação no terraço

Uma solução muito urbana, aqui complementada com uma lareira, muitas flores, velas e um elegante vaso iluminado, que traz um ambiente aconchegante e cria uma atmosfera especial. O piso em deck, resistente as condições climáticas é absolutamente necessário para terraços exteriores. No chão ou na fachada, a iluminação deste espaço é também muito importante e cria todo um cenário íntimo para os habitantes. Desfrute dos terraços em madeira e das suas qualidades, quando o sol se põe, para criar atmosferas diferentes: um cenário dramático ou uma luz indirecta misteriosa. As flores coloridas transmitem felicidade e o vaso com luz será uma excelente opção para obter luz indirecta no exterior. 

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe o seu comentário na secção em baixo!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!